2019 - Pablo Mauleon Toniolo - Arquitetura e Urbanismo


A experiência que um intercâmbio acadêmico proporciona é extremamente importante e agregador para qualquer pessoa, porém, no caso de estudantes de Arquitetura, ao meu ver, ainda mais. Acredito que a academia oferece diversas oportunidades, contatos, experiências e garante o aprendizado dos mais variados temas e áreas, fundamentais para o nosso desenvolvimento como pessoas e profissionais. No entanto, tudo isso ganha muito mais forma e destaque quando aliado a uma vivência externa, seja ela profissional, no caso de um estágio, ou acadêmica, no caso de um intercâmbio.

O intercâmbio é um processo contínuo de aprendizado que não se resume apenas ao ambiente de estudos e é possível dizer que ele começa a partir do momento em que o aluno cogita levar esse projeto adiante, pelo fato de supor diversas mudanças radicais, mesmo que temporárias, passando por todo o processo de maturação da ideia de realizá-lo, a escolha de possíveis destinos, a compreensão acerca do processo de candidatura e os seus requisitos, entre outros. Estes momentos e estas reflexões são fundamentais para que o estudante, além de ser aceito por alguma faculdade parceira, garanta uma experiência positiva e enriquecedora.

Acredito que o intercâmbio acadêmico é uma das atividades que mais contribui para a formação de um estudante superior por oferecer diferentes perspectivas, enfoques, oportunidades, por apresentar novas e diversas culturas. Além disso, não se pode esquecer de que se essa experiência tem o potencial de beneficiar o estudante e de fazer dele um melhor profissional e pessoa, também poderá ser apreciado por eventuais parceiros de trabalho e empregadores.

A possibilidade de realizar viagens durante o período de intercâmbio também deve ser levada em consideração. Estas viagens proporcionam acontecimentos, encontros, paisagens e contato com outras culturas e línguas, tão diferentes das nossas, que enriquecem e tornam esta vivência ainda mais completa.
 

Compartilhe nas Redes Sociais