A Ouvidoria Universitária da Universidade Presbiteriana Mackenzie é um órgão instituído pela Reitoria, e a ela subordinada, de natureza mediadora, sem caráter administrativo deliberativo, executivo ou judicativo, que exerce suas funções diretamente junto a Unidades e Órgãos da Universidade para fornecer respostas às demandas do requerente. A Ouvidoria é acionada quando o requerente não obteve resposta pelos trâmites normais da Universidade ou na possibilidade de haver discordância com um encaminhamento dado à sua demanda.

A Ouvidoria Universitária da UPM tem a função de “ouvir” a comunidade universitária e a comunidade externa com os objetivos de ajudar na compreensão de problemas, buscar as melhores soluções possíveis e contribuir para o bom funcionamento das instâncias administrativas e dos processos comunicacionais e relacionais que ocorrem dentro da Universidade.

Recebemos manifestações referentes às atividades da UPM (críticas, denúncias, elogios, reclamações e outras demandas) que não receberam encaminhamento adequado pelos canais de comunicação pré-estabelecidos. Feito essa triagem, analisamos o pedido e, se a demanda for pertinente, um processo de verificação é aberto. Fazemos o encaminhamento formal ao setor competente, que tem um prazo para responder à demanda. Consultamos os procedimentos, normas e contatos realizados pelo reclamante a fim de entendermos o percurso da demanda na instituição. O requerente pode ser orientado a encaminhar sua manifestação diretamente à instância ou canal competente e nesse caso, nenhum processo é aberto. A Ouvidoria pode ser acessada pelo e-mail ouvidoria.upm@mackenzie.br ou, se for necessário, por meio de contato pessoal mediante agendamento via e-mail. 

Não recebemos manifestações anônimas, mas garantimos o sigilo do requerente, dentro dos termos previstos pela lei, caso haja esse tipo de solicitação. 

A Ouvidoria Universitária também é um órgão de apoio à gestão acadêmica e administrativa, ajudando na solução de problemas de comunicação e de processo, além de auxiliar na identificação de não-conformidades de procedimentos e na resolução de conflitos.