2007/2008 - Cristina Medina Portilla - Educação Física - UCLM - Toledo

Sou uma menina espanhola, estou estudando em São Paulo de intercâmbio na Universidade de Mackenzie de Tamboré Educação Física. Já tive outra experiência similar o ano passado em Coimbra (Portugal) e o feito do conhecer a língua e que foi uma boa experiência foi o que fez vir para Brasil.

Ao começo, antes de vir, pode que tenhas algumas complicações porque precisa de muita documentação para poder fazer teu contrato de estudo, o visto, seguro médico...

Depois, uma vez em São Paulo tem que ir á Policia Federal para registrar-te como estrangeiro, isso é muito importante fazê-lo no primeiro mês de estar na cidade porque sim não tem multa.

Um inconveniente em São Paulo é procurar um quarto para alugar, é muito difícil morar com outras pessoas que sejam estudantes, pois a maioria mora com seus pais já que são de São Paulo e há poucas pessoas de intercâmbio.  Eu estou morando com uma professora de inglês maior que eu, pago ao mês 500 reais, pode ser muito dinheiro mais também minha casa fica perto da Avenida Paulista que é uma rua conhecida na cidade.

Geralmente as coisas são mais baratas em Brasil, mas também é certo que gastas bastante dinheiro e viajar a outros lugares de Brasil é mais bem caro.

Sem dúvida São Paulo é uma cidade muito grande, uma cidade empresarial e financeira, demoras muito para ir aos lugares e sempre tens que ir de ônibus, metro ou trem. É uma cidade com muito trânsito e por isso às vezes a cidade fica parada.

Alem disso tem muitas coisas para conhecer e podes encontrar-te com diversos shoppings, cinemas, lugares onde tomar algo e mais para á noite tens discotecas com música mais elétrica e lugares para dançar samba e forró que é muito típico de Brasil.

As pessoas em Brasil são muito abertas e amáveis sempre estão dispostas para ajudar-te, por isso não vais a ter muito problema.

A universidade è muito legal, eu gosto muito porque a relação de aluno professor é mais próxima que em Espanha. Os professores preocupam se muito por você e os alunos sempre estão contigo, te ajudam, falam, invitam-te para sair de balada, ir a churrascos...

Só levo dois meses aqui, vou a ficar-me mais por três meses e sem dúvida estou gostando da experiência e pais. É verdade que o principio è um pouco difícil porque tudo e novo para você, mas depois esqueces isso e só lembras as coisas boas que acontecem que são muitas e isso é muito gratificante.