Atualidades

Como fazer da carreira dos seus sonhos uma realidade

Recepção aos alunos ingressantes de especialização da Universidade traz palestra sobre planejamento profissional

19.02.202112h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Como fazer da carreira dos seus sonhos uma realidade

“Busque a felicidade, não abra mão de seus valores, defina o que é sucesso para você e não terceirize o planejamento de sua carreira”. Estes são os princípios para uma jornada profissional de sucesso segundo Fernando Mantovani, diretor Geral da Robert Half, que foi o palestrante da Recepção aos alunos ingressantes da Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) do primeiro semestre de 2021. O evento ocorreu na noite de 18 de fevereiro, no campus Higienópolis do Mackenzie, e foi transmitido também ao vivo, reunindo alunos da especialização presencial e EaD.

Citando Eistein, Mantovani lembra que loucura é agir sempre da mesma forma e esperar resultados diferentes. “As pessoas que estão entrando na especialização estão justamente fazendo o oposto, buscando aperfeiçoamento. Esse posicionamento não tem preço, é para se levar para vida: buscar o conhecimento de maneira genuína. Não é uma questão de ‘papel na parede’, mas de aprendizado, experiência e crescimento”, parabeniza ele.

O palestrante pontua que a busca pela felicidade deve nortear sua carreira e sua vida, e que os aspectos profissionais e pessoais devem andar lado a lado. “Tenha valores e busque instituições que estejam de acordo com eles. Acima de tudo, entenda que é você quem define o que é sucesso na sua vida. Avalie até onde quer chegar e estabeleça sua estratégia, não se baseie em conceitos padronizados pela sociedade”, destaca.

Mantovani nos lembra de que tudo o que fazemos na vida exige planejamento: desde verificar quais objetos você precisa carregar consigo ao sair de casa, até horários nos quais praticar suas atividades diárias. “Planejamos-nos para pequenas coisas da vida, mas carreira, que dura 50 anos, ninguém se planeja? É preciso ter norte para não se afastar daquilo que você busca”, enfatiza.

Ele conta que planejamento de carreira não é uma ciência exata, é algo próximo a uma ciência social, mas com certeza uma arte.

“É um processo que passa pela descoberta de saber o que você deseja para si mesmo. Envolve o lado pessoal e profissional. É uma escolha inteira. Deve-se avaliar o que você quer e, a seguir, verificar como você fará para alcançar, respeitando seus valores e princípios. Sem dúvida, é preciso sair do conforto. Suas ações vão definir seu caminho”, assinala.

O especialista sublinha que deve haver cuidado com a “terceirização da carreira”. Ele diz que não se deve confundir o “plano de carreira de uma empresa” com o seu próprio. “O planejamento tem de ser da pessoa, a empresa pode propiciar caminhos de carreira, mas o plano é seu, é você que faz”.

Mantovani utiliza a metáfora de uma escada para a carreira. “Ela tem o comprimento, formato e tamanho que você quiser, inclusive largura dos degraus. O último degrau da escada é você quem define. A escada pode mudar ao longo do tempo, mas é preciso ter uma ideia do que se quer de início para ter sucesso”, arremata.

Preparo e esforço

Dentre as diversas formas possíveis de se construir sua jornada profissional, o especialista dá algumas dicas que vão colaborar muito neste caminho: pense no cargo no qual você quer terminar e desenhe os degraus de trás para frente, pesquise trajetórias e as pessoas que seguiram caminhos semelhantes.

“Pense nas capacitações, características comportamentais, idiomas, engajamento, proatividade, comprometimento, etc. Reflita sobre as coisas que não estão escritas nos livros, as experiências que não estão anotadas. O quanto você está disposto a se desenvolver é de dentro para fora, o quanto está curioso a aprender. Acesso a conhecimento não falta, atualmente, o que muda é a capacidade de lidar com a informação e como você se relaciona com as pessoas. E leve em conta o fator tempo. Há experiências que só a vivência proporciona”, define.

Ele afirma ainda que, se as mudanças de degrau ‘demorarem’ demais ou se houver alterações no caminho, o melhor a fazer é revisitar seu planejamento. “Identifique o que se transformou, compare o que o mercado exige e o que você oferece. Ainda falta gente qualificada, se você souber identificar o que o mercado precisa, e se preparar, não faltará vaga”, confirma ele.

Como eu procuro emprego?

Faça um currículo assertivo, sem erros, ele é sua carta de apresentação; tenha bons relacionamentos e os cultive sempre, não acione pessoas só quando precisar delas, troque mensagens, conhecimento, experiências.

“Normalmente, quem te indica a vagas são pessoas que estavam trabalhando ao seu lado, que conhecem seu trabalho e seu perfil. Sua competência, capacidade e relacionamento são os fatores que contam”, diz.

Para Mantovani, as habilidades sociais são o grande diferencial das pessoas. Preparo técnico é necessário, mas muitas vezes a preferência é comportamental. “Aprenda a ouvir. As pessoas tendem a ‘esperar para falar apenas’, o que é diferente de realmente ouvir. Trate-as como elas gostariam de ser tratadas e não como você quer ser tratado. As pessoas são diferentes e reconhecer isso é fundamental para ter sucesso na carreira”.

O diretor da Robert Half crava: seja ponderado, saia do seu conforto, busque por mentores, escute as pessoas, leia, informe-se.

“Construa sua opinião e siga seu caminho, não deixe as pessoas decidirem por você. Em vez de ficar em redes sociais, leia dez páginas de um livro por dia. Existem mil caminhos para buscar conhecimento e a decisão de ir atrás ou não é sua, a responsabilidade também”.

Por fim, Mantovani lembra os ingressantes de que existirão dias difíceis em que as coisas não vão acontecer exatamente como queremos, “mas eles são necessários, e sem eles a vida passa rápido demais! Aproveitem e aprendam a apreciar cada momento”.

Dedicação e acolhimento aos alunos

O evento foi promovido pela Coordenadoria de Educação Continuada (CEC), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG) da UPM, e contou com a presença do pró-reitor da PRPG, professor Felipe Chiarello, que representou também o reitor da Universidade, professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos.

Chiarello deu as boas-vindas aos ingressantes e disse que, agora, todos são mackenzistas. “Essa paixão pelo Mackenzie é um sentimento de pertencimento muito forte, de orgulho. Não existe ex-mackenzista. Uma vez mackenzista, para sempre mackenzista. Aproveitem da melhor forma toda a atuação de nossa equipe responsável pelo Lato Sensu, que trabalha muito para oferecer a melhor qualidade dos cursos e preparar vocês para o mercado e para vida”, adiciona ele.

O reverendo José Carlos Piacente Jr., que esteve também representando o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, foi responsável pelo momento devocional da noite, acrescentando, “bem-vindos ao Mackenzie, lugar de mudar perspectivas, construir e inovar pensamentos”.

Integração mackenzista

O professor Lourenço de Miranda Freire Neto, coordenador da CEC, comenta que o evento de Recepção de novos alunos da pós-graduação Lato Sensu visa a inserir esse aluno ingressante na realidade da UPM, no ser mackenzista.

“É para que se sinta acolhido e, para isso, convidamos o professor Fernando Mantovani para falar sobre planejamento de carreira. A gente entende que o aluno da pós procura exatamente o desenvolvimento profissional, com foco no mercado de trabalho, em sua carreira. Assim, ao buscar os nossos cursos, ele está interessado em um crescimento, razão pela qual a fala de Mantovani, que é um grande expert mundial na área, agrega muito a essa aula inaugural”, diz Freire Neto.

Dentro desse contexto, o planejamento de carreira dialoga com a importância de se investir na educação continuada, ou seja, ao se planejar a carreira, suas progressões, ascensão profissional, é preciso adquirir novos conhecimentos, novas visões que o mercado de trabalho necessita e exige do profissional. “Esta é a importância e a relação clara e direta entre educação continuada, planejamento de carreira e os cursos que nossos alunos estão ingressando”, avalia o coordenador.

Para ele, essa é a dinâmica que traz sucesso ao evento, “que é de grande utilidade aos nossos alunos e demais pessoas que poderão acompanhar a palestra gravada também pelo canal da TV Mackenzie no YouTube”, finaliza o professor.

Confira abaixo o evento disponível: