Brasil possui o 2° maior percentual de jovens que não trabalham e nem estudam

Conclusão tem base em relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), feito com dados de 37 países

07.12.202310h17 Comunicação - Marketing Mackenzie

Brasil possui o 2° maior percentual de jovens que não trabalham e nem estudam

Segundo o relatório Education at a Glance, de 2022, 36% dos jovens brasileiros nem estudam, nem estão ativos no mercado de trabalho, o que os leva a serem conhecidos como nem-nem. O estudo analisou a educação de 34 dos 38 países-membros da OCDE, além do Brasil, da África do Sul e da Argentina. Corroborando com a análise, segundo a Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, os jovens brasileiros de 14 a 24 anos correspondem a 17% da população nacional, dos quais 5,2 milhões estão desempregados.

O problema se faz presente em diferentes estratos sociais, mas é percebido com maior frequência dentre as classes econômicas menos favorecidas, as mulheres e a população negra e parda. Graças à pandemia, tal cenário se agravou, tirando esses e outros perfis de jovens brasileiros das salas de aulas e do mercado de trabalho por um período extenso. Para a Agência Brasil, Enid Rocha, economista do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), alertou para os casos em que as tentativas malsucedidas de (re)inserção no mercado acarretam em desinteresse e desistência por parte do jovem.

Para lidar com tal problemática, Daiane Araújo porta-voz do Levante Popular da Juventude, defende políticas tanto voltadas à permanência e assistência estudantil, como ao primeiro emprego. Por sua vez, Rocha destaca a necessidade de criação de políticas públicas, como a busca ativa desses jovens por parte dos órgãos associados, oportunizando a continuação dos estudos, e a criação de programas de incentivo às empresas para contratação.

O desenvolvimento das competências socioemocionais e a mentoria são outras ações citadas por Rocha que engajam e auxiliam o jovem no processo seletivo, da busca do emprego e a entrevista até a sua atuação propriamente dita.

Para ler a matéria da Agência Brasil na íntegra, acesse: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-07/de-37-paises-brasil-2-com-maior-proporcao-de%20jovens-nem-nem.