Avaliação de startups

Startups enfrentam dificuldades para levantar capital. Por não possuírem histórico contábil, elas têm dificuldades obter recursos via dívidas. Logo, elas o fazem por meio da família, amigos e investidores de capital de risco. A insuficiência desses recursos pode provocar sua mortalidade ainda nos primeiros anos de existência. Assim sendo, o entendimento de abordagens metodológicas para sua avaliação pode contribuir para a apresentação do seu potencial a eventuais investidores.

Os métodos de avaliação tradicionais de empresas não são aplicáveis às startups. Assim sendo, para cada estágio da startup, faz-se necessário verificar qual é a abordagem metodológica mais adequada para sua avaliação. Devido à dificuldade de obtenção de determinantes financeiros, os qualitativos são os que mais contribuem para esse processo.

Inovação: A identificação e aplicação do método de avaliação mais adequado - para a startup - pode ser fundamental no processo decisão dos potenciais investidores. Entre esses métodos, destacam-se: scorecard, venture capital, first Chicago, negociação comparáveis, múltiplos, pre and post money, valor de liquidação, Berkus etc.

Oportunidades/Vantagens/Benefícios: Startups são empresas com alto potencial de escalabilidade, apoiado pelo uso da tecnologia em um produto ou serviço pouco explorado ou feito de forma diferente do mercado tradicional. Assim, devido ao alto grau de incertezas, empresas inovadoras necessitam de recursos num montante e prazo que viabilizem escalar seus negócios, rompendo o “vale da morte” e viabilizando sua expansão. Para tanto, saber quantificar seu valor é essencial nesse processo de captação de recursos.