Antena para TV Digital

A patente “DIGITAL TV ANTENNA” foi depositada em 12 de março de 2014 nos Estados Unidos e foi concedida em 24 de janeiro de 2017 com o registro US 9,553,354 B2. A patente foi concedida para o Instituto Presbiteriano Mackenzie, mantenedora da Universidade Presbiteriana Mackenzie com autoria de dois professores do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC) Mackenzie: Dr. Gunnar Bedicks Junior e Dr. Cristiano Akamine, um professor da Escola Politécnica de Universidade de São Paulo: Dr. Guido Stolfi e um técnico da Escola de Engenharia Mackenzie: Ariston Leite Pereira. Esta patente é uma extensão do pedido de patente BR1020130059820 que foi depositada em 13/03/2013 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e que foi licenciada em 01 de junho de 2013 para a empresa Advansat Industria e Comercio de Produtos Eletrônicos LTDA. 

Com o crescimento populacional nas grandes cidades e o consequente aumento de unidades residenciais localizadas em prédios de apartamentos, torna-se fundamental a utilização de antenas internas para a recepção do sinal de TV digital nos aparelhos de televisão, tendo em vista a dificuldade de instalação de uma antena externa em edifícios e condomínios, ou em possuir sistemas de distribuição coletiva de boa qualidade. O sinal recebido das emissões de televisão pode ter polarização vertical, horizontal, circular ou elíptica, de acordo com a polarização utilizada na antena do transmissor, ou devido à degradação causada nas ondas pelos múltiplos caminhos do sinal em diversos obstáculos, como edifícios, colinas, etc.

A presente invenção se refere a uma antena para a recepção de sinais de TV digital com polarização horizontal, vertical, circular ou elíptica, em ambientes internos residenciais ou comerciais, ambientes externos, ou para uso em veículos, a referida antena tendo uma construção robusta, simples e de fácil instalação por meio de uma estrutura de dimensões relativamente reduzidas e de apresentação agradável, apresentando ainda um filtro interno para evitar a interferência de sinais indesejáveis.