A evasão na educação superior

Mais da metade dos alunos não concluem os estudos, aponta dados do Semesp

21.11.202311h33 Comunicação - Marketing Mackenzie

Nos dias 5 e 12 de novembro, estudantes de todo o país realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, ou ENEM, importante meio de entrada para as universidades públicas e privadas brasileiras. Enquanto esse processo apresenta desafios próprios, a permanência dos estudantes nos cursos de graduação também enfrenta problemáticas, das quais podemos destacar a evasão. Em entrevista à CNN Rádio, Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, apresentou dados coletados entre os anos de 2017 e 2021, os quais revelam a desistência por parte de 55,5% dos graduandos, frente aos 26,3% concluintes dentro do período esperado.

Como causas do problema, Capelato destacou barreiras tanto sentidas em nível global, como questões nacionais. Em relação àquelas, citou o perfil contemporâneo dos jovens que desejam uma entrada rápida ao mercado de trabalho. No Brasil, os problemas são tanto de natureza econômica, como o pagamento das mensalidades em instituições particulares, como educacionais, vista o contraste entre a qualidade da Educação Básica e o que se espera dos novos graduandos. O especialista também citou como a vocação nem sempre é critério para a escolha do curso.

Para ler a matéria na íntegra, acesse: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/555-dos-alunos-desistem-antes-de-completar-ensino-superior-aponta-relatorio/.