Na última sexta-feira, 04 de dezembro, o Mackenzie Digital realizou mais uma edição do EaD Summit, evento de integração e alinhamento estratégico entre os parceiros que atuam com educação digital em todo o país. O encontro apresentou resultados de 2025, metas para 2026 e reflexões sobre os desafios regulatórios, pedagógicos e sociais do ensino a distância no Brasil.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento de Parcerias (CPAR), professor Rinaldo Allara, o Summit consolida a aproximação entre os polos e a comunidade mackenzista. “O EaD Summit é um evento anual que fazemos junto com os nossos parceiros que cuidam da educação digital em todo o território nacional. O nosso maior objetivo, além de fazer um overview do que fizemos em 2025 e trazer as metas de 2026, é integrá-los à nossa comunidade mackenzista e fazer com que multipliquem esse sentimento para outras regiões do país”, disse.
Ensino digital como construção coletiva entre regiões
O Summit reuniu representantes de polos de diversas regiões do Brasil. Para o coordenador do Polo EaD de Brasília , professor Alex Fabiane Teixeira, o evento representa uma oportunidade única de aprendizagem e troca de experiências. “Olhando para o Summit, eu vislumbro a oportunidade de um grande aprendizado. Hoje a gente entende que o ensino EAD não é a distância, mas é ensino digital. O Mackenzie é pródigo em ter um aprendizado consistente mesmo no modelo digital”, afirmou.
Ele reforçou que conhecer práticas de outros polos contribui para fortalecer o EAD em todo o país, especialmente em regiões onde a marca ainda está em expansão. “O Mackenzie é muito forte em São Paulo. Trazer essa expertise para Brasília ajuda a fortalecer a marca Mackenzie também na região”.
Desafios regulatórios e o papel social do EAD
Durante o evento, o pró-Reitor de Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM),r Marcos Nepomuceno, apresentou um panorama dos desafios globais e nacionais da educação, com base em estudos internacionais, especialmente da OCDE.
Ele ressaltou a complexidade regulatória do setor. “O mercado financeiro e a área da saúde são reguladas, mas educação é provavelmente uma das áreas mais reguladas que existem. Temos muita regra para seguir. Isso pode parecer muito difícil, e é, mas vamos conseguir”, disse o pró-reitor.
Nepomuceno destacou ainda o desafio global relacionado aos jovens entre 18 e 24 anos que estão fora tanto do mercado de trabalho quanto do sistema educacional, reforçando o papel do EAD na reconstrução dessas trajetórias profissionais. “O EAD é uma das ferramentas mais eficientes para colocar esse jovem de volta no jogo, para trazê-lo para a corrida, para recuperar esse tempo perdido”.
Ele lembrou que muitos estudantes do ensino digital não iniciam sua graduação no período regular da vida acadêmica, mas buscam, já adultos, transformar suas realidades. “Não estou pegando a pessoa no melhor momento da vida dela, mas alguém que está lutando para ter uma vida melhor. Essa educação tem que suprir isso”, apontou.
Entre exemplos práticos, destacou casos de alunos que, após a graduação, ingressaram em programas de mestrado em universidades públicas, inclusive estudantes com mais de 40 anos retomando a formação superior.
Posicionamento digital e edutainment
A palestrante, empresária e estrategista Fefa Moreira encerrou o evento trazendo reflexões sobre comunicação, construção de autoridade e desafios de posicionamento no ambiente digital. “A gente sabe o quanto é importante se colocar no digital. Durante minha fala, compartilhei como construí minha imagem numa época em que a internet ainda engatinhava, além de explicar o funcionamento das redes sociais, da inteligência artificial e o que acontece por trás do algoritmo”.
Com humor e exemplos marcantes, Fefa destacou que hoje a disputa pela atenção não é apenas entre instituições de ensino. “Escolham mentalmente cinco concorrentes. Pensaram? Os concorrentes de vocês são Instagram, TikTok, LinkedIn e YouTube”, afirmou.
Ela também reforçou o papel do edutainment, que combina educação e entretenimento, tendência crescente desde 2023. “O desafio hoje é integrar, cativar e ajudar pessoas usando entretenimento. Educação e entretenimento caminham juntos”.
Ao apresentar sua experiência com grandes nomes, Fefa destacou a importância de comunicar verdade e autenticidade. “Eu não tenho como construir autoridade em quem não tem autoria. A imagem precisa estar associada ao que a pessoa realmente é”, definiu a palestrante.
Integração, estratégia e propósito
O EaD Summit reforçou o compromisso do Mackenzie Digital com a qualidade acadêmica, a consolidação dos polos, o fortalecimento da marca e a responsabilidade social na formação de profissionais em um cenário educacional desafiador.
Como destacou o pró-reitor de Graduação, Marcos Nepomuceno, “nosso trabalho não é só número de polos ou de alunos. São vidas transformadas que fazem a diferença”.









