No Dia do Escritor, conheça projetos dos Colégios Mackenzie para leitura e escrita

Apresentamos diversas oportunidades para alunos de todas as idades desvendarem a arte da literatura

23.07.202109h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

No Dia do Escritor, conheça projetos dos Colégios Mackenzie para leitura e escrita

Escrever é construir caminhos para conhecer o mundo e para desvendar novas fronteiras, imaginárias ou não. No próximo domingo, 25 de julho, é comemorado o Dia do Escritor, data em que são celebrados os profissionais responsáveis pela incrível arte da literatura. É tempo de relembrar os autores e obras que marcaram nossas vidas, com histórias que nos levam a conhecer diversos mundos e recortes de realidades. 

A data é comemorada desde 1960, quando foi escolhida pelo então ministro da Educação e Cultura, Pedro Paulo Penido, para homenagear escritoras e escritores brasileiros. A definição do dia 25 de julho se deu por conta da realização do I Festival do Escritor Brasileiro, que aconteceu naquele ano, no Rio de Janeiro promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE), cujo vice-presidente era o escritor Jorge Amado (1912-2001). Desde então, a data tem servido como uma forma de homenagear os escritores nacionais, lembrando-nos de valorizar o trabalho daqueles que tanto se empenham na produção literária.  

A arte da escrita, porém, não está presente apenas nos textos literários. Ela também está nas cartas, e-mails, notícias de jornal, blogs, dentro outros formatos de texto. A escrita é de grande importância para a vida como um todo: ela registra nossas, ideias, memórias e pensamentos. É responsável pela manutenção da nossa história.

Escrever bem é uma das chaves para a boa comunicação e é capaz de abrir diversas portas na vida profissional e pessoal. É por isso que os Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM) possuem diversos projetos que têm como objetivo o desenvolvimento e amadurecimento da escrita nos estudantes. Apresentamos, a seguir, alguns deles. Cada unidade do CPM desenvolve o trabalho com a escrita de diversas maneiras e de formas diferentes para cada etapa escolar da criança e do adolescente. Confira:

Lermack - São Paulo
Desenvolvido desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, o projeto tem como objetivo a produção de um livro pelos alunos da unidade. A cada ano, é escolhido um tema, de acordo com as propostas da UNESCO, permitindo aos alunos ampliarem o repertório de conhecimento e apropriação de um determinado gênero textual.

Eu escrevo jornal - Palmas 
Nesse projeto, os alunos preparam, editam e publicam um jornal, possibilitando a compreensão da linguagem jornalística e de suas características. Os alunos do 5º ano do Fundamental são convidados a estudarem os jornais, analisarem suas páginas e, então, dão início à produção própria, sempre orientados pelos professores. No projeto, os estudantes aprendem a escrever diversos tipos de texto presentes em um jornal, como notícia, crônica, entrevista, carta ao leitor, anúncios classificados, resenhas etc.

Conhecendo autores - Tamboré 
Os alunos do CPM têm a possibilidade de conhecerem a fundo a obra de autores renomados da nossa literatura brasileira. A cada mês, os estudantes trabalham com um autor diferente, com leituras semanais de livros selecionados, de acordo com o trabalho desenvolvido de maneira interdisciplinar. Neste ano, foram selecionados os seguintes autores: Ziraldo, Ruth Rocha, Audrey Wood, Ingrid B. Bellinhausen, Mércia Leitão, José Paulo Paes, Eva Furnari e Lalau.

Contadores de História - Tamboré 
Nesse projeto, os alunos do CPM são convidados a elaborarem e contarem histórias baseadas em parábolas bíblicas. Ao final dos trabalhos, é montado o livro Contadores de História, com textos e ilustrações elaborados em aula.

Portfólio Literário – Brasília 
Aqui os alunos do 8º ano são convidados a compartilharem leituras com os colegas. Dessa forma, trabalham a intertextualidade, ampliam a visão de mundo, conhecem diferentes textos literários, exercitam a fantasia e a imaginação, compreendem o funcionamento comunicativo da escrita e desenvolvem estratégias de leitura.

BNCC na prática da sala de aula em Língua Portuguesa - Brasília
Adaptar livros para formato de Histórias em Quadrinhos (HQ’s) foi o grande foco desse projeto desenvolvido pelos alunos do 5º ano do Fundamental. A obra literária Um dono para Buscapé, da autora Giselda Laporta Nicolelis, foi interpretada e reproduzida, através de criativas histórias em quadrinho

Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.
Mateus 13:52