O Banco de Multitecidos do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), único do país a trabalhar com todos os tecidos humanos disponíveis para transplante, recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na última terça, 09 de dezembro.
Proposta pela deputada estadual e ex-secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, a Menção Honrosa enalteceu o “compromisso para a construção de um serviço de referência em todo o Brasil, exemplo de eficiência e respeito à vida”.
O voto de congratulação destacou também a atuação em parceria do banco com a Central Estadual de Transplantes do Paraná (CET-PR), que completou 30 anos de atuação no dia 13 de dezembro de 2025. A farmacêutica Luciana Wollmann, coordenadora técnica do Banco Multitecidos, representou o HUEM na sessão.
“Receber esta homenagem como representante dos Bancos de Tecidos do Paraná é uma grande honra. A doação de tecidos é um gesto de generosidade que transforma vidas, e esse reconhecimento valoriza o trabalho silencioso de todos os profissionais envolvidos. Que este momento fortaleça ainda mais nossa missão de cuidar e transformar vidas”, afirmou Luciana.
Sobre o Banco Multitecidos do HUEM
O Banco de Multitecidos Humanos do HUEM capta, processa e distribui tecidos musculoesqueléticos, cardiovasculares, oculares e pele. Vale destacar que o Hospital Mackenzie fechou 2024 com o melhor desempenho desde que o banco iniciou suas atividades, há 4 anos. Foram 552 tecidos captados no ano passado e cada captação pode atender mais de um paciente que aguarda por transplante.
Desta maneira foram beneficiados 727 pacientes, de nove diferentes estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Do total de tecidos distribuídos pelo Hospital Evangélico Mackenzie em 2024, 55% são tecidos oculares, 23% cardiovasculares, 13% musculoesqueléticos e 9% pele humana.




