Conexões que Transformam: Universidade Inicia 21ª Semana de Iniciação Científica e Tecnológica

Tema reforça a importância da pesquisa e da inovação para o desenvolvimento social

08.10.202517h18 Bruno Carvalho

Compartilhe nas Redes Sociais

Conexões que Transformam: Universidade Inicia 21ª Semana de Iniciação Científica e Tecnológica

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) deu início, no dia 7 de outubro, à 21ª Semana de Iniciação Científica e Tecnológica, realizada no Auditório Ruy Barbosa. Com o tema Conexões que Transformam, o evento propõe reflexões sobre o poder das interações entre pessoas, áreas do conhecimento e tecnologias para gerar impacto positivo na sociedade.

Na cerimônia de abertura, o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, reforçou o papel transformador da iniciação científica na trajetória acadêmica dos estudantes. “Sabemos que aqui há muitas histórias e projetos distintos, mas todos eles têm algo em comum, a alegria dos nossos professores em conduzir pesquisas, descobrir talentos e acompanhar o crescimento de vocês”, afirmou. Para ele, a Semana representa um marco importante. “Esperamos que, a partir das experiências vividas nesta jornada, vocês possam ser produtivos, seja no campo acadêmico, seja no desenvolvimento de produtos, serviços ou processos que possam representar novas oportunidades para suas vidas.” 

A professora Alessandra Seabra, coordenadora de Fomento à Pesquisa, destacou que a Semana celebra “a curiosidade dos alunos e dos professores, o pensamento crítico e o compromisso com a produção de conhecimento científico”. Ela ressaltou que a iniciativa reafirma o papel do Mackenzie na formação integral de seus estudantes e que o tema deste ano traduz o propósito da Universidade. “Acreditamos que é por meio das conexões entre pessoas, saberes, áreas do conhecimento, entre a Universidade e a sociedade que a ciência cumpre o seu papel transformador.”

O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), por meio de parceria entre a Coordenadoria de Inovação e Tecnologias (CIT) e a Coordenadoria de Fomento à Pesquisa (CFP). A professora Veridiana Pereira, coordenadora da CIT, reforçou a importância da integração entre essas áreas e agradeceu à equipe envolvida na organização. Segundo ela, a Semana promove o diálogo entre o meio acadêmico e o ecossistema de inovação. “Normalmente, quando falamos em IA e IoT, tendemos a associar essas tecnologias a áreas específicas, mas o Murilo vai nos mostrar como elas podem ser aplicadas em diversos contextos”, disse, ao apresentar o palestrante convidado. “A participação dele simboliza o verdadeiro espírito de conexão que orienta este evento.”

A professora Maria Cristina Triguero, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação destacou o investimento contínuo da Universidade na área de pesquisa e inovação. “O Mackenzie é, hoje, uma das universidades que mais investem em pesquisa, tanto no estado de São Paulo quanto em todo o país”, afirmou. Segundo ela, entre 50 e 60 milhões de reais são aplicados anualmente em projetos desenvolvidos por professores e alunos, com apoio de agências de fomento nacionais e internacionais. “Temos diversos projetos financiados por instituições externas ao país, e muitos dos nossos alunos de iniciação científica estão diretamente ligados a esses projetos”, completou.

O palestrante Murilo Silva, sócio-fundador e diretor de soluções da FUSE IoT, trouxe uma visão prática sobre como as novas tecnologias vêm redefinindo o mundo. “Internet das Coisas já é coisa do passado. Se é a primeira vez que você está ouvindo esse termo, já entrou para a história”, provocou o especialista, ao introduzir o conceito de AIoT (Artificial Intelligence of Things), a integração entre inteligência artificial e internet das coisas. “A partir do momento em que você integra a inteligência artificial ao conceito de Internet das Coisas, você une duas grandes ferramentas e isso potencializa enormemente tudo o que a gente precisa fazer, na indústria, na escola, na faculdade, no teatro, na televisão, no hospital, no aeroporto, em qualquer lugar”, explicou.

A solenidade também contou com a participação do professor Paulo Sergio Boggio, docente da UPM. Com uma programação que inclui palestras, apresentações de projetos e painéis de empresas parceiras, a Semana de Iniciação Científica e Tecnológica segue até o fim da semana, reafirmando o compromisso do Mackenzie com a inovação, a formação científica e o desenvolvimento de talentos.