Nome: PRINCÍPIOS DA CIRURGIA
Nome do Programa em Inglês: PRINCIPLES OF SURGERY
Código: 40009017001P0
Área Básica: CIRURGIA (40102009)
Área de Avaliação: MEDICINA III
Regime Letivo: ANUAL
Data da Recomendação: 14/10/2002
Situação: EM FUNCIONAMENTO
Nota do curso de Mestrado: 4
Nota do curso de Doutorado: 4

Apresentação

BREVE HISTÓRICO

Em 2023 o Programa fez 30 anos de existência. Neste período foram desenvolvidas e defendidas 325 teses, sendo 253 de mestrado e 72 de doutorado. 

Em 1992 no intuito de ampliar as oportunidades de acesso à pós-graduação stricto sensu no Paraná e Sul do Brasil (onde na época existiam somente dois programas de mestrado e doutorado, UFPR e UFRS) a Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba decidiu abrir um novo programa localizando-o na Faculdade Evangélica do Paraná (26 anos de existência naquele ano), e Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (50 anos), que representava o maior complexo hospitalar do estado do Paraná. Considerando-se madura no contexto educacional e assistencial entendeu a tarefa factível para ser apresentada com bom nível de qualidade. Também na pesquisa, a instituição já tinha importante contribuição na aplicação de novas tendências clínicas e tecnológicas através de inúmeros ensaios clínicos internacionais que foi berço com grande sucesso em função do grande número de atendimentos por ano. E assim começou dando prosseguimento ao processo de estabelecer base estrutural para pesquisa experimental e de laboratório, e entendendo o necessário caráter investigativo na ciência cirúrgica. Em 1993 construiu o Instituto de Pesquisas Médicas – IPEM que albergava todas as atividades de pesquisa experimental e laboratorial/clínica do PPG. Era instalado em prédio próprio e específico em área próxima do campus central da IES, mas independente dela. Ele foi desenhado arquitetonicamente para atender com fluxos adequados as necessidades de pesquisa animal e experimental, não contando com área para atendimento de pacientes, visto que os ambulatórios do hospital eram a poucos passos de distância. O IPEM era destinado exclusivamente ao PPG em tempo integral de funcionamento diário. Tinha as certificações oficiais nas quais se baseiam as condições de obediência para o bom funcionamento da pesquisa em animais.

Desde sua criação até a atualidade o PPG tem tido a preocupação em procurar modernizar os meios técnicos para acompanhar o desenvolvimento das linhas de pesquisa com verbas próprias da IES ou através de convênios estabelecidos e em andamento com fontes de fomento. Dentro do orçamento existente no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), contemplou-se por todo esse tempo a necessidade de suporte econômico, financeiro e administrativo para o funcionamento básico da pós-graduação stricto sensu. Estimula-se sempre que as pesquisas tenham caráter translacional e com multidisciplinaridade. Durante o seu tempo de existência, reformas e adaptações foram feitas. As mais relevantes foram nos biotérios para adequarem-se às constantes mudanças emanadas por portarias dos órgãos fiscalizadores das pesquisas em animais. Hoje, em uma nova e moderna instalação, o programa apresenta postura internacional, tanto em suas estruturas físicas como nas científicas, este ponto sendo mostrado pela progressiva ascensão nas citações de seus trabalhos de tese e dissertação publicados em periódicos de significativos impactos.

A produção científica da massa crítica está basicamente alicerçada nos estudos experimentais realizados nas dependências cirúrgicas do PPG e nas pesquisas clínicas no hoje denominado Hospital Universitário Evangélico Mackenzie – HUEM,  a poucos metros de distância das atuais instalações do PPG, e procura sempre manter a consistência, a coerência e articulação da área única de concentração em Pesquisa Translacional em Cirurgia com as linhas e projetos de pesquisa.

Ao longo dos anos ocorreram mudanças nas áreas de concentração e nas linhas de pesquisa, pois o desenvolvimento científico foi muito grande, em especial na marcação de tumores, estresse oxidativo, biologia molecular e imunoistoquímica, áreas em que o PPG esteve sempre envolvido. Essas mudanças foram feitas acatando as sugestões das avaliações continuadas e nas tri/quadrienais, acompanhando assim o direcionamento da Medicina III nessas décadas de existência. Em 2015 ocorreu remodelação completa das áreas de concentração e linhas de pesquisa orientadas para a medicina/cirurgia translacional. O PPG ficou mais moderno e dinâmico, e frutos já foram coletados nessa modificação.

No início, as pesquisas possuíam enfoques mais clínicos utilizando-se para tanto o grande arsenal em arquivo de pacientes do HUEM - hospital com 700 leitos e de nível terciário. Pouco tempo após, e entendendo que era necessário maior estímulo aos estudos experimentais, desenvolveu-se no PPG grande número de teses/dissertações com pesquisa básica, que foi importante em seu tempo. Contudo, com a necessidade de aplicação de resultados já nos pacientes internados e atendidos pelo complexo hospitalar, estimulou-se derivação para pesquisa translacional e multidisciplinaridade, ou seja, para as que tivessem características de serem aplicadas e motivadoras de patentes ou registros de propriedade intelectual. Em 2018 foi constituído um grupo de trabalho (GT) de atividade permanente que se destina à autoavaliação do programa com vistas à persistente busca de aprimoramento nos indicadores sobre os quais a avaliação CAPES se baseia, que continua atuante desde então.

Entendendo a necessidade de internacionalização para que fossem desenvolvidas pesquisas de melhor envergadura, desde sua instalação houve incentivo em realizarem-se convênios internacionais. O primeiro foi feito com a Universidade de Würzburg na Alemanha em meados da década de 90. Além das missões habituais que iniciam o processo, ocorreram múltiplas visitas/estágios de pesquisadores alemães no PPG para executarem aqui suas teses de livre-docência - título importante na carreia acadêmica naquele país. A razão principal da existência deste convênio para o lado alemão era a possibilidade de cirurgia experimental em animais de pequeno e médio portes que eles precisavam executar, e que por forças legais alemãs não eram passíveis de lá serem feitas, ou poderiam ser, mas com grande dificuldade. Foram produzidas com esse mecanismo acadêmico seis teses de livre-docência defendidas na Alemanha. O benefício para o nosso lado, foi principalmente o de ter acesso às atividades científicas de ponta, que foram variando ao longo das décadas e que hoje estão alicerçadas em pesquisa com marcadores tumorais e inflamatórios e em aplicação experimental de anticorpos monoclonais em tumores na atual área de concentração em Pesquisa Translacional em Cirurgia. 

Outro convênio que em nossa história foi importante relacionou-se com a Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica, que no final da década de 90 deu amparo na pesquisa de alterações moleculares em tumores. O programa adquiriu o então sofisticado sistema SAMBA (Automated Scanning Microscopic Analysis System - IMMUNO) composto de microscópio especializado para captar as imagens nucleares das lâminas contendo os tumores, interpretação informatizada das imagens encontradas feita por software IMMUNO e execução final de relatório com a visualização gráfica das fases do ciclo celular em que os núcleos se encontravam fornecendo o grau de ploidia da lâmina estudada. Vários pesquisadores foram à Bruxelas ficando lá em períodos variáveis chegando o mais longo a ser de quatro anos. Esses pesquisadores trouxeram para nós a expertise do sistema e promoveram a nossa capacitação com seu uso. Uma grande parte das teses produzidas na história de nosso PPG foi baseada no SAMBA que trouxe bom avanço na área de biologia molecular. 

Em 2015 iniciou-se novo convênio, desta vez com os Estados Unidos da América com o Boston Children’s Hospital, Harvard Medical School – Massachusetts, cujo foco do projeto era voltado para o desenvolvimento de modelos para cirurgia minimamente invasiva. Assim pensando e associando a ida de nossa aluna Roberta Redher (aluna de doutorado) para Boston para estágio no Department of Neurosurgery nesse hospital, foi desenvolvido junto com o Prof. Alan Cohen (neurocirurgião chefe do serviço e co-orientador de nossa aluna de mestrado) trabalho que desenvolveu a dissertação da aluna, em linha de pesquisa daquele hospital correlata à nossa em imagem. Desenvolveu-se projeto de marcadores de imagem para localizar sítios anatômicos e acesso cirúrgico minimamente invasivo. Este convênio resultou em duas publicações em 2017. O convênio está registrado na instituição sob o número: 003/2015.

Com o advento de inúmeras escolas médicas autorizadas pelo Governo Federal na Região Sul do país está ocorrendo procura intensa de vagas na nossa PPG por professores contratados nas cidades-sede das escolas. Não cremos possível atender a todos que nos procuram, e consideramos que a falta de vagas nas PPGs stricto sensu na região será fator limitador futuro quando da avaliação dessas escolas no que diz respeito à obediência legal aos 30% de titulação mestre/doutor do corpo docente (Lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Art. 52.  Item II - um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado), ratificadas na portaria nº 1.382, de 31 de outubro de 2017 do ministério da educação. Os programas de PPG na Região Sul em 2016 eram cinco; em 2017 diminuíram para três – dois no Paraná e um no Rio Grande do Sul. É muito pouco. Em contrapartida, as escolas médicas deram salto assustador: de cinco em 1993 (início do PPG) para 22 no estado do Paraná no ano de 2019; na Região Sul em 1993 de um total de 16, passou para 58 em 2019. Se for considerada a vigência da lei supracitada e tendo como número médio de professores em cada escola médica em torno de 90, ter-se-ia a necessidade para a Região Sul de 1566 professores com mestrado ou doutorado. Embora muitos desse total possam possuir os graus acadêmicos referidos, certamente pelo menos metade deste quantitativo necessitará graduar-se em mestrado e doutorado. Será difícil para o sistema de pós-graduação brasileiro acompanhar a necessidade atual e futura de vagas para formação de professores/pesquisadores requeridos para o ensino da medicina do país, se for obedecida com rigor a legislação vigente citada.

Este breve histórico dos 30 anos de existência do PPG mostra que sempre houve dinamismo científico na busca de alternativas que pudessem interferir positivamente no progresso da ciência cirúrgica brasileira ajudando o país na difícil tarefa de formação de recursos humanos em alto nível.

Para a IES (FEMPAR + HUEM) a presença da PPG foi de marcante diferenciação na obtenção da titulação requerida pela referida lei em relação ao seu corpo docente. Têm hoje 100% de seus professores com mestrado e/ou doutorado. 

Em dezembro de 2019 a IES com todo o seu complexo (faculdade de medicina, hospital universitário, ambulatórios médicos de grande porte com atendimento diário de 620 pacientes/dia e demais propriedades) foi adquirido pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie com sede em São Paulo, SP. A partir de então com a alteração da mantença a faculdade passou a se chamar Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná - FEMPAR e o hospital denominado Hospital Universitário Evangélico Mackenzie - HUEM.
 

 

OBJETIVO

O Programa tem por objetivo geral:

1) estimular o alunado na carreira acadêmica;
2) ensiná-lo a obter os elementos básicos para exercer com competência a docência universitária;
3) ofertar docentes/pesquisadores de bom nível para a grande expansão de oportunidades acadêmicas no qual o atual quadro do ensino superior brasileiro se encontra.

Como objetivo específicos pretende capacitar seu alunado para identificar, definir e solucionar problemas científicos relevantes; treiná-los a realizar pesquisa translacional - aplicada, descritiva ou analítica; criar perguntas científicas, desenvolvendo-as e publicando seus resultados.

Para o nível de Mestrado o programa atua objetivando que o aluno seja treinado no manuseio da literatura científica relacionada ao seu campo de atuação; tenha contato com tecnologia avançada; saiba preparar aulas; adquira tirocínio para analisar criticamente o seu trabalho e de outrem; saiba planejar e executar projetos de pesquisa e escrever artigo científico para publicação.

Para o nível de Doutorado, além do que está conceituado no mestrado, o objetivo é que o aluno faça trabalho científico que tenha contribuição ao desenvolvimento da LP que escolheu, com método apropriado para obter respostas confiáveis e pertinentes. Além disso, deve demonstrar capacidade de formar outros pesquisadores ou núcleo de pesquisa, ser pesquisador independente, com aptidão para orientação/co-orientação acadêmica.
 


Avaliação CAPES

ATUAL
Nome: PRINCÍPIOS DA CIRURGIA
Nome do Programa em Inglês: PRINCIPLES OF SURGERY
Código: 40009017001P0
Área Básica: CIRURGIA (40102009)
Área de Avaliação: MEDICINA III
Regime Letivo: ANUAL
Data da Recomendação: 14/10/2002
Situação: EM FUNCIONAMENTO
Nota do curso de Mestrado: 4
Nota do curso de Doutorado: 4

HISTÓRICO DE AVALIAÇÃO
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/viewPrograma.jsf?popup=true&cd_programa=40009017001P0

 

ANTERIORES

2019
Nome: PRINCÍPIOS DA CIRURGIA
Nome do Programa em Inglês: PRINCIPLES OF SURGERY
Código: 40009017001P0
Área Básica: CIRURGIA (40102009)
Área de Avaliação: MEDICINA III
Regime Letivo: ANUAL
Data da Recomendação: 14/10/2002
Situação: EM FUNCIONAMENTO
Nota do curso de Mestrado: 3
Nota do curso de Doutorado: 3

https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=18/03/2019&jornal=515&pagina=63
(PÁGINA 147)

2017
Nome: PRINCÍPIOS DA CIRURGIA
Nome do Programa em Inglês: PRINCIPLES OF SURGERY
Código: 40009017001P0
Área Básica: CIRURGIA (40102009)
Área de Avaliação: MEDICINA III
Regime Letivo: ANUAL
Data da Recomendação: 14/10/2002
Situação: EM FUNCIONAMENTO
Nota do curso de Mestrado: 3
Nota do curso de Doutorado: 3

https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=27/07/2017&jornal=1&pagina=20&totalA
(PÁGINA 90)

2012
Nome: PRINCÍPIOS DA CIRURGIA
Nome do Programa em Inglês: PRINCIPLES OF SURGERY
Código: 40009017001P0
Área Básica: CIRURGIA (40102009)
Área de Avaliação: MEDICINA III
Regime Letivo: ANUAL
Data da Recomendação: 14/10/2002
Situação: EM FUNCIONAMENTO
Nota do curso de Mestrado: 3
Nota do curso de Doutorado: 3

https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=13/09/2012&jornal=1&pagina=25&totalA
(PÁGINA 88)