2018 - Victor Martins de Oliveira Costa - Administração Portal Mackenzie Universidade International Affairs (COI) Depoimentos Alunos UPM


Tenho que assumir que a decisão de realizar esse intercâmbio foi uma das melhores decisões que já tomei em toda minha vida.

Valladolid é a capital da comunidade autônoma de Castilla y León, que no passado foi uma cidade muito importante para o Reino Espanhol, chegando a ser a capital da Espanha durante alguns anos. Atualmente é uma cidade com cerca de 300 mil habitantes, que possui uma vida universitária muito ativa, principalmente para os intercambistas, que no momento são em torno de 300 estudantes.

Desde o momento em que cheguei à cidade vi que a minha vida seria totalmente diferente, e logo de cara encontrei companheiros de apartamento incríveis, cada um com sua nacionalidade (Brasil, França, Irlanda e Itália) e com sua maneira diferente de ser, algo muito enriquecedor, que a princípio terá que lidar com situações fora de seu costume, mas que acaba percebendo que se forem adaptadas à sua vida podem ser muito úteis.

Em relação à universidade, logo no primeiro dia estranhei quão difícil era organizar e montar os horários de aula, já que temos a livre escolha de eleição das matérias. Nada que 15 minutos de conversa com seu orientador não resolva.

Quanto ao método de ensino da universidade, é totalmente diferente do que temos no Brasil, que basicamente é aplicado apenas a teoria. Aqui as aulas são divididas em aulas teóricas e práticas para todas as matérias, uma sendo essencial para o complemento da outra, além de que os temas tratados em sala de aula tinham muita relação com situações do cotidiano de trabalho, aplicando-as nas aulas práticas, por exemplo, simulações de negociações ou de entrevista de emprego.

Creio que a Valladolid é a escolha perfeita para quem quiser fazer um intercâmbio na Espanha e conhecer mais sobre a cultura em um lugar onde não é muito conhecido pelo público brasileiro.

E por fim, a vida é feita de escolhas e oportunidades, se não forem aproveitadas no momento em que surgem, dificilmente baterão em sua porta mais de uma vez, por isso, caso tenha a oportunidade não hesite em realizar um intercambio, ele certamente abrirá sua mente e mudará sua vida.

Compartilhe nas Redes Sociais