Universidade

Abertura da Semana da Pedagogia comemora 51 anos do curso

Múltiplas leituras foi o tema principal do evento

10.10.202317h48 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Abertura da Semana da Pedagogia comemora 51 anos do curso

A abertura da 32ª Semana da Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi realizada na última segunda-feira, 09 de outubro, no auditório Benedicto Garcez, campus Higienópolis. O evento, dividido em três momentos e com o tema Múltiplas Leituras, marcou as comemorações dos 51 anos do curso de Pedagogia. 

O primeiro momento foi a intervenção artística coletiva “O que se lê”, com apresentações teatrais, musicais e de dança, idealizado pela professora Miriam Celeste Ferreira Dias. Após as falas institucionais, ocorreu o lançamento do livro Ambiências Educadoras: Objetos Propositores em Ação, também organizado pela professora Miriam Celeste. 

A conferência de abertura foi ministrada pela historiadora e doutora em educação, Maria Alice Proença, que realizou um debate sobre o ato de ler e a responsabilidade do docente no processo. A mediação foi feita pela professora do programa de pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura e fundadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares do Currículo (GEICS), Marili Viera. 

Celebração aos 51 anos 

O diretor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), Lamartine Gaspar de Oliveira, participou remotamente do evento e celebrou mais uma edição da Semana da Pedagogia. “São 51 anos de muita educação, servindo à sociedade e formando professores para que o nosso mundo seja melhor”, disse. 

A professora e coordenadora do curso, Sheila Carla de Souza, expressou sua gratidão a todos os professores que representam o curso atualmente e aos professores que já lecionaram e deixaram sua marca. Ela também destacou que os alunos dão sentido ao ofício da docência nos 51 anos de Pedagogia no Mackenzie.

“A importância da educação se constitui na possibilidade de idealizar, percorrer novas trilhas, transformar a si e ao outro, começar e recomeçar, retroceder e avançar. Contribuir com esse processo de promoção da vida intelectual, social e acadêmica dos indivíduos é, sem dúvida, o maior de todos os privilégios que a educação nos permite”, disse a coordenadora. 

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida, esteve presente no evento representando o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.