✓ Programa de Mobilidade Acadêmica Fluxo Contínuo: Trata-se de um programa de mobilidade de alunos de Graduação entre a UPM e as universidades conveniadas. Em sua maioria, as vagas oferecidas são gratuitas e em número limitado, sendo o processo seletivo orientado por editais semestrais;

✓ Programas de Dupla Titulação: São programas que permitem ao aluno obter dois diplomas, o da UPM e outro da instituição parceira. Para obter os dois diplomas o aluno precisa atender aos requisitos das duas instituições, sendo os processos seletivos orientados por editais;

✓ Programas de Curta Duração: São programas para mobilidade de uma a quatro semanas, normalmente no período de férias (podendo acontecer fora das férias). Podem ser voltados para aprendizagem ou aperfeiçoamento de idiomas ou para estudar algum assunto específico ou fazer visitas internacionais. Os programas são anunciados na página da COI;

✓ Programas com bolsas, em parceria com o Santander Universidades: Atualmente são dois programas: o Santander TOP Espanha e o Programa de Bolsas IberoAmericanas Santander Universidades. Os editais são geralmente publicados no primeiro semestre.

O processo seletivo do Programa Fluxo Contínuo inicia-se normalmente nos meses de janeiro e julho, de acordo com as datas planejadas no Calendário Acadêmico da UPM e possui duração de aproximadamente quarenta e cinco dias. Para os demais Programas, o período é variável. O aluno deve ficar atento aos editais publicados na página da COI e chamadas anunciadas pelos professores RINT de cada Unidade Acadêmica, providenciando sua documentação com antecedência

A UPM não cobra taxa de inscrição para os processos seletivos dos programas de mobilidade acadêmica.

Não, há isenção da mensalidade da UPM durante o período em que o aluno estiver em atividade no exterior, sendo necessário apenas pagar a taxa de matrícula para manter o vínculo com a Universidade.

Há também ausência de cobrança de mensalidades na maioria das universidades estrangeiras parceiras, e valores especiais por parte das universidades que cobram mensalidades. Para saber se a instituição cobra mensalidade é necessário consultar nossa Planilha com a lista das universidades estrangeiras com vagas disponíveis para mobilidade acadêmica e informações sobre exigências de certificado de idioma, em nossa página do Fluxo Contínuo. 

Sim, você pode realizar mobilidade em uma Universidade que não seja conveniada com a UPM. Quando você realiza mobilidade em uma Instituição não parceira, nós chamamos a sua mobilidade de free mover.

Ser um estudante free mover é estudar em uma Instituição de sua escolha seguindo os pré-requisitos da própria instituição sem participar de um processo seletivo da COI. Nos programas de mobilidade da COI, o estudante sabe que há vagas destinadas à Universidade Presbiteriana Mackenzie e que a Universidade de destino não cobrará o valor de sua mensalidade ou aplicará políticas diferenciadas de descontos.

No caso do Free Mover, compete a Universidade de destino decidir pela aceitação ou não do seu pedido de mobilidade e invariavelmente é cobrada mensalidade e ou taxas administrativas.

Se você decidiu realizar mobilidade como um estudante free mover, você deverá entrar em contato com a Instituição de seu interesse e solicitar informações sobre como estudar com eles. Durante o contato, informe que você é estudante da Universidade Presbiteriana Mackenzie, universidade reconhecida pelo ministério da educação do Brasil.

Ao decidir que será um estudante free mover, durante o seu contato com a Universidade estrangeira, copie a equipe de outgoing da COI no seu e-mail outgoing@mackenzie.br e o RINT de sua Unidade Acadêmica. Clique aqui para saber qual o RINT de sua unidade acadêmica.

Caso a Universidade tenha te solicitado algum documento de responsabilidade da COI (escritório internacional da UPM) como por exemplo: carta de nomeação você poderá solicitar auxílio para a COI através do e-mail: outgoing@mackenzie.br.

Sim, você deverá trancar a sua matrícula com a UPM. Após sua decisão sobre ser um estudante free mover, contate a CGA para procedimento de trancamento de sua matrícula. Enquanto você for um estudante free mover, desde que tenha a sua matrícula devidamente trancada junto ao CGA a Universidade Presbiteriana Mackenzie não cobrará mensalidade.

Se você estiver com dúvidas acadêmicas para aplicação de seu processo de mobilidade free mover, como por exemplo: escolha de grade de disciplinas etc., você poderá contar com o auxílio de seu professor RINT. Veja aqui quem é o professor RINT de sua unidade acadêmica.

A possibilidade de equivalência de disciplinas será analisada pelo coordenador do curso na sua unidade acadêmica mediante a apresentação das disciplinas cursadas no exterior, conteúdo programático e o relatório de notas.

É necessário que ao retornar da mobilidade o aluno faça a solicitação via TIA em requerimentos.

Cada Instituição de Ensino Superior Estrangeira possui seus requisitos e modelos de documentos específicos. Recomenda-se indagar junto à IES estrangeira quais as exigências e requisitos. Em regra, a IES estrangeira solicita ao egresso UPM que envie uma declaração – em um modelo fornecido pela própria IES estrangeira –, na qual sejam informados (i) o ano de ingresso e término do curso junto à UPM; (ii) existência de alguma informação disciplinar referente ao egresso e (iii) assinatura do responsável pela instituição de ensino. Há casos de requisição de (i) declaração, por parte da Universidade de Origem, de que o curso do egresso o habilite a se matricular, no país de origem, em programas de pós-graduação; (ii) histórico escolar e explicação quanto à métrica de avaliação e classificação dos discentes e (iii) explicação quanto ao total de créditos acadêmicos correspondentes ao curso de formação do egresso. É usual que haja a solicitação de que documentos oficiais, como certificado de conclusão de curso, diploma e histórico escolar, sejam entregues em versão na língua do país da IES estrangeira, por tradutor juramentado.

Documentos oficiais como histórico escolar, certificado de conclusão de curso e diploma (caso não os tenha) devem ser solicitados junto à Coordenadoria Geral de Relacionamento e Atendimento (CGA) mediante a Coordenadoria de Acervo Acadêmico, Registro de Diplomas e Documentos (CARD). Coordenadoria Geral de Relacionamento e Atendimento (CGA) fornece os documentos solicitados, em versão em português. Cabe ao egresso providenciar a tradução juramentada. Para solicitação de documentos e acesso a informações como horário de funcionamento, telefone e e-mail de contato da CGA, acesse aqui.

Declarações em modelo exigido pela IES Estrangeira devem ser solicitadas junto à própria unidade acadêmica responsável pelo curso de formação do Egresso. Recomenda-se enviar email à coordenação acadêmica do curso, com cópia ao Responsável Internacional da unidade acadêmica e à Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), no e-mail coi.egressos@mackenzie.br.

O contato do Representante Internacional de sua unidade pode ser obtido aqui.

Não. A UPM disponibiliza apenas documentos em português, mediante solicitação. Para solicitação de documentos e acesso a informações como horário de funcionamento, telefone e e-mail de contato da CGA, clique aqui.

Encontre mais informações sobre tradução juramentada e indicações de profissionais aqui.

A UPM não fornece certificado de conclusão de curso em padrão estrangeiro. Por padrão estrangeiro, entende-se a conversão da métrica brasileira ou institucional de cálculo da média global do aluno ou sistema de créditos à linguagem do país estrangeiro (como notas em escala alfabética ou créditos em modelos diversos ao crédito-hora, tal como European Credit Transfer ECT).

No caso de exigência por parte da IES estrangeira, recomenda-se entrar em contato com a Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), no e-mail coi.egressos@mackenzie.br.

O contato do Representante Internacional de sua unidade pode ser obtido aqui.

A COI verificará as características da IES de destino e fornecerá documento informativo sobre a forma de conversão de média global e sistema de créditos de ensino. Ou também, o documento pode ser solicitado à CGA por meio do link a seguir e no campo de observações devem ser citadas as especificidades do documento: clique aqui.

Obs: Para alunos egressos da UPM - Campus Campinas, os alunos devem entrar em contato com o setor responsável de Campinas no e-mail cga.campinas@mackenzie.br.

O documento que comprova tanto sua carga horária quanto suas notas é o seu histórico escolar. Este é o único documento oficial emitido pela UPM, e deve ser solicitado à Coordenadoria Geral de Relacionamento e Atendimento (CGA), junto à Coordenadoria de Acervo Acadêmico, Registro de Diplomas e Documentos (CARD). Para solicitação de documentos e acesso a informações como horário de funcionamento, telefone e e-mail de contato da PRCA, clique aqui.

Caso a IES estrangeira solicite que a UPM envie envelope lacrado oficial, o egresso deverá solicitar à Coordenadoria Geral de Relacionamento e Atendimento (CGA), junto à Coordenadoria de Acervo Acadêmico, Registro de Diplomas e Documentos (CARD), por meio deste link  (i) a emissão dos documentos exigidos; e (ii) envio do documento para o endereço apontado pela IES estrangeira. Neste caso, a CGA coloca o documento dentro de um envelope lacrado, e o egresso deverá retirar a via física pessoalmente ou por representante, com procuração autorizando a retirada de documentos, e providencia o envio.

Para verificar a autenticidade de diploma, seja para fins de trabalho ou estudo no exterior, a UPM disponibiliza acesso à consulta da autenticidade do diploma aqui

Para efetuar a verificação, o solicitante deverá ter as seguintes informações:

• Número do registro do diploma/certificado;

• Número do processo;

• Data do registro;

• Data de nascimento do concluinte.

Estas informações geralmente estão disponíveis no verso do diploma.

Você deverá entrar em contato com o setor responsável pela verificação de diplomas na UPM.

Ao entrar em contato, informe:

  • Nome completo;
  • Código de matrícula;
  • Número do RG.

Caso a organização solicite o preenchimento de declarações em modelo específico ou próprio, você deve solicitar o preenchimento junto à própria unidade acadêmica responsável pelo curso de formação do Egresso. Recomenda-se enviar e-mail à coordenação acadêmica do curso, com cópia ao Responsável Internacional da unidade acadêmica e à Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), no e-mail coi.egressos@mackenzie.br.

O contato do Representante Internacional de sua unidade pode ser obtido aqui.

Caso a organização necessite de Documentos oficiais como histórico escolar, certificado de conclusão de curso e diploma (caso não os tenha), devem ser solicitados à Coordenadoria Geral de Relacionamento e Atendimento (CGA), junto à Coordenadoria de Acervo Acadêmico, Registro de Diplomas e Documentos (CARD), por meio deste link. 

A Coordenadoria Geral de Relacionamento e Atendimento (CGA) fornece os documentos solicitados, em versão em português. Cabe ao egresso providenciar a tradução juramentada. Encontre mais informações sobre tradução juramentada e indicações de profissionais aqui.

O reconhecimento de títulos obtidos no exterior no âmbito da Graduação apenas pode ser realizado por meio de instituições de ensino superior federais ou públicas, informações mais detalhadas para a realização do processo devem ser obtidas mediante a plataforma: carolinabori.mec.gov.br

Para que um processo de reconhecimento de título ocorra é preciso que o interessado acesse a Plataforma Carolina Bori (plataforma mantida pelo MEC).

Recomendamos que, primeiramente, se acesse a página http://carolinabori.mec.gov.br/. Nesta página, além de dar acesso à Plataforma Carolina Bori, são oferecidas informações detalhadas sobre o processo conforme determinação do Governo Federal.

Após realizar a leitura completa da homepage, o interessado deverá ler:

  • Ordem Interna OI-RE-24/2020
  • Ordem Interna OI-RE-25/2020

Para realizar sua inscrição na Plataforma Carolina Bori é essencial que o interessado esteja com todos os documentos solicitados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie digitalizados.

Em cumprimento à Portaria Normativa do MEC nº 22, de 14/12/2016 e à Ordem Interna da Reitoria nº 24/2020  e à  Ordem Interna da Reitoria nº 25/2020, de 12/03/2020, segue abaixo a relação de documentos que deverão ser anexados à ficha cadastral (disponível na Plataforma Carolina Bori). A Plataforma comporta apenas arquivos de imagem formato jpg ou pdf, com no máximo 2GB.

I. Documento de identidade civil (RG, RNE ou passaporte). (arquivo pdf ou jpg)

II. Cadastro de pessoa física (CPF). (arquivo pdf ou jpg)

III. Certidão de casamento (se for o caso de alteração de sobrenome). (arquivo pdf ou jpg)

IV. Diploma devidamente registrado pela instituição responsável pela diplomação, de acordo com a legislação vigente no país de origem. (arquivo pdf ou jpg) 

V. Arquivo digital (arquivo pdf – em caso de dissertações ou teses com arquivos superiores a 2GB, é possível dividir o trabalho em mais arquivos) em formato compatível da tese ou dissertação com registro de aprovação da banca examinadora, acompanhada dos seguintes documentos: 

a) Ata ou documento oficial da instituição de origem, no qual devem constar a data da defesa, se for o caso, o título do trabalho, a sua aprovação e os conceitos outorgados (arquivo pdf ou jpg);

b) Nomes dos participantes da banca examinadora, se for o caso, e do orientador, acompanhados dos respectivos currículos resumidos (arquivo pdf ou jpg); e 

c) Caso o programa de origem não preveja a defesa pública da tese, deve o aluno anexar documento emitido e autenticado pela instituição de origem, descrevendo os procedimentos de avaliação de qualidade da tese ou dissertação, adotados pela instituição, inclusive avaliação cega emitida por parecerista externo (arquivo pdf ou jpg)

VI. Histórico escolar, descrevendo as disciplinas ou atividades cursadas, com os respectivos períodos e carga horária total, indicando o resultado das avaliações em cada disciplina. (arquivo pdf ou jpg)

VII. Descrição resumida das atividades de pesquisa realizadas, estágios e cópia impressa ou em endereço eletrônico dos trabalhos científicos decorrentes da dissertação ou tese, publicados e/ou apresentados em congressos ou reuniões acadêmico-científicas, indicando a autoria, o nome do periódico e a data da publicação e/ou nome e local dos eventos científicos onde os trabalhos foram apresentados. (não é permitida anexação. Descrição a ser inserida diretamente na caixa textual específica);

VIII. Resultados da avaliação externa do curso ou programa de pós-graduação da instituição, quando houver e tiver sido realizada por instituições públicas ou devidamente acreditadas no país de origem, e outras informações existentes acerca da reputação do programa indicadas em documentos, relatórios ou reportagens. (arquivo pdf)

Após a conclusão da abertura do requerimento, a Universidade Presbiteriana Mackenzie enviará o boleto de pagamento da análise documental por e-mail. O boleto deverá ser pago em até 5 dias e o comprovante anexado aos outros documentos no âmbito da Plataforma Carolina Bori. A análise documental só ocorrerá após a comprovação do pagamento.

Caso o requerimento seja aprovado na fase de Análise Documental e for determinado o tipo de tramitação, a Universidade Presbiteriana Mackenzie enviará o boleto de pagamento da análise acadêmica por e-mail. O boleto deverá ser pago em até 5 dias e o comprovante anexado aos outros documentos no âmbito da Plataforma Carolina Bori. A análise acadêmica só ocorrerá após a comprovação do pagamento via anexação do arquivo na referida Plataforma.

Mais informações podem ser encontradas aqui.