Laboratório Impressão - experimentações e pesquisas em design gráfico

As atividades desenvolvidas no LABImpressão voltam-se ao conhecimento e exploração de diferentes técnicas gráficas, visando ancorar processos de criação e produção de projetos do campo do design gráfico. Destinado a dar suporte às ações de ensino, pesquisa e extensão do Curso de Design, o laboratório propicia experimentos com processos reprodutivos originários das artes gráficas – xilogravura, linóleo-gravura, litogravura, gravura em metal e serigrafia –, bem como com processo digital fine art, abrindo possibilidades criativas para soluções projetuais, desde aplicações sobre diversidade de suportes, a experimentações de processos híbridos.

O laboratório está apoiado e grande histórico de atividades de impressão manual, como as tradicionais técnicas de gravura em diferentes suportes, mas foi ao longo do tempo se digitalizando e conta hoje com estruturas tanto tradicionais quanto recentes, constituindo-se então, como excelente espaço para experimentação, desenvolvimento de peças piloto, pré-séries ou mesmo a produção de pequenas tiragens, seja por empresas, seja por designers ou outros atores gráficos.

Inovação: O LAbImpressão é um espaço para experimentação e pesquisa, onde linguagens visuais e táteis podem ser materializadas por meio de diversas técnicas, da geração da matriz à impressão sobre diferentes materiais. Seus recursos viabilizam a confecção de bonecos de projetos editoriais, modelos para estamparia, protótipos para sistemas de comunicação visual, dentre outros objetos gráficos. Tais instrumentos permitem testes e validação de projeto, além da elaboração de estratégias para reprodutibilidade. No LABImpressão, busca-se também articular encontros e workshops com designers, artistas, técnicos e docentes, a fim de ampliar a discussão projetual, aprofundar o processo criativo e estimular a inovação.

Oportunidades/Vantagens/Benefícios: Infraestrutura, suporte de técnicos especializados e de docentes, conferem potencial, ao LABImpressão, para constituir parcerias e realizar projetos com jovens profissionais, pesquisadores e especialistas ligados a áreas do design e das artes gráficas, assim como parcerias e ações institucionais de caráter cultural, social e mercadológico.