2012 - Julia Jabur Zemella - Arquitetura e Urbanismo


Recepção: A Universidade foi bastante receptiva, tivemos um tempo para assistir às aulas para que pudéssemos escolher as matérias que iríamos cursar e sempre podíamos tirar nossas dúvidas com a Oficina Internacional que existe aqui, inclusive em relação à matrícula. Além disso, tivemos um dia de recepção organizado pelo Diretório Acadêmico da Faculdade, onde fizemos um tour pelo edifício onde ela é sediada e fomos orientados em diversos fatores extras.

Eu elegi as matérias durante esse período de experimentação, vi algumas que eu já tinha pensado em fazer e outras que eu considerava que poderiam ser interessantes. Ao final decidi cursar quatro matérias, sendo uma delas projeto, que possui uma carga horária de 7 horas e meia por semana, o que a torna uma matéria um pouco trabalhosa. As outras matérias elegidas foram: Arquitetura Transitória, Paisagem e Território e Fotografia e Composição, são três matérias optativas. Além delas decidi fazer dois cursos extras oferecidos pelo Diretório Acadêmico: o curso do software 3d  Max e outro de Fotografia Avançado, que são muito bons e possuem um custo relativamente baixo.

Matrícula: Sobre a matrícula, aconselho chegar bem cedo no dia. A quantidade de ERASMUS é bastante grande e por isso a fila se torna também. É importante levar o documento cadastrado na Oficina Internacional, que na maioria dos casos é o passaporte. A Faculdade disponibiliza ajuda nesse momento dos próprios alunos, que nos auxiliam com qualquer problema no momento em que montamos a nossa grade horária, o que é muito bom.

Alojamento: A busca de um lugar para morar é um momento que exige bastante paciência e determinação se o que se busca é algo com qualidade, boa localização e custo baixo. Através dos sites www.idealista.com e www.fotocasa.es se encontra opções diversas, mas que precisam ser verificadas sempre ao vivo, por isso aconselho que se chegue aqui duas ou três semanas antes das aulas começarem, no mínimo, para verificar e escolher com calma. Eu acredito que o melhor para quem irá fazer a ETSAM é buscar apartamentos no centro ou próximo dele ( Moncloa, Arguelles), isso facilita bastante a vida, não só como estudante, mas também em termos de aproveitamento da cidade. Os preços variam bastante, assim como a qualidade e os sites às vezes não contam a verdade, por isso ligue para o máximo de opções que tiver e visite-as.

Pontos turísticos do país: A Espanha é bastante grande, e em termos turísticos  creio que aqui se encontram cidades bastante diversas entre si. Até agora já consegui visitar Barcelona, Toledo e algumas cidades do norte, do País Basco. Recomendo todas essas viagens, pois não saem caras se forem programadas com antecedência. Fora isso, Madrid também oferece diversidade cultural e multiplicidade de vivências.

Custos: O meu custo total aproximado por mês é de 1.000 euros, mas eu considero um valor que dá margem para gastos extras, existem pessoas que conseguem viver com um pouco menos que isso. Meu gasto de aluguel é de 400 euros mensais, de transporte uns 32 euros por mês e de comida gasto entre 150 e 200 euros.

Idioma: Acredito que o idioma não é um empecilho para compreensão das aulas. No início o entendimento é sim mais complicado, mas isso muda muito rapidamente. A nossa língua possui muitas similaridades com o espanhol, o que as vezes ajuda e poucas outras nos confunde, mas de modo geral acredito que consigo me comunicar relativamente bem.

Por que Espanha? Por que Madrid? Por que ETSAM?: A escolha do país para o intercâmbio foi embasada na possibilidade de conhecer uma Arquitetura de múltiplas influências e também pelo fato de sua localização ser na Europa, continente desconhecido por mim, com vasta diversidade cultural e de extrema importância no panorama arquitetônico.

A arquitetura da Espanha reúne obras reconhecidas por seu valor histórico e ao mesmo tempo, novas manifestações que unem contemporaneidade, tecnologia e bons exemplos de urbanismo. Madrid resume tudo isso, é uma cidade bastante cosmopolita e ao mesmo tempo possui traços de tradição e história. O centro da cidade é bastante vivo, e o que eu mais gosto daqui é o sentimento de pertencimento que existe entre as pessoas e o seu local, sua cidade.

Escolhi a ETSAM principalmente por sua diversidade curricular e sua qualidade. Também pela localização em Madrid, que é marcada pela efervescência cultural e favorece a ampliação do conhecimento através da vivência urbana. Além disso, a universidade promove uma grande quantidade de cursos e palestras que complementam a grade de matérias e promovem discussões sobre assuntos diversos.

Ambas escolhas, do país e universidade satisfizeram as minhas expectativas. Acredito que essa experiência tem me tornado uma pessoa mais madura não só pessoalmente como profissionalmente. As situações são outras, os problemas são novos, as decisões são minhas e cada passo que eu dou para frente ou para trás me fazem crescer. Toda essas mudanças as quais somos submetidos fazem com que nossos paradigmas sejam revistos, e isso é o mais importante, deixar que essa diferença nos faça refletir e mudar nosso modo de encarar a vida.

Eu recomendo a experiência para todos!

Agradeço a todos e espero que tenha ajudado aqueles que estão buscando a experiência! Qualquer dúvida, meu e-mail é: juliazemella@gmail.com

Compartilhe nas Redes Sociais