Avaliação e tratamento respiratório a partir do celular

A avaliação e o tratamento de enfermidades respiratórias em ambiente hospitalar e domiciliar são necessidades contemporâneas e de grande importância social. O celular é um dispositivo portátil e de uso amplo e geral. Nossa proposta é que, através de um aplicativo e de um sensor, indivíduos adultos e pediátricos possam ser avaliados e tratados por meio de exercícios respiratórios via celular, com acompanhamento do profissional da saúde, que receberia os laudos avaliativos e de desempenho do seu paciente em tempo real remotamente.

O acompanhamento de pacientes com alterações respiratórias, sejam doenças (ex. COVID-19) ou pós-operatórios, requer esforço e empenho do doente. A criação de um aplicativo lúdico (estilo "game") aumentaria a aderência de pessoas ao tratamento por meio de exercícios respiratórios. O celular pode ser o elemento de ligação entre o desempenho respiratório do paciente e o profissional da saúde. Dispositivo semelhante existe apenas na Coréia do Sul, o Go-Breath. O aparelho é único no mundo, não havendo qualquer iniciativa nesse sentido, por enquanto, no ocidente.

Inovação: A proposta visa solucionar a dificuldade do profissional da saúde em gerir em tempo real a recuperação respiratória de seu paciente. O projeto inova ao permitir esse acompanhamento à distância e, do lado do paciente, inova ao proporcionar um feed-back lúdico para execução do exercício pelo aplicativo. A respiração executada no contexto competitivo de um “game” aumenta o engajamento ao tratamento. O impacto no âmbito de profissionais como pneumologistas, fisioterapeutas e enfermeiros seria significativo, tanto no ambiente hospitalar quanto domiciliar (Home-Care).

Oportunidades/Vantagens/Benefícios: Empresas voltadas para equipamentos médicos possuem grande facilidade em operacionalizar a captação de fluxos respiratórios (respiração) do paciente. A proposta visa unir esta já conhecida tecnologia à um dispositivo tão usado como o celular. Mais que isso, visa oferecer uma terapia respiratória estruturada dentro de um “Jogo”, aumentando o engajamento e melhora da saúde do paciente, com transmissão dos dados para o profissional. Assim, com pouco investimento, comparativamente, empresas se beneficiariam com a proposta ao trazer um produto atrativo e necessário.