2023 - Tábyta Cardoso Silva - Direito


Lisboa é uma cidade linda, muitos pontos turísticos incríveis, com praias maravilhosas, com gelatos e pastéis de nata deliciosos.

O que mais me impressionou no país foi a segurança, apesar do país receber muitos imigrantes de diferentes culturas, é presente em diversos locais públicos vários policiais, a maioria das pessoas estacionam os carros na rua, e os muros das casas são baixos.

Em relação aos pontos negativos, é que me senti um pouco perdida quanto as pessoas e lugares que deveria acessar para dar início ao semestre letivo, exemplo: onde fazer carteira de estudante, onde tirar o Nif, entre outras coisas que fui descobrindo sozinha no decorrer dos meses.

Tive muita dificuldade no início para me adaptar com a comida, os Portugueses consomem muito peixe, e os sabores dos pratos são bem diferentes, por isso uma dica é estar aberto a experimentar outros sabores.

Outra dificuldade foi com relação a comunicação, os Portugueses são bem diretos e não costumam ser muito compreensivos. Apesar de termos o português como língua em comum, o sotaque e algumas palavras são bem diferentes, por isso aconselho a treinar seu português de Portugal assistindo vídeos no youtube.

Embora os portugueses mais velhos sejam secos, os jovens portugueses costumam ser mais receptivos, por isso não é impossível fazer amizade com o pessoal da universidade.

Para mim, os pontos positivos sobre o período de estudos no exterior, foi poder ter um contato próximo com outra cultura, e outras línguas, pois pude ter contato com alunos de países de todo mundo que também vieram fazer intercâmbio.

Me transformei muito não só academicamente pela oportunidade de estar em uma outra universidade, mas muito mais como pessoa, vivenciar e compreender culturas diferentes, perceber outros aspectos sobre meu próprio país que eu não enxergava antes por estar dentro da minha própria bolha. As dificuldades sobre meu período de estudos no exterior foram principalmente a falta de comunicação no início da mobilidade, me senti muito sozinha e perdida, acredito que deveria ter mais jantares para entrosamento entre os alunos, e guias no início, por isso vai algumas dicas para quem pretende vir para Portugal:

Se informe com sua Universidade com relação ao cartão do estudante, se tem cantina, como acessá-la, veja também como você irá se transportar, no meu caso fiz um cartão para andar de metrô e trem, o valor desse cartão é 30 euros. E faça seu Nif, pois irá precisar para acessar praticamente todos os locais da Universidade.

Com relação a grade curricular também pude vivenciar muitas experiências legais, participar de congressos, acesso nas salas de estudos e biblioteca.

O que mais senti falta nesse período de intercâmbio foi principalmente, dos meus pais, amigos e familiares deixados no Brasil. Também senti bastante falta de algumas comidas, como feijão, carne de vaca, frutas tropicais etc., embora em geral, existam muitas opções de boas comidas em Portugal.

A Universidade de Lisboa também oferece muitas oportunidades para se exercitar, pude fazer natação, além de ter uma academia de fácil acesso. E para fazer amizades também tive muitas oportunidades de conhecer outras pessoas participando da igreja Zion, estar com eles foi primordial para essa experiência.

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais