
04.11.2025 Faculdades
Entre os dias 20 e 23 de outubro, a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) realizou a 39ª edição de um dos maiores e mais tradicionais eventos voltados para estudantes de Medicina do estado. O Congresso Científico dos Acadêmicos de Medicina (CONCIAM) reuniu profissionais da saúde e especialistas da área com um só propósito: fomentar a pesquisa e disseminar o conhecimento científico entre os estudantes, apostando na vivência de uma Medicina humanizada.
A mesa de abertura do evento foi composta pela diretora da FEMPAR, Dra. Carmen Austrália Paredes Marcondes Ribas; pelo coordenador do curso de Medicina da FEMPAR, Dr. Luiz Martins Collaço; pelo diretor-geral do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), Dr. Tiago Tormen; pelo presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), Prof. Dr. José Fernando Macedo; pelo ex-presidente e membro titular da Academia Paranaense de Medicina, Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho — representando, no ato, o Dr. Henrique de Lacerda Suplicy —; pelo representante do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Dr. João Barea; pelo presidente discente do 39º CONCIAM, acadêmico Felipe Ricardo de Souza Oliveira; e pelo capelão da FEMPAR, Reverendo Hilário Batista da Silva Júnior, representando o chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Reverendo Robinson Grangeiro Monteiro.
Homenagem
Em sua fala inicial, a diretora da FEMPAR, Dra. Carmen Ribas, destacou a importância e a longevidade do evento — prestes a completar sua 40ª edição —, exaltando a qualidade dos palestrantes e dos conteúdos apresentados. Na sequência, o professor José Luiz Gomes do Amaral, reconhecido profissional com expressiva contribuição para a medicina no Brasil e no mundo, recebeu o título de Professor Honoris Causa.
Agradecido pela honraria, Amaral lembrou de sua mãe, mackenzista e atleta do Mackenzie, que hoje tem 100 anos de idade. Segundo ele, receber essa homenagem da faculdade onde sua mãe estudou é motivo de grande orgulho e satisfação.
Palestra “Desastres em Saúde”
Além de receber o título de professor Honoris Causa, o Dr. Gomes foi o responsável pela palestra principal no primeiro dia do CONCIAM 2025, com o tema “Desastres em Saúde”. A partir dessa discussão, a FEMPAR pretende iniciar uma educação continuada voltada ao enfrentamento de catástrofes e desastres na área da saúde, tema bastante oportuno no contexto da saúde global.
O assunto envolve praticamente todas as áreas da medicina e pode ser aplicado em qualquer fase do desenvolvimento acadêmico, desde o primeiro ano da graduação até o final da especialização.
De acordo com o especialista, esse aprendizado tem um impacto imenso na sociedade, pois, à medida que o acadêmico adquire competências nas diversas áreas da medicina, ele pode aplicá-las também no enfrentamento de situações em que muitas pessoas são afetadas.
“Ter as mais variadas oportunidades e trabalhar nesse campo é muito motivador, seja como estímulo ao estudo e à ciência, seja como gratificação pela possibilidade de ajudar o próximo”, afirma Amaral.
Programação
A programação do congresso teve como eixo norteador as urgências e emergências em diversas áreas. Ao discutir reconhecimento precoce, tomada de decisão baseada em protocolos, trabalho em equipe interprofissional e segurança do paciente, o evento fortaleceu competências essenciais desde os primeiros anos de prática clínica até o internato.
Simultaneamente, promoveu a reflexão sobre comunicação empática em cenários críticos, manejo de familiares, registro responsável e autoconsciência emocional do estudante. Preparar o futuro médico para atuar com técnica apurada e, ao mesmo tempo, manter o respeito irrestrito ao paciente é condição necessária para uma atenção de urgência efetiva, segura e humanizada.
Trabalhos acadêmicos de destaque
Um dos pontos altos do CONCIAM 2025 foram os trabalhos apresentados pelos estudantes. Com temas diversos e bem elaborados, eles abordaram diferentes áreas da medicina e receberam excelentes avaliações das bancas examinadoras.
“Existe um período de abertura para submissão dos resumos dos trabalhos. Após essa submissão, eles são divididos conforme as categorias que serão premiadas e distribuídos a uma pré-banca. Cada categoria tem sua pré-banca, que faz uma primeira avaliação e atribui uma nota. Aqueles com as melhores notas são trazidos para apresentação durante o CONCIAM. Então, uma segunda banca faz a apreciação e os comentários das apresentações ao vivo. Dali, saem quatro trabalhos de cada categoria para o grande júri, no último dia do evento. Por fim, um terceiro grupo de professores premia os três melhores trabalhos, que recebem uma premiação em dinheiro”, explica o coordenador do curso de Medicina da FEMPAR, Dr. Luiz Martins Collaço.
Presidente da Associação Brasileira de Startups de Saúde prestigia o evento
Uma das presenças de destaque na 39ª edição do CONCIAM foi a do presidente da Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS), Bruno Borghi. O profissional elogiou a organização do evento e os temas apresentados.
“Para mim, a palavra de ordem na ABSS é colaboração. E o que vi aqui foi isso: colaboração entre pessoas que têm o mesmo intuito e o mesmo propósito. Acredito que as gerações mais novas e as mais velhas devem se unir e chegar a um ponto de consenso, no qual possamos levar tecnologia e inovação às palestras, com temas muito bem debatidos. Aprender com os mais experientes, mas também adquirir conhecimento dos mais novos, é essencial para criarmos um ponto de cadência saudável para a saúde no Brasil”, afirma.
“Evento foi um sucesso”, afirma diretora da FEMPAR
No encerramento do CONCIAM 2025, a diretora da FEMPAR, Dra. Carmen Ribas, fez um balanço positivo da 39ª edição. Segundo ela, o congresso, realizado por acadêmicos e para acadêmicos cumpriu com excelência o seu papel.
“Tivemos palestras maravilhosas, uma série de professores que compartilharam seu conhecimento, a empatia com o paciente e o cuidado que devemos ter com toda a população. O evento foi desenvolvido com muito sucesso. Tivemos mais de 200 professores envolvidos nas bancas, nas análises, nas pré-bancas e no julgamento dos trabalhos, além de palestrantes em mesas-redondas e na palestra magna. E os alunos, que são o motivo deste CONCIAM, estiveram presentes e engajados o tempo todo”, conclui.











