Aluno do Colégio Mackenzie Brasília conquista a maior nota de matemática no Enem

Estudante tirou 958,6 na prova e diz que tem muita persistência

02.02.202411h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Aluno do Colégio Mackenzie Brasília conquista a maior nota de matemática no Enem

O aluno do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB), Davi Brasileiro, desafiou a matemática na prova do Enem e conquistou a maior nota no exame nacional. Mackenzista desde o primeiro ano do ensino fundamental, ele conta um pouco das estratégias, apoio e sustentação para a façanha. Entender como funciona o processo de aprendizagem, ter auxílio de profissionais de educação capacitados e, principalmente, contar com apoio afetuoso e incondicional da família foram os maiores trunfos.

Claro que a inteligência conta e muito, mas o Davi destaca a dedicação como essencial para alcançar a melhor nota no exame. Além de estabelecer uma rotina de estudos, o aluno desafiava uma lista de exercícios, diariamente. Ele associa o bom resultado na matemática com fundamentos do treinamento esportivo. "Se o atleta ficar uma semana sem treinar, quando voltar estará mais desgastado e vai demorar a se readaptar”, diz. 

O envolvimento da família é um bem que fez diferença para Davi. Seguindo os conselhos do pai de que “a teoria é importante, mas o que os resultados dependem da prática”, o aluno multiplicou o número de provas simuladas e foi ajustando o conteúdo, conforme os resultados. Persistente, Davi enfatiza a importância de se manter focado, “pois se você parar de fazer alguma coisa, fica muito mais difícil de retomar depois." 

De início, a estratégia foi desenvolver os pontos frágeis. Logo os resultados vieram, especialmente em questões consideradas difíceis. Entretanto, Davi alerta que os conteúdos fáceis também exigem atenção. “É diferencial para um bom resultado”, alerta. Cada etapa ultrapassada trazia uma nova empolgação.  

O estudante utilizou provas antigas como referência para treinar. Sagaz, ele identificou uma recorrência nos conteúdos e um padrão do exame. Muitas vezes os conteúdos são derivados do ensino fundamental, como geometria básica e espacial, que permitiram a ele direcionar melhor sua estratégia ao longo dos anos. O resultado excepcional não veio de graça, exigiu bastante suor, “mas valeu a pena”, garante .

Centro de Treinamento Olímpico (CTO)

O Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) tem um histórico de preparação forte para os vestibulares, pois os professores auxiliam no processo e são especializados nas preparações das olimpíadas e dos exames. Como base fundamental nesse desenvolvimento, o Centro de Treinamento Olímpico (CTO) do Mackenzie desempenha um papel importante na preparação para vestibulares, especialmente nas áreas de exatas. O CTO é uma sala lúdica com materiais didáticos e estruturada para aprofundar nos estudos. 

Segundo a professora de matemática, Raíta Lopes, o conhecimento e a estratégia são essenciais, e o CTO proporciona a junção dos dois. Entre os métodos aplicados pela docente, além de resolver provas dos anos anteriores, ela estimula os estudantes a solucionarem exercícios do Enem separados por temas e privilegia os assuntos mais recorrentes. Ela também prioriza cálculos mentais para economizar o tempo de prova, trabalha para conhecer profundamente os padrões do Enem, que aparecem em todas as edições, e resolve questões fáceis e médias que mais pontuam na média.

De acordo com a professora, o CTO foi fundamental no processo do Davi, inclusive por ele ter sido monitor por 10 meses. “Ele sempre foi engajado nas Olimpíadas do Conhecimento. Com isso viveu intensamente a oportunidade de aprender coisas novas, com curiosidade, e também de aprender ao ensinar. Nas monitorias, o Davi auxiliava os seus colegas do Ensino Médio nos estudos, sempre com paciência e muito empenho”, afirma a docente. 

No ano passado, o foco inicial era preparar os estudantes para olimpíadas, mas o programa de mentoria proposto ao envolver o Davi e outros alunos do 3º ano, se transformou em algo maior. O CTO aprofundou o conhecimento dos alunos e também proporcionou aprendizados extras, como o controle emocional e gerenciamento de tempo durante os “aulões de mentoria”. 

Para a professora, a maior nota do Brasil no ENEM de Matemática é resultado do esforço coletivo da equipe e do estudante. Isso evidencia a trajetória de Davi desde o Ensino Fundamental até a conquista do expressivo resultado de 958,6.

O aluno destaque do Enem também incentiva para quem quer alcançar bons resultados. “Essa nota foi muito benigna para mim, mas também gerou um testemunho muito grande para as outras pessoas para poderem se esforçar mais. Nunca imaginava que iria conseguir esse feito, mas foi possível e se eu conseguir com certeza muitas outras pessoas vão também”, incentiva.