Brasil sobe 6 posições no Índice de Liberdade Econômica do Mundo

20.09.202315h41 Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

Compartilhe nas Redes Sociais

Brasil sobe 6 posições no Índice de Liberdade Econômica do Mundo

O Brasil celebra uma conquista no cenário internacional com a divulgação do Índice de Liberdade Econômica do Mundo (EFW) pelo Fraser Institute. De acordo com o relatório anual de 2023, que diz respeito aos dados mundiais consolidados em 2021, o Brasil avançou seis posições em relação ao ano anterior.

Com a vacinação trazendo impactos positivos, a retomada das atividades presenciais e a diminuição das restrições, o Brasil conseguiu recuperar parte do desempenho que foi afetado durante o primeiro ano da pandemia, como indicado no relatório anterior.

A melhoria nas posições globais do índice, reflete o empenho das nações por políticas que promovam a liberdade econômica. O EFW, é uma métrica reconhecida internacionalmente que avalia a liberdade econômica em vários países, considerando fatores como tamanho do governo, sistema legal e direitos de propriedade, liberdade para o comércio internacional, regulação de crédito, trabalho e negócios, e a credibilidade monetária. A classificação mais alta é vista como um sinal positivo para países que buscam um futuro mais próspero e livre.

Embora o Brasil ainda enfrente desafios na promoção efetiva da liberdade econômica, esta notícia é recebida com satisfação por aqueles que acreditam no potencial do Brasil para alcançar níveis mais altos de prosperidade por meio da liberdade econômica, deste modo, a melhoria no ranking do EFW, é vista como um passo positivo em direção a um futuro mais brilhante para o país.

O Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, membro destacado da Economic Freedom Network do Fraser Institute, reafirma seu compromisso em promover a discussão de políticas públicas que impulsionem o crescimento e a liberdade econômica em todo o território nacional.

 

Desempenho do Brasil no ranking:

- Tamanho do governo: evoluiu de 6,28 para 6,55;

- Sistema legal e direitos de propriedade: caiu de 5,22 para 5,19

- Credibilidade monetária: reduziu de 9,22 para 8,87

- Liberdade para o comércio internacional: progrediu de 6,72 para 6,73

- Regulação de crédito, trabalho e negócios: aprimorou de 4,93 para 5,59

 

Para ter acesso completo ao índice, acesse: https://www.fraserinstitute.org/sites/default/files/economic-freedom-of-the-world-2023.pdf