04.10.2019 - EM Cultura
Quem aí também é viciado em seriados? Finalmente chegou o fim de semana e podemos maratonar nossas produções preferidas sem culpa. Mas nunca é demais, está na hora de colocar mais algumas séries na sua lista da Netflix!
Por isso, nessa edição do #FavoriteiMackenzie conversamos com Guilherme Madeira, professor da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), e pedimos que ele separasse uma lista com três séries imperdíveis, disponíveis na plataforma de streaming, com diferentes objetivos e formas de se ver aspectos do direito. A seguir estão as dicas do professor sobre as produções e seu comentário. Vamos maratonar?
Inacreditável
“Esta série é voltada principalmente para todos os que queiram trabalhar com direito e processo penal. Demonstra a importância e o cuidado que devemos ter com as vítimas, especialmente nos casos envolvendo estupro”.
Uma jovem é acusada de falsa denúncia de estupro. Anos depois, duas investigadoras encaram casos parecidos. A série é baseada em fatos reais.
Making a Murderer
“Gosto muito deste documentário porque ele desfaz a ilusão de que o sistema norte-americano é perfeito e mostra que problemas em investigações criminais existem no mundo todo”.
Filmado durante 13 anos, a série conta a história real de Steven Avery, que passou 18 anos na prisão por agressão sexual e foi inocentado. Antes de ganhar uma indenização do Estado Americano, Avery é acusado de assassinato.
Bandidos na TV
“Esta série permitirá ao aluno compreender as diferentes visões sobre um mesmo caso (pois há a versão da defesa na série) e como a imprensa pode ser perigosa para o indivíduo”.
O jornalista e deputado Wallace Souza, um dos apresentadores de TV mais famosos do Amazonas, é acusado de encomendar assassinatos para aumentar a audiência de seu programa.
Mas não acabou por aqui, quer mais indicações?
O professor ainda sugeriu um filme, um documentário e um podcast para completar a lista de produções com temas explorados no universo do direito.
À espera de um milagre
“O filme tem por objetivo reforçar o que normalmente digo em aula: ouçam todos os lados antes de julgar. Não sejam afoitos”.
O agente penitenciário Paul (Tom Hanks) descobre que John Coffey (Michael Clarke Duncan), um dos prisioneiros no corredor da morte, possui poderes misteriosos. O agente tenta livrar John da execução e os dois criam uma grande amizade.
Privacidade Hackeada
“O objetivo deste documentário é fazer o aluno repensar os limites da privacidade na pós-modernidade e se questionar se deve ou não haver algum limite para grandes empresas da internet. Em caso positivo, quais seriam estes limites?”.
O documentário mostra como uma empresa norte-americana utilizou e manipulou dados do Facebook e com isso conseguiu induzir comportamentos nas pessoas ao redor do mundo.
Podcast: Projeto Humanos - O Caso Evandro
“Um dos melhores podcasts do país feito em cima de dados concretos dos processos e envolvendo famoso julgamento criminal ocorrido no Paraná no caso 'As bruxas de Guaratuba'. O aluno ouvirá atuações reais de promotores, advogados e juízes em um caso tenebroso”.
O podcast conta a história do menino Evandro Ramos Caetano, de apenas seis anos de idade, que desapareceu na cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná, no ano de 1992.