Relato Acton University 2022 - Benjamin Joseph Kornder

22.08.202216h54 Benjamin Joseph Kornder

Compartilhe nas Redes Sociais

Relato Acton University 2022 - Benjamin Joseph Kornder

Inicialmente eu gostaria de demonstrar a minha gratidão a todos envolvidos que possibilitaram a minha ida ao congresso da Acton University sediada em Grand Rapids, MI, EUA. Essa oportunidade não seria possível sem o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica que se prontificou de que tudo ocorresse como o esperado, o Grupo Cabrera que patrocinou as despesas aéreas, a Acton University que, com uma equipe maravilhosa, me recebeu calorosamente, seu presidente Kris Mauren Allan que fez questão de se apresentar a todos brasileiros e nos recebeu excepcionalmente.

 

Como esta oportunidade representaria o meu primeiro congresso, assim iniciando oficialmente a minha carreira, eu estava bem ansioso e curioso de como seria, e pelo sorriso estampado no meu rosto ao escrever isso eu tenho certeza que não só cumpriu como superou todas expectativas criadas. Os quatro dias de palestras parecem pouco quando se olha no papel, mas ao perceber o conhecimento adquirido por lá eu não tenho dúvidas do quão proveitoso foi cada segundo, sempre com palestras com temas atuais e trazendo um ponto de vista inovador a cada sala que você passava.

Pude presenciar palestras dos mais diversos temas envolvendo tanto confessionalidade, quanto a liberdade econômica e os avanços globais que podemos adquirir através destes tópicos. Gostaria de destacar duas palestras que mais me agregaram ao longo da conferência que foram Islam 101 lecionada pelo Mustafa Akyol que apresentou um novo ponto de vista sobre a cultura muçulmana, tanto historicamente quanto atualmente, me surpreendendo positivamente com diversos tópicos abordados na cultura que não costumamos comentar; e também a palestra The Triumph of Population Growth (O Triunfo do Crescimento Populacional em português) lecionada por Stephen Barrows que, através de sua incrível apresentação, conseguiu apresentar os ganhos adquiridos conforme as sociedades iam crescendo e como as relações entre duas ou mais sociedades era benéfica para o todo, como a globalização vivida hoje em dia.

Não só de palestras pode-se adquirir conhecimentos, pois em todas refeições estive rodeado de pessoas que a cada conversa me agregavam mais, dos mais variados tópicos, desde conversas com estudiosos do ramo da economia, até com religiosos de todos cantos do mundo enriquecendo as discussões. E, importante comentar a atenção da Acton com os brasileiros, que conseguiram ser a segunda nação com mais participantes presencialmente no evento, só atrás do país sede, os Estados Unidos, portanto a Acton fez questão de separar alguns encontros dedicados aos brasileiros, como um almoço especial com a participação via zoom do Presidente do Instituto Mises Brasil, Helio Beltrão, que conversou conosco sobre a realidade brasileira.

Finalizo o meu relato agradecendo novamente a todos envolvidos nesta experiência maravilhosa que foi participar da edição 2022 da Acton University, experiência que espero que muitos outros Mackenzistas possam participar nos anos seguintes.