Escola Base: Um caso que não pode ser esquecido

13.04.201719h39 Professora Doutora Denise Paiero, Jornalismo

Compartilhe nas Redes Sociais

Escola Base: Um caso que não pode ser esquecido

Imagine se, de uma hora para outra, sua vida fosse completamente destruída por um turbilhão de notícias sem fundamento. Foi exatamente o que aconteceu com seis pessoas em 1994, no que ficou conhecido como “caso Escola Base”. O cenário era um colégio de classe média alta, localizado em bairro nobre da cidade de São Paulo. Naquele ano, os donos da escola, o responsável pelo transporte escolar e os pais de um dos alunos foram acusados de abusar sexualmente de crianças de 4 anos de idade, alunas da escola.

A desconfiança partira de alguns pais e teria sido confirmada pelas próprias crianças. Outro fator importante: o delegado responsável pelo caso havia afirmado a jornalistas, antes da conclusão das investigações, que era grande a possibilidade de a história ser verdadeira.

Munidos dessas informações, os principais veículos de comunicação do Brasil passaram a cobrir o assunto com destaque. A maioria já trazia uma espécie de condenação aos envolvidos, antes mesmo de a denúncia ser esclarecida pela polícia e sem que tivessem qualquer prova sobre o que afirmavam. O sensacionalismo na cobertura imperou. O caso se tornou um dos principais assuntos do país naquele momento. Como consequência, a escola foi fechada e depredada. Os denunciados chegaram a ser presos e passaram por um verdadeiro massacre: foram xingados, ameaçados de morte, agredidos. De uma hora para outra viram-se transformados nos grandes inimigos do país. Posteriormente, adoeceram, desenvolveram transtornos psiquiátricos, tiveram seus casamentos destruídos. Alguns ficaram meses se escondendo, com medo de sair de casa. Chegaram à falência financeira.

Mas... com o andamento das investigações, todos os envolvidos foram inocentados. Nenhuma prova de que teriam cometido os abusos foi encontrada e o processo foi arquivado. Era tarde demais. As vidas dessas seis pessoas já estavam completamente destruídas, em grande parte por causa das notícias veiculadas pela mídia.

O caso, em razão da sua gravidade, se tornou emblemático nas discussões sobre ética no jornalismo e um exemplo de como a propagação irresponsável de notícias pode ter consequências muito sérias.

Denise Paiero, professora de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, é Jornalista, Doutora e Mestre e Comunicação e Semiótica.