Novos caminhos para o ensino na era digital em pauta no encerramento do Encerramento do XI Fórum AT

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Evento contou com palestras internacionais e apresentação de experiências estudantis 

04.08.2025

Bruno Carvalho


XI Fórum de Aprendizagem Transformadora, promovido pelo Centro de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora (CEAT), teve seu encerramento na última sexta-feira, 1º de agosto, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O evento marcou oficialmente o retorno dos docentes às atividades do semestre letivo e reuniu professores, diretores de unidades acadêmicas e o reitor da universidade, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, em um espaço de diálogo e reflexão sobre os desafios e possibilidades do ensino no contexto contemporâneo. 

A programação de encerramento contou com duas palestras internacionais que enriqueceram o debate sobre o papel docente e a participação estudantil na construção de processos formativos mais eficazes. As palestras foram mediadas pelo professor Elizeu Coutinho de Macedo, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). 

A primeira conferência foi conduzida por Alison Cook-Sather, doutora em educação e diretora do Instituto de Ensino e Aprendizagem do Bryn Mawr College e Haverford College (EUA). Em sua fala, a pesquisadora abordou o conceito de co-creation ou cocriação, como ferramenta pedagógica para estimular o engajamento e a transformação no ambiente acadêmico. 

“Quando falamos em cocriação, estamos nos referindo a um processo de tomada de decisão compartilhada, em que há também responsabilidade conjunta e negociação tanto na aprendizagem quanto no ensino”, explicou Alison. Para ela, esse modelo rompe com a hierarquia tradicional entre professores e alunos e convida ambos a atuarem como parceiros, mantendo seus respectivos papéis, mas ampliando a agência e a escuta. 

Entre os exemplos práticos citados, destacam-se iniciativas como os accountability partners — colegas responsáveis por acompanhar mutuamente seu progresso —, check-ins regulares sobre o bem-estar dos estudantes, construção colaborativa de bibliografias e acordos de compromisso com a disciplina. “Criar espaço para os estudantes em vez de ocupá-los é um princípio essencial para a cocriação significativa”, reforçou. 

Na sequência, o professor Oscar Jerez Yañez, doutor em Psicologia e Educação e diretor do Centro de Ensino e Aprendizagem da Faculdade de Medicina da Universidade do Chile, abordou os impactos da hiperconexão, das novas culturas e da diversidade geracional no ensino superior, sob o título "Geração Conectada: Horizontes Compartilhados"

Segundo ele, vivemos um momento de inflexão no ensino, impulsionado pela convergência de transformações tecnológicas, culturais e geracionais. “Essa chamada ‘Geração Conectada’, nossos estudantes nativos digitais, têm estilos cognitivos próprios. Eles acessam a informação de forma ubíqua e pensam em rede, o que transforma completamente as dinâmicas educacionais tradicionais”, destacou. 

Jerez também chamou atenção para a importância de valorizar as diferentes perspectivas culturais presentes nas salas de aula e da necessidade de atualização constante por parte dos docentes. “O cenário atual exige um novo perfil de professor: alguém transformador, sensível e preparado para lidar com esses novos horizontes compartilhados”, concluiu. 

Além das palestras, o encerramento do Fórum também contou com uma apresentação dos resultados do Ideathon, atividade realizada anteriormente com o tema "O celular na sala de aula e os desafios da docência: como retomar a atenção dos estudantes?". O evento foi finalizado com a participação de alunos que compartilharam suas experiências em projetos de aprendizagem transformadora. 

O XI Fórum de Aprendizagem Transformadora reafirma o compromisso do Mackenzie com a construção de uma educação mais colaborativa e adaptada aos desafios do presente, um espaço onde o conhecimento se transforma a partir do encontro entre gerações e saberes.