Segunda tarde de VII Fórum AT contou com workshops sobre Ensino Híbrido, Power BI, Adobe, Podcasts e Formação MackSTLR

Dois workshops tiveram sessões nos dias 26 e 27

16.08.202311h43 Comunicação - Marketing Mackenzie

Segunda tarde de VII Fórum AT contou com workshops sobre Ensino Híbrido, Power BI, Adobe, Podcasts e Formação MackSTLR

Durante a tarde do dia 27, os docentes da Universidade Presbiteriana Mackenzie participaram de workshops promovidos pelo VII Fórum de Aprendizagem Transformadora. O objetivo foi o de proporcionar aos professores informações capazes de auxiliá-los no aperfeiçoamento de suas práticas formativas em sala de aula.

A Prof. Lilian Bacich, cofundadora da Tríade, ministrou ‘Conhecendo estratégias para o emprego do Ensino Híbrido na Educação Superior’. Nesse workshop, Bacich discutiu com os atributos do Ensino Híbrido para a organização e promoção de atividades e experiências educativas.

Com 14 anos de atuação na área de Enterprise Market da Adobe, auxiliando usuários corporativos e educacionais, Paulo Franqueira apresentou ‘Aplicações do Adobe em Sala de Aula’. Os professores puderam conhecer os diferentes softwares desenvolvidos pela empresa: a Inteligência Artificial, chamada Sensei; a nuvem do Adobe; o sistema de IA geradora de imagens, nomeado Firefly; e o programa de modelagem em 3D.

Por sua vez, a Profa. Sabrina Vasconcellos, que atua na Pós-Graduação da UPM, explorou em ‘Power BI como ferramenta pedagógica e de gestão’ as formas pelas quais essa ferramenta contribui para a coleta e o manuseio de dados qualitativos em contexto educacional, tornando mais eficiente o trabalho de docentes, coordenadores de curso e diretores de unidades acadêmicas.

Já em ‘Podcast como ferramenta pedagógica’, o Prof. Alvaro Bufarah, do Centro de Comunicação e Letras, apresentou aos professores as possibilidades pedagógicas trazidas pelo emprego de podcasts e videocasts, inspirando-os no contato com recursos tecnológicos e estratégias para a criação desses primeiros.

Além disso, Emma Sabzalieva, Chefe de Pesquisa e Prospectiva, e Arianna Valentini, Analista de Pesquisa e Prospecção, ambas da UNESCO IESALC, ministraram mais uma sessão do workshop “ChatGPT e seu emprego na educação”. Novamente, levaram em conta as aplicações dessa ferramenta no Ensino Superior, considerando o processo de ensino-aprendizagem, o potencial para pesquisa e as estratégias para engajamento entre os estudantes.

Houve também a segunda ministração do workshop ‘Formação MackSTLR: prepare-se para construir sua IAT’, organizado pelas Profas. Milena Colazingari e Mariana Zuliani. Nele, os docentes entraram em contato com as concepções que guiam o Programa MackSTLR em nossa universidade, assim como conheceram os modos de elaboração de Iniciativas de Aprendizagem Transformadora, as chamadas IATs. O Sistema MackSTLR também foi apresentado, visando a aprendizagem dos participantes em relação às formas de registro, acompanhamento e feedback das atividades reflexivas de seus alunos.