Centro Mackenzie de Liberdade Econômica participa de estudo sobre Inovação na América Latina

18.09.202317h58 Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

Compartilhe nas Redes Sociais

Centro Mackenzie de Liberdade Econômica participa de estudo sobre Inovação na América Latina

O Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, com sede em São Paulo, participou de um estudo abrangente em conjunto com outros centros de pesquisa, encabeçado pela Information Technology & Innovation Foundation que resultou na publicação do índice “Latin American Subnational Innovation Competitiveness Index” (índice de competitividade em inovação subnacional da América Latina).

Apesar de representar apenas 8% da população global e 6,5% da produção econômica mundial, a América Latina desempenha um papel de destaque na produção de minerais críticos que moldarão o futuro da economia global. Com 40% da produção mundial de cobre e 35% da produção de lítio, a região está se posicionando estrategicamente no cenário global, à medida que a transição para tecnologias verdes dependem cada vez mais desses minerais.

No entanto, apesar do papel vital que desempenham na economia global, muitos países latino-americanos enfrentam o desafio de não conseguir avançar de economias de renda média para economias de alta renda. O estudo destaca a importância de estratégias de inovação para evitar que esses países caiam na chamada "armadilha de renda média".

Um dos principais desafios enfrentados pela América Latina é o baixo investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e inovação, representando apenas 0,67% do PIB regional, em comparação com 3% nos países mais desenvolvidos. Isso se traduz na contribuição de apenas 2,75% das publicações científicas mundiais relacionadas à inovação.

O estudo também destaca a urgência de políticas que incentivem investimentos em P&D, aprimorem a qualidade da educação e promovam o empreendedorismo na região. A América Latina, com seu potencial de recursos naturais e jovens talentos, tem a oportunidade de liderar o caminho em inovação e, assim, alcançar um crescimento econômico significativo.

As cinco melhores regiões na América Latina são Cidade do México, México; São Paulo, Brasil; Lima, Peru; Bogotá, Colômbia; e Arequipa, Peru.

Embora o Brasil tenha alcançado progressos notáveis na criação de empresas, as métricas relacionadas à adoção de banda larga, intensidade em pesquisa e desenvolvimento, pessoal qualificado, pedidos de patentes, eficiência na redução de emissões de carbono e investimento de capital de risco apontam áreas que necessitam de maior atenção.

Os estados brasileiros mais bem colocados no ranking são: São Paulo (49), Rio de Janeiro (57), Paraná (58), Minas Gerais (59), Santa Catarina (61) e Rio Grande do Sul (62).

Para ter acesso ao estudo completo, acesse: Latin American Subnational Innovation Competitiveness Index | Centro Mackenzie de Liberdade Econômica