A SEMANA DA ESCOLA DE NEGÓCIOS DA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
 

 

 

DE 08.05 A 12.05.2023

HIGIENÓPOLIS | SÃO PAULO | SP
BEM-VINDOS À XXI SEMANA DO CCSA
TEMA PRINCIPAL

MERCADO E EMPRESA: SUPERANDO AS DESIGUALDADES E AUMENTANDO A PRODUTIVIDADE.

O Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em parceria com a Empresa Junior Mackenzie de Consultoria realizam a XXI edição do maior evento de palestras da Universidade, a Semana do CCSA, durante os dias 08 a 12 de maio de 2023, que terá o patrocínio do Banco Rendimento (Cotação Câmbio) e Leroy Merlin.

O evento apresenta workshops, oficinas e palestras de renomados empresários de grandes organizações brasileiras e mundiais, bem como de acadêmicos de destaque no cenário nacional. Esta edição será na modalidade presencial, com workshops vespertinos presenciais e on-line, e recebe alunos de outras faculdades e unidades acadêmicas, gerando um maior público e engajamento.

Durante a semana do evento, as palestras e workshops acontecem no período matutino (08h00 às 11h00) e noturno (19h00 às 22h30). No período vespertino (14h00) ocorrem workshops com professores da universidade e empresas parceiras. Serão mais 70 eventos no decorrer da semana, gratuitos e abertos ao público.

Destaque para as palestras principais no Auditório Ruy Barbosa. No dia 08/05 (segunda-feira), na abertura da manhã, teremos a mackenzista Carolina Bastos, Vice-Presidente de Inovação e Transformação Digital da SAP Brasil. Na abertura da noite, o Santander trará uma palestra sobre inteligência artificial. Outros destaques são a presença de Pablo Spyer, a economista Elena Landau, o 1º Encontro Mackenzie de Gestão de Pessoas, o evento comemorativo aos 70 anos do CCSA e o encerramento na noite do dia 12/05 (sexta-feira), quando teremos a presença do CEO da Bauducco, Andre Martini.

Não fiquem de fora!

AVISOS IMPORTANTES

  • ATENTEM AS REGRAS PARA CRÉDITO DE HORAS COMPLEMENTARES, DESCRITO LOGO ABAIXO NESTA PÁGINA.
  • Para consultar quais palestras/workshops está inscrito(a), clique AQUI, coloque sua senha, acesse o menu MEUS EVENTOS (no celular, acesse pelo canto superior esquerdo), clique no evento (palestra/workshop) que deseja acessar. Você pode CANCELAR sua inscrição em determinado evento no menu AÇÕES, liberando o horário para, em tempo, se inscrever em outro evento ou liberar para outro interessado. Outra maneira mais rápida é acessar a palestra através do site do evento (clicando em INSCREVA-SE), se você estiver inscrito nesta palestra, será disponibilizado o botão CANCELAR.
  • Existe limitação de inscritos por palestra. Portanto, se não houver mais disponibilidade de vagas, inscreva-se em outro evento, mas não deixe de participar.
  • Demais dúvidas, entre em contato com ccsa.atendimento@mackenzie.br.
Programação
DIA 08/05/2023 (segunda-feira)

Segunda | 09h30 às 11h00 | PALESTRA DE ABERTURA DA MANHÃ

Enabling Customers Success

Palestrante: Carolina Bastos | Vice-Presidente de Inovação e Transformação Digital da SAP Brasil

Moderador: Alberto de Medeiros Junior
Local: Auditório Ruy Barbosa (Prédio 19) - 🗺️📍
ASSISTA:

Segunda | 08h00 às 09h10 | Manhã | Palestra 2

Os desafios de construir uma carreira dentro do varejo no Brasil e a cultura da Centauro.

Palestrante: Andre Taube | Diretor de Operações

Moderadores: Gilberto Perez 
Nascido em São Paulo, 36 anos de idade, 14 anos de carreira, sendo 9 anos de Grupo SBF, formado em Administração de Empresas pela ESPM com MBA em varejo pela FGV, São Paulino e praticante de corrida.
Local: Auditório Escola Americana (Prédio 46) - 🗺️📍
ASSISTA:

 

 

 

Segunda | 08h00 às 09h10 | Manhã | Palestra 3

Diversidade e Inclusão no Mercado Profissional.

Palestrante: Camilla Garcia | Gerente de Marketing

Moderadores: Nelson Furquim 
Nesta palestra, serão abordados tópicos relacionados a indústria de cosméticos no Brasil e branding na temática de inclusão social e diversidade. Além de serem apresentados detalhes sobre a Empresa Henkel, que ocupa posições de liderança em negócios industriais e de consumo.
Local: Auditório Edifício Mack Graphe (Prédio 30) - 🗺️📍

Segunda | 08h00 às 09h10 | Manhã | Palestra 4

Fintechs e o Futuro do Mercado Financeiro

Palestrante: Felipe Pagano | Business Unit Head (Baas) & Credit Commitee Member

Moderador: Marcelo José Ranieri Cardoso
Local: Auditório Edifício Rev. Wilson de Souza Lopes (Prédio RW | 11° Andar) - 🗺️📍

Segunda | 08h00 às 09h10 | Manhã | Palestra 5

Emprego ou Trabalho? Como as demandas do mercado geram oportunidades e porque precisamos ter repertório, domínio de línguas e nos mantermos atualizados.

Palestrante: Luis Pedro Ferreira | Head of Corporate Affairs, Marketing and Communications

Moderador: Altair Camargo Filho 
Local: Auditório Edifício João Calvino (Prédio 41) - 🗺️📍

Segunda | 08h00 às 09h15 | Manhã | Workshop 1 (Presencial)

Atração e Seleção de talentos no contexto VUCA/BANI

Professora: Patrícia Teixeira Maggi da Silva 
O evento abordará como os processos seletivos são estruturados e quais as competências mais valorizadas pelas empresas, as principais etapas de um processo seletivo, o uso das redes sociais e de plataformas de recrutamento e como o candidato deve ser preparar para processos seletivos.
Local: Prédio 45 | Sala 408

14h00 às 17h00 | Tarde | Workshop 4 (Presencial)

Jogo de estratégia “Pandemic: resposta rápida”

Professores: Rachel Neves, Luciano Venelli  e Ricardo Barbosa 
 A relação entre desigualdade e produtividade pode ser bastante explorada através do jogo de estratégia “Pandemic: resposta rápida”, que busca desenvolver habilidades relacionadas ao trabalho em equipe. Uma experiência incrível em um evento presencial.
Local: Prédio 24 | Sala 208 🗺️📍

Segunda | 19h00 às 20h10 | Noite | Palestra 7

ESG: a agenda fundamental para a próxima década


Palestrante: Ricardo Assumpção | Partner

Moderadores: Sergio Silva Dantas
Nesta palestra o Sócio Líder de ESG na América Latina Sul da EY Ricardo Assumpção abordará o impacto do tema ESG trazendo as perspectivas de atuação do novo profissional mais demandado para os próximos anos e cases da EY na área.
Local: Auditório Escola Americana (Prédio 46) - 🗺️📍
ASSISTA:

 

Segunda | 19h00 às 20h10 | Noite | Palestra 8

ESPN: do inicio da TV a cabo aos dias atuais.

Palestrante: Carlos Maluf | Head de Esportes

Moderador: Jefferson Nery do Prado 
Conheça melhor sobre a ESPN e a sua evolução no Brasil
Local: Auditório Edifício Mack Graphe (Prédio 30) - 🗺️📍

Segunda | 19h00 às 20h10 | Noite | Palestra 9

Empreendedorismo no mercado pet: oportunidades de investimento no mercado que mais cresce no Brasil.

Palestrante: Eduardo Bachur | Diretor de expansão

Moderadora: Roberta Muramatsu 
Local: Auditório Edifício Rev. Wilson de Souza Lopes (Prédio RW | 11° Andar) - 🗺️📍

Segunda | 19h00 às 20h10 | Noite | Palestra 10

Desafios da nova geração frente ao mercado de trabalho

Palestrante: Ronaldo Fragoso | Sócio

Moderadora: Natacha Bertoia da Silva
Palestrante com mais de 30 anos de experiência em diversos setores no mercado, com formação acadêmica em grandes universidades como Mackenzie, FGV, Harvard e Dublin. Professor convidado de pós graduação no Mackenzie. É sócio na Deloitte há mais de 20 anos, uma empresa líder global de auditoria e consultoria em serviços profissionais.
Local: Auditório Edifício João Calvino (Prédio 41) - 🗺️📍

Segunda | 19h00 às 20h15 | Noite | Workshop 5 (Presencial)

Oficina de Excel básico

Professora: Rita de Cássia Carolino
Aprenda funções básicas do Excel que podem te ajudar no mercado de trabalho.
Local: Prédio 45 | Laboratório 604

Segunda | 20h30 às 22h00 | PALESTRA DE ABERTURA DA NOITE | Palestra 6

IA: como a tecnologia está mudando a produtividade e o futuro das carreiras.

Palestrante: Alexandre Minato | Superintendente Executivo (F1RST Tecnologia-Santander)

Moderador: Rodrigo Augusto Prando
Local: Auditório Ruy Barbosa (Prédio 19) - 🗺️📍

ASSISTA:

 

 

DIA 09/05/2023 (terça-feira)

Terça | 09h30 às 11h00 | Manhã | Palestra 11

Macroeconomia

Palestrante: Pablo Spyer | CEO | Vai Tourinho S/A

Moderador: Wallace Tesch Sabaini
Diretor operacional experiente com 27 anos de história trabalhando no setor de serviços financeiros. Profissional sênior de investimentos em Mercados Emergentes. Com rede financeira extremamente sênior, iniciou vários negócios de sucesso do zero. Forte profissional especializado em Gestão de Carteiras, Finanças Corporativas, Hedge Funds, Ações, Títulos Soberanos e Corporativos, Opções, FX e Gestão de Ativos.
Local: Auditório Ruy Barbosa (Prédio 19) - 🗺️📍

Terça | 08h00 às 09h10 | Manhã | Palestra 12

ZAMP - Na nossa mesa cabe o mundo

Palestrante:Arthur Belo | Diretor de Franquias

Moderador: Josilmar Cia
A ZAMP opera as marcas BURGER KING® e Popeyes.
Local: Auditório Escola Americana (Prédio 46) - 🗺️📍

ASSISTA:

Terça | 08h00 às 09h10 | Manhã | Palestra 13

Carreira, Modelo de Liderança e ESG

Palestrante: Nadir Moreno | Presidente

Moderador: Roberto Gardesani
Nadir também é presidente da ABRAEC - Associação Brasileira das Empresas de Transporte Expresso Internacional de Cargas.
Local: Auditório Edifício Mack Graphe (Prédio 30) - 🗺️📍

Terça | 08h00 às 09h10 | Manhã | Palestra 14

Desenho de malhas logísticas e impactos nos negócios

Palestrante: Milton Toso | Diretor e Gerente Sênior

Moderador: Roberto Ramos de Morais
Desenho de malhas logísticas e impactos nos negócios.
Local: Auditório Edifício Rev. Wilson de Souza Lopes (Prédio RW | 11° Andar) - 🗺️📍

Terça | 08h00 às 09h10 | Manhã | Palestra 15

Os desafios do profissional de negócios internacionais antes, durante e pós pandemia.

Palestrante: Rodrigo Iglesias | Diretor Internacional

Moderador: Renan Lucas Ferraz
O Diretor internacional da ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) abordará sobre os desafios do profissional de negócios internacionais antes, durante e pós pandemia.
Local: Auditório Edifício João Calvino (Prédio 41) - 🗺️📍

Terça | 08h00 às 09h15 | Manhã | Workshop 7 (Presencial)

Tópicos de excel intermediário

Professor: Placido de Jesus da Silva Leitão Jr.

O Excel é um dos softwares mais utilizados no ambiente corporativo. Pretendemos tratar alguns procedimentos que facilitam a localização, organização e manipulação de dados em planilhas. Trataremos de funções, gráficos, proteção de dados e tabelas dinâmicas
Local: Prédio 45 | Laboratório 608

Terça | 08h00 às 09h15 | Manhã | Workshop 8 (Presencial)

Como iniciativas de Treinamento e Desenvolvimento podem reduzir desigualdades

Daniela Sales | Head de T&D | Banco Rendimento
Responsável por projetos de transformação cultural, change management, universidade corporativa, sucessão e mérito irá abordar sobre processos que podem reduzir desigualdades
Local: Prédio 24 | Sala 208


 

 

Terça | 14h00 às 17h00 | Tarde | Workshop 9 (Presencial)

Introdução ao Excel para Ciências Contábeis

Professor: Marcelo Daniel
A oficina tem como objetivo introduzir o Microsoft Excel para os alunos de Ciências Contábeis de modo a instruir o aluno na utilização das principais fórmulas, atalhos e funções que este irá utilizar no seu dia a dia, de forma prática e objetiva
Local: Prédio 45 | Laboratório 604

Terça | 19h00 às 20h10 | Noite | Palestra 17

Liderança: enxergando além do óbvio

Palestrante: Eduardo Alves | Sócio

Moderador: Denis Forte
O sócio da PricewaterhouseCoopers vem falar sobre as complexidades de uma liderança atual, levando em consideração mudanças no contexto social que são determinantes para um desempenho eficiente da organização.
Local: Auditório Escola Americana (Prédio 46) - 🗺️📍

ASSISTA:

Terça | 19h00 às 20h10 | Noite | Palestra 18

A Carreira na Auditoria Externa: Oportunidades, Desafios e Perspectivas Futuras.

Palestrantes: Eduardo Cardoso e Ramon Rossi | Manager of Audit Technology Innovation e Audit Strategy and Transformation Senior Manager
Moderador: Roberto Borges Kerr
Durante o evento, serão discutidos temas como a função do auditor externo, a importância da profissão no mercado financeiro, bem como as principais áreas de atuação da auditoria externa, com a participação de executivos experientes e renomados no campo de inovação tecnológica, proporcionando aos participantes uma oportunidade única de aprendizado e networking.
Local: Auditório Edifício Mack Graphe (Prédio 30) - 🗺️📍

Terça | 19h00 às 20h10 | Noite | Palestra 19

Assessoria de Investimentos - Uma carreira em ascensão

Palestrantes: Henrique Abdul, Nuno Lamas, Henrique Ausier e Flavia Schusciman
        
Moderador: Douglas Dias Bastos
Gestores da Big Invest e XP Inc. explicam o que faz um assessor(a) de investimentos, como essa profissão tem se difundido e como você pode se tornar um assessor(a), tendo uma carreira de sucesso.
Local: Auditório Edifício Rev. Wilson de Souza Lopes (Prédio RW | 11° Andar) - 🗺️📍

Terça | 19h00 às 20h10 | Noite | Palestra 20

Longevidade das empresas, como quebrar paradigmas para sobreviver

Palestrante: Carlos Freitas | Diretor de vendas e marketing

Moderadora: Marta Fabiano Sambiase
Carlos já trabalhou com Microsoft, Samsung, Lenovo, Motorola, IBM, desenvolvimento e abertura de novos negócios, gestão de grandes equipes, desenvolvimento de fornecedores, operações e relacionamento comercial.
Local: Auditório Edifício João Calvino (Prédio 41) - 🗺️📍

Terça | 20h30 às 22h40 | Noite | Palestra 16

Indústrias de fundos de investimentos e questões de ESG

Palestrante: Mario Roberto Perrone | Diretor da BB Asset

Moderadores: Andressa Francischini,  André Lima e Eraldo Fiore
Nesse Percurso de mais de 20 anos na indústria financeira, o diretor Mario ajudou clientes a atingirem seus objetivos e colaboradores a crescerem profissionalmente. Atualmente, sua atuação está direcionada para comercialização de fundos e produtos ligados a captação e desenvolvimento de produtos e portfólios "on-shore" e "off-shore".
Local: Auditório Ruy Barbosa (Prédio 19) - 🗺️📍

ASSISTA:

DIA 10/05/2023 (quarta-feira)

Quarta | 09h30 às 11h00 | Manhã | Palestra 21

Liberalismo em tempos de polarização

Palestrante: Elena Landau | Economista

Moderador: Vladimir Maciel
Elena Landau é uma das economistas mais respeitadas e importantes do país. Ela irá tratar sobre liberalismo (econômico e político) e os valores de livre iniciativa, empreendedorismo, autonomia em tempos de polarização política e de posições extremadas.
Local: Auditório Ruy Barbosa (Prédio 19) - 🗺️📍

ASSISTA:

Quarta | 08h00 às 09h10 | Manhã | Palestra 22

Modelo de venda direta como regeneração social

Palestrante: Penelope Uiehara | Diretora Global de Transformação Humana

Moderadores: Antonia Aparecida Quintão
Local: Auditório Escola Americana (Prédio 46) - 🗺️📍

ASSISTA:

Quarta | 08h00 às 09h10 | Manhã | Palestra 24

Desmistificando o ESG: saiba como obter resultados efetivos com projetos de sustentabilidade.

Palestrantes: Oscar K. N. Asakura (CEO) e Sérgio Volk (Vice-Presidente)
  
Moderador: Fulvio Cristofoli
A palestra proporcionará uma rediscussão sobre os diversos mitos e aspectos relacionados ao desenvolvimento de ações ESG de forma pragmática, tendo como pano de fundo a metodologia desenvolvida e aplicada pela Smart ESG em seus projetos fundamentados no uso da tecnologia, de parcerias e do conhecimento.
Local: Auditório Edifício Rev. Wilson de Souza Lopes (Prédio RW | 11° Andar) - 🗺️📍

Quarta | 08h00 às 09h10 | Manhã | Palestra 25

Liderança e propósito: princípios, comportamentos e estratégias para o caminho do sucesso.

Palestrante: Moyses Parizatto | Diretor de Vendas da Cyrela

Moderador: Eduardo Neder Issa Junior
Descubra como atingir seus objetivos e resultados, trabalhando seus comportamentos, com planejamento, controle de métricas e execução, com um dos líderes da Cyrela, maior empresa do setor imobiliário no país, com bilhões de vendas anuais.
Local: Auditório Edifício João Calvino (Prédio 41) - 🗺️📍

Quarta | 08h00 às 09h15 | Manhã | Workshop 13 (Presencial)

Uso da calculadora financeira HP-12C

Professora: Cristiane Attili Castela

Nesse workshop veremos como utilizar as principais operações na calculadora financeira HP-12C.
Local: Prédio 45 | Sala 408

Quarta | 08h00 às 09h15 | Manhã | Workshop 14 (Presencial)

Como se comportar em uma entrevista

Professor: Ruvin Singal

 No workshop será abordado sobre algumas dicas e tópicos que irão te ajudar a se preparar para uma entrevista.
Local: Prédio 24 | Sala 208 🗺️📍

Quarta | 15h00 às 17h00 | Tarde | Workshop 15 (On Line)

Econometria Básica no RStudio

Professor: Ulisses Ruiz Gamboa

Princípios básicos da análise de regressão linear utilizando o RStudio.
Local: On Line 

Quarta | 14h00 às 17h00 | Tarde | Workshop 16 (Presencial)

Jogo de estratégia “Pandemic: resposta rápida"

Professores: Marcos Morita e Renata Nieto
  

 A relação entre desigualdade e produtividade pode ser bastante explorada através do jogo de estratégia “Pandemic: resposta rápida”, que busca desenvolver habilidades relacionadas ao trabalho em equipe. Uma experiência presencial imperdîvel!
Local: Prédio 24 | Sala 208 🗺️📍

NOITE DO VAREJO | Quarta | 19h00 às 20h10 | Noite | Palestra 27

Desafio de Crescimento e Rentabilidade.

Palestrante: Fabio Silvestri | Investidor e Mentor de Start-ups

Moderador: José Ricardo Baptista
Nesse evento da noite de varejo, abordará sobre o uso prático de analytics em varejo, através desse incrível profissional de mercado.
Local: Auditório Escola Americana (Prédio 46) - 🗺️📍

ASSISTA:

NOITE DO VAREJO | Quarta | 19h00 às 20h10 | Noite | Palestra 28

Noite do Varejo

Palestrante: André Svartman | Executivo de Marketing

Moderador: Karen Perrotta
Empreendedor e advisor, foi executivo de marketing de diversas empresas, entre elas Unilever, GPA, Walmart e Saint-Gobain, onde foi Diretor Executivo de Marketing e Digital. Conquistou 7 Leões no Festival de Criatividade de Cannes, com o case de varejo do Brasil de maior sucesso da história do festival.
Local: Auditório Edifício Mack Graphe (Prédio 30) - 🗺️📍

NOITE DO VAREJO | Quarta | 19h00 às 20h10 | Noite | Palestra 29

Desafios do delivery em conveniência.

Palestrante: Viviane Athar | Consultora de Varejo

Moderador: Mauricio H. Benedetti
Um relato sobre estudo de jornadas de consumo e soluções de delivery no segmento de conveniência, vencendo obstáculos para entregar uma experiência sem atrito ao consumidor.
Local: Auditório Edifício Rev. Wilson de Souza Lopes (Prédio RW | 11° Andar) - 🗺️📍

Quarta | 19h00 às 20h10 | Noite | Palestra 30

Evolução e perspectivas do mercado de negociação eletrônica do Brasil

Palestrantes: Thiago Bazilio (CEO) e Vitor Amaral (Head of Sales)
  
Moderador: Fábio Roberto Iorio
A BLK, nossa parceira do Laboratório de Finanças trará abordagens interessantes sobre o mercado de negociação eletrônica no Brasil.
Local: Auditório Edifício João Calvino (Prédio 41) - 🗺️📍

Quarta | 19h00 às 20h15 | Noite | Workshop 17

Construção de Dashboards com Excel

Professores: Eduardo Alexandre Mendes e Ricardo Alves de Jesus
Noções básicas sobre a construção de Dashboards empresariais para organização e apresentação de dados utilizando o Excel
Local: Prédio 45 | Laboratório 604

Quarta | 19h00 às 20h15 | Noite | Workshop 18

Organizações ágeis: o que são métodos ágeis na gestão de empresas?

Professor: Nelson Marinho
O workshop irá discutir sobre como as empresas utilizam métodos ágeis em sua organização interna e como isso influência na gestão.
Local: Prédio 24 | Sala 108 🗺️📍

NOITE DE VAREJO | PALESTRA PRINCIPAL | Quarta | 20h30 às 22h00 | Palestra 26

Da proximidade ao Atacarejo

Palestrantes: Marcos Samaha (CEO do Tenda) e Dácio Andrade (Ex-COO do DIA)
  
Moderador: Alexandre Nabil Ghobril
Dois executivos C-level dos grupos Tenda e Dia apresentarão e discutirão os modelos de negócio que mais se destacam no mercado de varejo, bem como seus fatores críticos de sucesso.
Local: Auditório Ruy Barbosa (Prédio 19) - 🗺️📍

ASSISTA:

DIA 11/05/2023 (quinta-feira)

Quinta | 09h30 às 11h00 | Manhã | Palestra 31 | 1º ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS MACKENZIE

Mesa Redonda: Desenvolvimento da carreira diante do contexto de incerteza

Palestrantes: Paula Esteves (CO-CEO do Grupo Cia de Talentos) e Sonia Custódio (Gestora Regional da Lee Hecht Harrison)
   
Moderadoras: Jamille Barbosa e Eliete Bernal Arellano
Alunos e Profissionais de RH estão convidados para este evento, que terá como foco questões relacionadas ao que as empresas esperam dos funcionários para reforçar o EVP (Employee Value Proposition), o que estes oferecem aos funcionários e quais os recursos de tecnológicos que utilizam.
Local: Auditório Ruy Barbosa (Prédio 19) - 🗺️📍

ASSISTA:

Quinta | 08h00 às 09h10 | Manhã | Palestra 32

Produtividade e Diversidade

Palestrante: Celso Damadi | VP na Porto

Moderadora: Patricia Leite Cioffi
Celso Damadi é Mackenzista e iniciou sua carreira como Analista Contábil. Possui muita experiência em diversas empresas e setores que são referências no mercado. É o Vice-Presidente Financeiro, Controladoria, Investimento e Planejamento da Porto.
Local: Auditório Escola Americana (Prédio 46) - 🗺️📍

ASSISTA:

Quinta | 08h00 às 10h00 | Manhã | Palestra 33 | EMPRESAS FAMILIARES

Empresa Familiar: Gestão e Inovação

Palestrantes: Arthur Garutti , Adriano Santucci , Thiago Santucci , Carlos Fava, Rafaela Fava, Moisés Steffanelo  e Bráulio H. Steffanelo 
Moderadores: Marcos A. Franklin, Sidnei Mascarenhas, Eduardo Issa, Nelson Benseny e Sergio Silva Dantas
Três empresas familiares, a Rentank (embalagens), a Fava (frutas) e a Fabenne (food service de vinhos) irão apresentar suas inovações e formato de gestão, com debate entre os apresentadores e plateia. O convite é estendido a empresários de empresas familiares, inclusive pais de alunos (necessária a inscrição).
Local: Auditório Edifício Mack Graphe (Prédio 30) - 🗺️📍

Quinta | 08h00 às 09h10 | Manhã | Palestra 34

Comércio Exterior inclusivo, gestão de pessoas e produtividade

Palestrante: Marco Antonio Silva | CEO

Moderadora: Francisca Gallon Grostein
Marco Antonio Silva é um administrador e especialista em Gestão de Negócios Internacionais, fundador do Grupo Comex Online e CEO da Marco Silva Educa. É executivo, escritor e tem 38 anos de experiência em comércio exterior, desenvolvendo negócios no Brasil, China, USA, Europa e Mercosul.
Local: Auditório Edifício Rev. Wilson de Souza Lopes (Prédio RW | 11° Andar) - 🗺️📍

Quinta | 08h00 às 09h10 | Manhã | P35 | 1° ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS MACKENZIE

Mesa Redonda: Employer Branding

Palestrante: Gabrielle Carlos (Diretora de RH) e Luiggia Cestari (Hr Sr Manager)
  
Moderadora: Ana Maria Roux
Este evento terá como foco questões relacionadas ao que as empresas esperam dos funcionários para reforçar o EVP, o que estes oferecem aos funcionários e quais os recursos de tecnológicos que utilizam.
Local: Auditório Edifício João Calvino (Prédio 41) - 🗺️📍

Quinta | 14h00 às 17h00 | Tarde | W21 | 1° ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS MACKENZIE

Café com o Mackpessoas

O café será um encontro entre os profissionais de RH e os professores e pesquisadores da linha de pessoas do Mackenzie. O objetivo é o de estabelecermos parcerias que possam fazer evoluir práticas e conhecimentos sobre as temáticas que compõem a área de RH.
Local: Auditório Edifício João Calvino (Prédio 41) - 🗺️📍

Quinta | 14h00 às 17h00 | Tarde | Workshop 22 (On Line)

Primeiros passos no Python usando o Google Colab

Professor: Josilmar Cia

Nesse workshop, os universitários poderão conhecer o ambiente do Google Colaboratory, obter dados do Yahoo Finance e com eles fazer cálculos e apresentá-los em gráficos.
Local: On Line

Quinta | 19h00 às 20h10 | Noite | P37 | 1° ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS MACKENZIE

Mesa Redonda: A utilização de People Analytics como ferramenta de decisão para gestão de pessoas.

Palestrantes: Marcelo Lebrero (Coca-Cola FEMSA) e Sabrina Vasconcellos (CEO Universo Sava)
  
Moderadoras: Ligia Furbringer e Sueli Leitão
Alunos e Profissionais de RH estão convidados para este evento, que terá como foco a apresentação de experiências com a utilização do People Analytics.
Local: Auditório Escola Americana (Prédio 46) - 🗺️📍

ASSISTA:

Quinta | 19h00 às 20h10 | Noite | Palestra 38

Ecossistema de inovação: criando a conexão entre empresas e comunidades.

Palestrante: Lívia Mendonça | Superintendente de Inovação

Moderador: Adilson Caldeira
Como a integração entre empresas e startups pode acelerar negócios, propor novas soluções para empresas, desenvolver o ambiente empreendedor e ainda, gerar impacto positivo para a comunidade.
Local: Auditório Edifício Mack Graphe (Prédio 30) - 🗺️📍

Quinta | 19h00 às 20h10 | Noite | Palestra 39

Diversidade, inclusão e curiosidade: os motores da revolução analítica e da produtividade no SAS.

Palestrantes: Samuel Prior e Deborah Vasconcellos
 
Moderador: Julian Alexienco Portillo
Saiba como o SAS utiliza a sua tecnologia e capital humano para alavancar a produtividade.
Local: Auditório Edifício Rev. Wilson de Souza Lopes (Prédio RW | 11° Andar) - 🗺️📍

Quinta | 20h30 às 22h00 | Palestra 36 | Os 70 anos do CCSA

 70 Anos do CCSA

Moderadores: Nelson Destro Fragoso e Alexandre Nabil Ghobril
Neste dia contaremos como tudo começou, onde estamos e para onde iremos. São mais de 70 anos formando profissionais, fazendo diferença nos segmentos de negócios de São Paulo e do Brasil. Será uma noite de relembrar o passado e vivenciar o presente para termos um futuro tão brilhante como foram os vividos até aqui.
Local: Auditório Ruy Barbosa (Prédio 19) - 🗺️📍

ASSISTA:

DIA 12/05/2023 (sexta-feira)

Sexta | 09h30 às 11h00 | Manhã | Palestra 41

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil: marca centenária com o desafio de uma nova empresa.

Palestrante: Carlos Garcia | Presidente & CEO da Mercedes-Benz

Moderador: Marcos Roberto Morita
Local: Auditório Ruy Barbosa (Prédio 19) - 🗺️📍

ASSISTA:

Sexta | 08h00 às 09h10 | Manhã | Palestra 42

Dos classificados no início da internet ao ecossistema automotivo líder de mercado, como a Webmotors se transformou e inovou para crescer em um mercado diverso e dinâmico

Palestrante: Eduardo Jurcevic | CEO Webmotors

Moderador: Antonio Carlos Thimoteo
Profissional com ampla experiência no setor bancário, Eduardo é CEO da Webmotors, a maior plataforma automotiva do Brasil. O executivo tem liderado a internacionalização da companhia, por meio do lançamento do cockpit para países da América Latina e executando o plano estratégico de ampliar a relevância e dominância do ecossistema automotivo.
Local: Auditório Escola Americana (Prédio 46) - 🗺️📍

ASSISTA:

Sexta | 08h00 às 09h10 | Manhã | Palestra 43

Startups, Inovação aplicada a Citytechs

Palestrante: Ivo Pons | Sócio Fundador

Moderador: José Geraldo de A. Guimarães
Relato do dia a dia do universo de Startups, dificuldades e oportunidades da aplicação da inovação e a Data Machina como caso de aplicação de tecnologia na área de dados de cidade e visão computacional
Local: Auditório Edifício Mack Graphe (Prédio 30) - 🗺️📍

 

ASSISTA:

Sexta | 08h00 às 09h10 | Manhã | Palestra 44

Quem não comunica, não lidera.

Palestrante: Reinaldo Passadori | CEO da Passadori Educação e Comunicação

Moderadora: Yêda Camargo
A palestra aborda duas forças impulsionadoras de qualquer carreira: a comunicação, e a segunda, a liderança com todas as suas peculiaridades. É possível que haja pessoas que se comuniquem bem, mas não sejam líderes, mas o contrario é praticamente impossível, um bom líder precisa ser um bom comunicador.
Local: Auditório Edifício Rev. Wilson de Souza Lopes (Prédio RW | 11° Andar) - 🗺️📍

Sexta | 08h00 às 09h10 | Manhã | Palestra 45

Me formei, e agora: qual o profissional desejado pelas empresas?

Palestrante: Marcela Esteves | Diretora de Recrutamento Permanente

Moderador: Luiz Vagner Raghi
Quer entender o que as empresas buscam e ter dicas de currículos que chamam a atenção e de como se portar em entrevistas? Esse bate-papo é para você! Marcela Esteves é uma headhunter com mais de 15 aos de experiência e vai tirar dúvidas sobre processos seletivos e falar das principais tendências do mercado de trabalho.
Local: Auditório Edifício João Calvino (Prédio 41) - 🗺️📍

Sexta | 15h00 às 17h00 | Tarde | Workshop 27 (On Line)

Internacionalização e os desafios do empreendedorismo internacional.

Professores: Maurício Moura, Ana Lucia Pinto da Silva e Eraldo Genin
O workshop tem como objetivo abordar a importância da internacionalização para os alunos de graduação por meio do debate dos desafios do empreendedorismo internacional, assim como da trajetória internacional do professor Maurício Moura como economista, pesquisador e empreendedor.
Local: On Line

 

Sexta | 19h00 às 20h10 | Noite | Palestra 47

Impacto da inteligência artificial na vida do novo economista.

Palestrantes: Juliano Ferreira (estrategista macroeconômico da BGC Partners) e Renato Leripio (Analista Econômico da Kapitalo).
  
Moderador: Vladimir Fernandes Maciel
Como a evolução das ferramentas de análise e inteligência artificial ajudam o trabalho do novo economista? Como essas ferramentas vem transformando o mercado de trabalho e podem impactar a demanda e oferta por mão de obra?
Local: Auditório Escola Americana (Prédio 46) - 🗺️📍

ASSISTA:

Sexta | 19h00 às 20h10 | Noite | Palestra 48

Empreendendo no Mercado de Alimentos- da Produção Rural até a Prateleira

Palestrante: Paulo Pratinha | Managing Shareholder da Suco Prat´s

Moderadora: Dimaria Meirelles
Paulo Pratinha é um engenheiro eletrônico formado pela Escola de Engenharia Mauá, CEO da Agro Pratinha, Presidente da SucosBR e Diretor-acionista da Suco Prat´s, que abordará um tema de extrema importância para quem quer empreender.
Local: Auditório Edifício Mack Graphe (Prédio 30) - 🗺️📍

Sexta | 19h00 às 20h10 | Noite | Palestra 49

Papo carreira: a Inteligência Artificial vai acabar com a desigualdade?

Palestrante: Zeina Bakri (Marketing Manager na C&A)

Moderadora: Adriana Madeira
Na era da Inteligência Artificial e ChatGPT, muito se fala sobre o aumento de produtividade, mas pouco sobre os efeitos em relação a desigualdade. Nesse bate-papo, convido amantes do mundo tech, marketing e digital à uma reflexão sobre carreira, mudanças socioeconômicas e desigualdade do ponto de vista de uma liderança feminina.
Local: Auditório Edifício Rev. Wilson de Souza Lopes (Prédio RW | 11° Andar) - 🗺️📍

Sexta | 19h00 às 20h10 | Noite | Palestra 50

O ensino dual e as oportunidades: Um programa alemão, agora no Brasil

Palestrantes: Thomas Grieme (CFO da Rold & Partner) | Carolina Santos (Coordenadora do Dual) | Júlio Camilo (Coordenador do Dual) | Julia Hayashi e Ever Arcay

Moderadora: Claudia Vasconcellos Silva
Discutiremos a importância de criar oportunidades iguais para todos e como as bolsas de estudo podem ajudar a reduzir a falta de diversidade e aumentar a produtividade. O Estudo Dual é um meio de criar oportunidades iguais para todos. Ao fornecer bolsas de estudo para aqueles que participam do programa, independentemente de sua raça, classe social ou outros fatores, podemos garantir que todos tenham a mesma chance de sucesso.
Local: Auditório Edifício João Calvino (Prédio 41) - 🗺️📍

ENCERRAMENTO | Sexta | 20h30 às 22h30 | Noite | P46

Leadership Diamond

Palestrante: Andrea Martini | CEO da Bauducco

Moderadora: Miriam Rodrigues
Em “Leadership Diamond”, Andrea Martini, CEO da Bauducco – empresa líder em alimentos forneados no Brasil e nas américas, traz um conjunto de sete atitudes fundamentais para se afirmar como líder no trabalho e na vida, resultado de seus mais de 30 anos de vivência no mundo corporativo, trabalhando em sete países distintos, na Europa e América Latina e com diferentes níveis e tipos de liderança. Encerramento da XXI Semana do CCSA com chave de ouro. Imperdível!
Local: Auditório Ruy Barbosa (Prédio 19) - 🗺️📍

ASSISTA:

INSTRUÇÕES SOBRE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ALUNOS DA GRADUAÇÃO PRESENCIAL)

A presença dos alunos nas palestras e workshops poderão ser computadas como horas de atividades complementares, conforme segue:

  • Ouvintes presenciais das PALESTRAS PRESENCIAIS:
    • 02 horas correspondentes a palestra de abertura (segunda-feira) e a palestra de encerramento (sexta-feira). Os alunos que se inscreverem e comparecerem a, no mínimo, três palestras do Ruy Barbosa terão as horas complementares dobradas em todas as palestras deste auditório.
    • 02 horas correspondentes a cada evento de palestra.
  • Presença nos WORKSHOPS (presenciais e on line): 03 horas correspondentes a cada evento.
  • COLABORADOR: 06 horas correspondentes a cada período de colaboração (manhã e/ou noite), conforme expresso em edital. Ao aluno COLABORADOR serão creditadas horas complementares correspondentes à sua participação como OUVINTE, desde que essa participação ocorra em períodos diferentes daqueles em que participar como COLABORADOR.

Para eventos presenciais, a presença do aluno em cada evento só será efetivada a partir da constatação dos registros de ENTRADA e SAÍDA, os quais serão coletados eletronicamente mediante leitura do cartão TIA. Os registros de ENTRADA (check-in) serão feitos até 10 minutos após o horário de início da palestra e os registros de SAÍDA (check-out) serão feitos apenas após o encerramento do evento. Para quem assistir palestras/workshops presenciais, mas transmitidas pelo Youtube, não haverá cômputo de presença e de horas complementares.

Os alunos inscritos nas palestras e workshops, deverão chegar ao local do evento com 15 minutos de antecedência. Após esse prazo as vagas remanescentes serão destinadas a outros interessados presentes. Obs.: o acesso ao auditório Ruy Barbosa estará liberado aos alunos 30 minutos antes do início de cada evento.

Para os workshops on line, os registros de ENTRADA (check-in) e SAÍDA (check-out) serão coletados eletronicamente mediante registros em links específicos, a serem informados durante o evento. Cabe ressaltar que os registros de saídas somente se iniciarão no período final do evento.


Para fins de cômputo das horas complementares, é imprescindível que o aluno esteja devidamente inscrito nas palestras/workshops, além da constatação dos registros de ENTRADA e SAÍDA nas palestras/oficinas. As inscrições ficarão liberadas até 24 horas úteis antes do evento, durante este período será possível cancelar ou alterar as inscrições realizadas (atente para o prazo limite de inscrições e a lotação do auditório). Não será necessária a apresentação de certificado de participação, o cômputo das horas complementares ocorrerá automaticamente, desde que esteja de acordo com o regramento (inscrição+presença entrada+presença saída). Se mesmo assim quiser solicitar o certificado, enviar lista das palestras que participou através de mensagem única para ccsa.extensao@mackenzie.br a partir de semana posterior ao encerramento do evento. Só serão emitidos certificados para alunos que efetuarem tal solicitação.

A carga total a ser computada para horas complementares durante a Semana do CCSA é de 40 horas, conforme regramento do Manual de Atividades Complementares.

Caso esteja em dúvida sobre qual palestra se inscreveu, é possível consultar. CLIQUE AQUI, entre na opção ACESSAR/MEUS EVENTOS.

Caso haja algum contratempo e não consiga assistir a alguma palestra em que estiver inscrito, cancele sua inscrição e ceda sua vaga para outro aluno. Para cancelar sua inscrição, clique AQUI, entre na opção ACESSAR/MEUS EVENTOS e exclua sua inscrição através do menu AÇÕES. Isso não trará prejuízos e demonstrará empatia para com os demais.

 

ALUNOS DE OUTRAS UNIDADES ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE:

Embora todos possam se inscrever e registrar a presença, o cômputo das horas de atividades complementares de alunos de outras unidades acadêmicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie deverá estar em conformidade com o regramento de cada unidade (contemplado no regramento, aderência ao curso, etc), que avaliará e deliberará sobre cada pedido. As listas de presenças/inscrições serão enviadas para as respectivas unidades, para análise, deliberação e eventuais lançamentos, desde que esteja de acordo com o regramento (inscrição+presença entrada+presença saída), não sendo necessária a solicitação de certificação para comprovação.

 

PÚBLICO EXTERNO:

Caso queira o(s) certificado(s) de participação, deverá enviar lista das palestras que participou através de e-mail único para ccsa.extensao@mackenzie.br, a partir da semana posterior ao término do evento. É imprescindível que o solicitante esteja com sua inscrição efetuada e presença confirmada em cada palestra, pois é vedada a confecção de certificado de participação para quem não estiver inscrito e/ou presente no evento.

 

PROFESSORES E ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE:

É obrigatória a inscrição e registro de presença para professores/administrativos nas palestras. Caso queiram o certificado de participação, deverá ser solicitado por e-mail único, com a lista das palestras que participou, para a Coordenação de Extensão do CCSA (ccsa.extensao@mackenzie.br), a partir da semana posterior ao término do evento. Para isso, é imprescindível que o solicitante tenha confirmado presença nos eventos, pois é vedada a confecção de certificado de participação para quem não estiver inscrito e/ou presente no evento.

Comitês
EQUIPE EMPRESA JUNIOR:
  • Thais Fagundes Duarte - Gerente de Gestão Estratégica  
  • Mariana Ribeiro Quintiliano Ciriaco - Coordenadora  
  • Sophia Inoue Freitas - Coordenadora  
  • Adriel César Da Silva - Trainee 
  • Amanda Balthazar Brants - Trainee 
  • João Pedro Queiroz Brittes - Trainee 
  • João Victor Barbosa Paixão - Trainee 
  • Stephanie Pires Grinberg Fonseca - Trainee 

Patrocínios: