Compartilhe nas Redes Sociais

Atividades Acadêmicas

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória para a conclusão do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).  É um trabalho acadêmico com supervisão docente, que articula a pesquisa teórica e as atividades práticas executadas ao longo da formação do aluno. Sua avaliação é pública por meio de apresentação oral à banca avaliadora. O desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso permite o desenvolvimento de habilidades voltadas para investigação de natureza científica ou pedagógica contribuindo para formação acadêmica e profissional diferenciada.

O Estágio Curricular no Curso de Fisioterapia tem como objetivo proporcionar a vivência prática nos diferentes níveis de atenção à saúde e áreas da fisioterapia. O estágio curricular ocorre nos dois últimos semestres do curso em caráter obrigatório com supervisão docente direta. Os alunos desenvolverão suas atividades na Clínica Escola da Universidade e em Instituições Conveniadas. Durante o estágio os estudantes serão estimulados a integrar e aplicar os conceitos teóricos em ambiente prático; aprimorar habilidades e competências necessárias para o exercício profissional adequado, desenvolver atitudes de respeito e valorização do paciente sob seus cuidados em ambiente multi e interdisciplinar.

As Atividades Complementares têm por objetivo ampliar e enriquecer a formação profissional, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e aquisição de experiências não contempladas pelas disciplinas curriculares. Regimentalmente os alunos deverão desenvolver as atividades complementares totalizando 200 horas, contemplando pelo menos 1 hora em cada modalidade: Ensino, Pesquisa e Extensão.

A Extensão no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas está pautada por atividades integradas com o Ensino e a Pesquisa nos campi universitários (Higienópolis, Alphaville e Campinas) e articuladas com a Faculdade Mackenzie-Rio,  em ações transformadoras por meio de Programas, Projetos, Cursos, Eventos e Prestação de Serviços, entrelaçando os segmentos da universidade a fim de ampliar o alcance do saber construído ou adquirido na academia à formação integral do aluno e o exercício da responsabilidade social do Ensino Superior no atendimento das demandas da Comunidade Externa.

A pesquisa dentro do curso de Fisioterapia da Universidade Presbiteriana Mackenzie é incentivada e apoiada através de diferentes meios, desde a concessão de bolsas, aquisição de equipamentos e intercâmbio institucional interno e externo. O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC Mackenzie) se destina a complementar o ensino de graduação, oferecendo aos nossos estudantes a oportunidade de desvendarem como se processa a geração do saber e como o conhecimento científico é adquirido. Esses objetivos são alcançados pela participação do aluno nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa, sob a orientação do professor orientador e pesquisador.