Como tornar o ensino da gramática mais atrativo

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Aula Magna do curso de Letras tenta mudar visão sobre as regras da língua portuguesa 

09.10.2019 Cultura


Aprender gramática, aquelas extensas regras de português, não precisa ser algo chato ou traumático. Essa foi a lição deixada pela professora Maria Helena de Moura Neves, considerada uma das maiores especialistas gramaticais da língua portuguesa e que ministrou Aula Magna do curso de Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), nesta quarta-feira, 09 de outubro, no campus Higienópolis.

“Gramática, que é algo tão chato na escola, nada mais é que o cálculo de produção de sentido de uma língua, aquilo que faz gerar significado e efeito, apesar de ser um conceito abstrato”, explicou a professora durante a palestra. 

De acordo com ela, que dá aula na pós-graduação da UPM, o ensino de gramática deve ser pautado na linguagem, em seu entendimento, e não em regras “postiças, que não levam a nada”. “É trabalhar contexto sempre. Chegar ao sistema da língua a partir do texto, e não o inverso, quando se parte da regra para só então olhar o texto como exemplo”, afirmou a professora. 

Sob esta ótica, Maria explicou que é necessário ensinar aos alunos mostrando a ocorrência para então se chegar à regra, por meio de textos, e não utilizando exemplos. Por este caminho, seria necessário ensinar as regras primeiro e de forma isolada, o que tornaria o ensino maçante.

A organizadora do evento, Elaine Cristina Prado dos Santos, professora da UPM, afirmou que, no curso de Letras, o estudo da gramática acontece sob diversos aspectos, mas que o objetivo é sempre buscar uma melhor comunicação. “O objeto da gramática é saber falar, argumentar e escrever de uma forma melhor”, pontuou. 

Além disso, o estudo das regras do português deve levar em consideração as diversas formas de falar que existe no Brasil. “Não devemos ensinar a gramática de uma forma elitizada, mas descobrir e respeitar a diversidade da linguagem”, declarou.

O diretor do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da UPM, Marcos Nepomuceno, defendeu que o ensino deve ser construído de forma coletiva e por isso a realização da Aula Magna foi tão importante. “É a celebração de uma coletividade por meio do conhecimento, que é uma construção coletiva. Educação se aprende pela convivência”, encerrou ele.