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Atividades Acadêmicas

TCC

O TCC (Trabalho de Conclusão do Curso) é uma atividade obrigatória de conclusão da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É um trabalho acadêmico que expressa os conhecimentos adquiridos durante o curso, adequado ao Histórico Escolar do estudante e a sua capacidade de realização em relação ao método de trabalho e ao tema escolhido. Sua avaliação é pública e os trabalhos são defendidos oralmente perante Comissão Examinadora (Banca). O desenvolvimento do TCC é de extrema importância para o amadurecimento do aluno, preparando-o para a vida profissional, e enfatizando em sua realização a qualidade, o senso investigativo, a metodologia científica, a ética e posturas profissionais futuras.

Estágios

O estágio oferecido nos cursos do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas – CCSA, conforme Resolução normativa do Conselho Federal de Educação – MEC,  tem como objetivo proporcionar um complemento prático em relação aos conhecimentos e habilidades desenvolvidas nos cursos,  sendo considerado como atividade fundamental para a boa formação acadêmica e o crescimento profissional. Por meio da vivência empresarial e do relacionamento com profissionais, gerado pelo estágio, que o aluno se prepara para ingressar no mercado de trabalho.

O CCSA apoia o aluno na busca por vagas de estágio e oferece por meio da coordenadoria de estágio, suporte antes e durante o seu estágio, além de orientações, resultantes dos contatos e reuniões do CCSA com as empresas conveniadas.

 

Atividades Complementares

As “Atividades Complementares” do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) têm por objetivo aprimorar a formação integral dos alunos dos Cursos de Administração, Administração com Linha de Formação em Comércio Exterior, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. A integração do conhecimento teórico à prática tem se constituído em um dos diferenciais que os cursos do CCSA vêm desenvolvendo e tem contribuído para o melhor entendimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

As atividades extraclasses vêm se mostrando cada vez mais relevantes na formação profissional e científica dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, carreira universitária e aquisição de experiências não contempladas pelas disciplinas curriculares.

Atividades de Extensão

A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade, objetivando a socialização do saber acadêmico. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o estabelecimento de uma política de Extensão atrela-se à sua visão e missão que, amparada na natureza confessional e comunitária da Instituição, caracteriza-se, também, por seu caráter filantrópico. São consideradas atividades de extensão: programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços, consultorias, assessorias, curadorias, visitas monitoradas, publicação e outros produtos acadêmicos.

Pesquisa / PIBIC

A Pesquisa,no Centro de Ciências e Tecnologia, na UPM, desenvolve-se por meio da participação dos alunos no Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC; PIVIC; PIBITI e PIVITI), ou em grupos de pesquisa credenciados junto ao CNPq (Grupos de Pesquisa Consolidados) ou em grupos de pesquisa emergentes, liderados por professores-pesquisadores doutores.

Os grupos de pesquisa, emergentes e consolidados, são acessíveis aos discentes interessados, os quais podem, ser, inclusive, contemplados por uma bolsa-pesquisa. 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) introduzem o estudante de graduação na pesquisa científica, iniciando-o no domínio de técnicas e métodos científicos, sob a orientação de um professor-pesquisador. O aluno, ao longo dos 12 meses de desenvolvimento de sua pesquisa, poderá receber uma bolsa para auxiliá-lo durante esse período. A iniciação científica e tecnológica possibilita ao discente a qualificação adequada, com vistas a uma futura Pós-Graduação, além de lhe permitir o desenvolvimento de um senso crítico e  lhe conceder uma experiência acadêmica única, amplamente valorizados no mercado de trabalho.