Transformative Education Program Brazil

Profa. Dra. Janette Brunstein (UPM), Prof. Dr. Jeff King(Universidade de Oklahoma),
Profa. Dra. Suelene Silva Piva
(UPM), Dr. Stuart Blacklock (Fundação Qaspir)

Nesse evento, os participantes refletem o potencial voltado à Aprendizagem Transformadora por meio das falas dos especialistas Dr. Stuart Blacklock, CEO da Fundação Qaspir, e do Prof. Dr. Jeff King, assim como das Profas. Dras. Janette Brunstein, Pró-Reitora de Graduação da UPM, e Suelene Piva, Coordenadora de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora.

Uma jornada no Mackenzie

Prof. Dr. Orlando Monezi Junior (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Neste depoimento, o professor Orlando Monezi Jr. narra sua notável jornada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, desde os seus primeiros dias como aluno até tornar-se um respeitado professor mackenzista.

Towards a methodological repertory for the adaptative teaching in higher education

Profa. Dra. Alessandra Romano (Universidade de Siena)

Na terceira sessão de Workshop, a Professora Alessandra Romano trabalhou o repertório metodológico para o ensino adaptativo no ensino superior, usando o projeto "Erasmus KA220 Project T.E.S.T" como exemplo de aplicação.

Transformative organizational learning and employability

Profa. Dra. Alessandra Romano (Universidade de Siena)

Na segunda sessão de Workshop, a Professora Alessandra Romano trabalhou conceitos da Aprendizagem Organizacional voltada à empregabilidade do alunado no ensino superior.​

From portfolio to rubric: Practices of evaluation

Profa. Dra. Alessandra Romano (Universidade de Siena)

Nesse Workshop, a Professora Alessandra Romano, da Universidade de Siena, trabalhou a adaptação de métodos de avaliação para os resultados da Aprendizagem Transformadora. 

How to evaluate transformative learning outcomes

Profa. Dra. Alessandra Romano (Universidade de Siena)

Nesse Workshop, a Professora Alessandra Romano, da Universidade de Siena, trabalhou métodos inovadores de avaliação, visando resultados que estimulem a transformação do saber, sentir e agir para a evolução integral do aluno.

Apresentação do VI Fórum

NPDA Mackenzie

Com três dias de evento, seis palestrantes e um momento Candlelight, o Fórum realizou sua sexta edição, trazendo inovação e transformação ao ensino superior. 

Abertura VI Fórum

Pró-Reitora Profa. Dra. Janette Brunstein

Reconhecendo que a inovação no ensino superior pode ocorrer por diferentes vias, o VI Fórum selecionou três eixos a serem aprofundados: o eixo competências, o eixo digital e o eixo sociedade. Confira a abertura da Pró-Reitora de Graduação, Professora Janette Brunstein e conheça mais sobre os parâmetros que guiaram a sexta edição do evento. 

Inovando para Aumentar a Relevância no Ensino Superior

Prof. Dr. Fernando Reimers (Universidade de Harvard)

Pensar na inovação do ensino é pensar em sua valorização. Refletir na nova realidade dos alunos que cursam o Ensino Superior pode ser uma grande ajuda para a tomada de decisões sobre o que é ensino e como é aplicado. Confira a palestra do Professor Fernando Reimers e entenda mais sobre as maneiras de inovar e refletir.

    Aprendizagem Transformadora como Estratégia Propulsora para a Inovação

    Profa. Dra. Alessandra Romano (Universidade de Siena)

    Um dos maiores desafios no ensino superior é trabalhar a educação transformadora de forma inovadora e com excelência acadêmica. Conheça as estratégias para aplicar uma abordagem educacional que une o desenvolvimento de valores humanos e a ampliação de visão de mundo, ao lado da Professora Alessandra Romano, da Universidade de Siena.

    Tecnologia como Elemento Propulsor da Inovação no Ensino Superior

    Profa. Dra. Debbie Holley (Universidade de Bournemouth)

    Professora de Inovação de Aprendizagem na Universidade de Bournemouth, Debbie Holley explica sobre como o uso de recursos tecnológicos pode auxiliar as instituições a transmitirem o conhecimento pedagógico, recorrendo a métodos dinâmicos relacionados às novas tecnologias.

    Inovando e Engajando os Alunos Via Tecnologia Digital e Metodologias Híbridas

    Prof. Dr. Norm Vaughan (Universidade Mount Royal)

     A educação enfrenta inúmeras transformações, exigindo ser flexível, dinâmica, digital, e diversificada. Com os múltiplos processos de aquisição de conhecimento, é necessário se adaptar aos novos caminhos de aprendizagem, sejam eles pessoais ou em coletivo. Conheça mais sobre os novos planejamentos pedagógicos do ensino superior por meio da palestra do Professor Norm Vaughan, da Universidade Mount Royal.

    Inovação via Creditação da Extensão

    Prof. Dr. Fernando Reimers
    Profa. Dra. Yoná da Silva Dalonso(Presidente do ForExt)
    Reitor Prof. Dr. Marco Tullio de Castro Vasconcelos
    Pró-Reitor Prof. Dr. Cleverson Pereira de Almeida

     

    O que é a creditação da extensão e qual é a sua importância nos debates educacionais do ensino superior? Entenda mais sobre a estratégia que estabelece a prática das atividades de extensão na carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação com o Painel de Discussão do VI Fórum de Aprendizagem Transformadora.

    Rubricas: instrumentos autorregulativos de aprendizagem voltados à autonomia do estudante

    Profa. Dra. Rosane M. S. Nicola (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)

    Com certeza você já ouviu falar em rubricas, mas você já pensou nelas como um instrumento de avaliação para o ensino superior? Confira a palestra da Professora Rosane Nicola e entenda como essa ferramenta estimula a autonomia do aluno:

    Avaliação da Aprendizagem Transformadora - perspectivas, perguntas e novas direções

    Prof. Dr. Robert Cox (Universidade de Cumberland)

    A avaliação na Aprendizagem Transformadora: quais suas finalidades e o que deve ser observado? Conheça a concepção do Professor Dr. Robert Cox, pesquisador da avaliação quantitativa na Aprendizagem Transformadora. ​

    Portfolios Reflexivos: conhecer, sentir e cuidar.

     Profa. Dra. Idália Sá-Chaves (Universidade de Aveiro)

    Quer avaliar de forma humanizada e estimulando o pensamento crítico do aluno? Venha conhecer como o portfólio reflexivo atua como um potente recurso educativo no contexto do ensino superior. ​

    Portfólio Reflexivo em processos de formação profissional

    Profa. Dra. Roseli Ferreira da Silva (Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês)

    Portfólio Reflexivo em processos de formação profissional? Conheça a concepção da Profa. Dra. Roseli Ferreira da Silva, professora do Programa de Pós-graduação-mestrado profissional em Gestão Clínica, do Centro de Ciências da Saúde da UFSCar.

    O e-Portfólio como recurso de documentação do aprendizado e recrutamento​

    Profa. Dra. Helen L. Chen (Universidade de Stanford) e Profa. Dra. Monika Ciesielkiewicz (Universidade Complutense de Madri)

    A universidade deve se comprometer com a inserção do aluno no mercado de trabalho? O que é o e-Portfólio e qual seu papel na formação e profissionalização do estudante universitário? Confira a palestra!​

    A Teoria da Transformação na Prática Educacional

    Prof. Dr. Alexis Kokkos (Hellenic Open University)

    Até onde vai o valor da transformação? Como compreendê-la plenamente dentro do ambiente educacional? Confira ao lado a palestra referente a importância da discussão sobre a Teoria da Transformação na Prática Educacional.

    Metodologias para cultivar o Ensino e a Aprendizagem Transformadora na educação superior

    Profa. Dra. Alessandra Romano (Universidade de Siena)

    Você já ouviu falar sobre a discussão em torno das metodologias para cultivar o Ensino e a Aprendizagem Transformadoras na educação superior? Confira as pertinências desse tema ao lado da Professora Alessandra Romano da Universidade de Siena.​

    Emoções e resistências nos processos de transformação

    Profa. Dra. Kaisu Mälkki (Universidade de Tampere)

    Não é novidade que o processo de transformação é constante e notório, para tanto, é necessário compreender de qual forma as emoções podem atuar durante essa jornada. A Professora Kaisu Mälkki nos ajuda a compreender como as resistências nos processos de transformação podem influenciar a jornada do aluno e como o professor pode se tornar adepto a elas. ​

    Uso de rubricas para promover aprendizagem

    Prof. Dr. Marco Tulio Zanini (Fundação Getúlio Vargas - FGV)

    Entenda a importância da confiança interpessoal no contexto da educação superior e seus novos desafios no mundo contemporâneo, ao lado do Professor Marco Tulio Zanini, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).​

    Aprendizagem Transformadora em Ação

    Prof. Dr. Melissa Peet (Universidade de Michigan)

    Qual a importância do Conhecimento Generativo e a Reflexão Incorporada? A Professora Melissa Peet explica como esses métodos frequentemente transformam a forma como educadores ensinam e aumentam as habilidades dos estudantes para uma aprendizagem duradoura e alta empregabilidade.​

    A regeneração global por meio da Aprendizagem Transformadora​

    Prof. Charles Fadel  (Universidade de Harvard)

    Como trabalhar um novo sistema de conceitos por meio de discussões e novos sistemas de avaliação? O Professor Charles Fadel explica como buscar uma regeneração global usando quesitos da Aprendizagem Transformadora e das competências-chave.​

    Uso de rubricas para promover aprendizagem

    César Augusto Amaral Nunes (Universidade Estadual de Campinas)

    Construída no modelo de tabela, a rubrica ganha cada vez mais destaque no ambiente da Aprendizagem Transformadora, principalmente quando falamos de ensino superior. O instrumento de avaliação construído e modificado com base nos critérios de objetividade e precisão foi o tema da palestra do Professor César Augusto Amaral Nunes no II Fórum de Aprendizagem Transformadora. Confira a palestra!​

    Exposição, Integração e Transformação: Desenvolvendo Rubricas para a Aprendizagem Transformadora

    Prof. Brenton Wimmer  (Universidade de Oklahoma)

    Já pensou em trabalhar um sistema de avaliação que ao mesmo tempo em que prepara o aluno, lhe oferece um feedback? Nessa palestra, o Professor Brenton Wimmer, da Universidade de Oklahoma (UCO), trabalha os conceitos da rubrica, aplicada no Student Transformative Learning Record (STLR) do Center for Excellence in Transformative Teaching and Learning (CETTL), da UCO, no qual se especializa em avaliação de aprendizagem, desenvolvimento do corpo docente e, também, conduz pesquisas sobre a Aprendizagem Transformadora. ​

    THE NATURAL STEP (TNS)

    Alexandra Lichtenberg 

    The Natural Step é o impressionante relato de uma revolução silenciosa, iniciada na Suécia e que hoje se espalha pelo mundo todo. Algo que influenciou inúmeras pessoas, governos, universidades e empresas a levarem a sério o destino da Terra e as suas atividades. Para o universo corporativo especialmente, o assunto também tem a ver com as novas condições para ser bem-sucedido no mercado do século XXI, em que a sustentabilidade social e ecológica rapidamente dita as regras do jogo. Essa é a história de uma nova maneira de ver as coisas, uma maneira mais eficaz de dialogar para chegar a um mundo sustentável, e do homem que está por trás de uma das mais promissoras organizações dos nossos tempos.​