Direito

Faculdade de Direito Campus Higienópolis

Compartilhe nas Redes Sociais

Atividades Acadêmicas

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade obrigatória de conclusão do curso na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É um processo de dois semestres durante o qual os estudantes são estimulados a pesquisar desenvolvimento e escrever uma dissertação acadêmica ou artigo, expressando o conhecimento adquirido ao longo do curso de cinco anos. Os alunos têm um professor orientador e são avaliados com base no trabalho escrito e também com base em seu desempenho em uma apresentação oral para uma comissão de três professores, incluindo o orientador. O desenvolvimento deste trabalho é de extrema importância para a maturidade do aluno, preparando-o para a vida profissional, enfatizando a qualidade dos resultados da pesquisa, o sentido investigativo, a metodologia científica, a ética e as futuras posturas profissionais.

O Regimento Geral da  Universidade Presbiteriana Mackenzie dispõe, em seu art. 102, que a Coordenadoria de Estágios é o órgão especializado responsável pelo acompanhamento, orientação, supervisão e avaliação dos estágios dos discentes, devendo contribuir para o aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano.

Cabe à Coordenadoria de Estágios, entre outras funções, incentivar parcerias entre a Universidade e as empresas e escritórios de advocacia, com vistas à implementação de experiência profissional complementar à grade curricular, de sorte a proporcionar uma visão real do mundo do trabalho.

 

A Coordenação de Atividades Complementares e Extensão é a unidade responsável por gerenciar as seguintes atividades:

  • Atividades Complementares: a unidade é responsável por registrar o total de horas extra-curriculares exigidas do estudante do Curso de Direito, enquanto condição para se graduar;
  • Extensão: a unidade auxilia professores e discentes na realização de projetos, ações e eventos de impacto na comunidade;
  • Eventos: a unidade auxilia docentes na organização de palestras, seminários, congressos e workshops.
  • Internacionalização: a unidade dá suporte aos estudantes de Direito nos processos de mobilidade internacional da Universidade (fluxo contínuo e Santander Universidades),  bem como celebra parcerias e convênios internacionais e desenvolve e administra programas e projetos de internacionalização da Faculdade de Direito.

A Pesquisa, em conjunto com a Extensão e o Ensino compreendem a sustentação da Universidade, enquanto Instituição Social. Nessa medida, tem por função devolver à sociedade aquilo que é produzido em seu núcleo, perpassando por uma análise crítica enquanto visa à solução de problemas jurídicos, sob uma nova perspectiva, utilizando-se de conceitos e instrumentos do Direito e das ciências coligadas. Através da pesquisa, o discente é preparado para ser um agente transformador da sociedade em que vive, valendo-se do passado para propor a construção do futuro da ciência jurídica.

 

As atividades de pesquisa compreendem:

a) os programas de iniciação científica (PIBIC/PIVIC);

b) iniciação à pesquisa;

c) participação em grupos de estudos e pesquisa;

d) publicações de artigos e resenhas em revistas acadêmicas; e

e) apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos.

 

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/PIVIC Mackenzie) se destina a complementar o ensino de graduação, oferecendo aos estudantes a oportunidade de desvendarem como é processada a geração do saber e como o conhecimento científico é adquirido. Esses objetivos são alcançados pela participação do aluno nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa, sob a orientação de um professor-pesquisador. A efetivação e consolidação da boa pesquisa em nossa Universidade é uma questão prioritária de nossa Reitoria, e é apoiada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie que vem oferecendo as bolsas de Iniciação Científica para os nossos alunos-pesquisadores.