Hospital Mackenzie promove treinamento para aprimorar captação de tecidos no Paraná

Iniciativa ajuda no atendimento a quem aguarda por transplante

13.02.202314h14 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Hospital Mackenzie promove treinamento para aprimorar captação de tecidos no Paraná

A equipe do Banco de Multitecidos Humanos do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) realizou um treinamento para profissionais de todo o estado do Paraná, na última sexta-feira, 10 de fevereiro. O evento denominado “Treinamento Teórico e Prático de Seleção de Doadores de Tecidos Oculares e Enucleação de Globos Oculares" aconteceu na Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar).

Dr. Leon Grupenmacher, diretor do Banco de Multitecidos do HUEM, destacou a importância desta iniciativa, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). “A Central Estadual de Transplantes solicitou esse treinamento para capacitar as diversas comissões de diferentes hospitais do Paraná, tanto da capital como do interior, com objetivo de ampliar a capacitação para retirada de globos oculares e desta forma incentivar o aumento da doação dos mesmos”, disse.

Estiveram presentes os profissionais das Comissões Intra-Hospitalares para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs) e Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) do estado do Paraná, em busca do aprimoramento da captação dos tecidos oculares.

Treinamento

O treinamento foi dividido em dois períodos. Pela manhã aconteceu a parte teórica, com a equipe do Banco de Multitecidos Humanos do HUEM responsável pelas explicações técnicas, enquanto a Sesa trabalhou questões referentes à legislação.

No período da tarde foi realizada a parte prática, que utilizou cabeças de porcinos. Os participantes aprenderam a técnica correta para enucleação, que é a retirada completa do globo ocular.

Banco

O Banco de Tecidos Oculares do HUEM capta dois tipos de tecidos: as córneas, que são utilizadas par restabelecer a visão tanto em tratamentos terapêuticos quanto em cirurgias emergenciais; e a esclera, usada nas cirurgias de glaucoma, reconstruções com próteses, entre outras utilizações.

No Banco são realizados os serviços de triagem clínica e sorológica dos potenciais doadores de tecido ocular, o que garante a conservação e a qualidade do tecido para disponibilizá-lo à realização de cirurgia oftalmológica. Os transplantes obedecem à ordem da lista de espera da Central de Transplantes do Estado.

O globo ocular doado é avaliado em lâmpada de fenda. Após o processamento das córneas e escleras, que é realizada em cabine de segurança biológica, os tecidos gerados são acondicionados em líquido de preservação específico e armazenados em refrigerador com controle de temperatura mantendo-a entre 2º e 8°C.

As córneas têm validade de 14 dias e após a preservação, passam por uma avaliação em microscópio especular próprio do banco de tecidos. Já as escleras possuem validade de 3 meses.