Durante o 7º semestre do curso de Direito, fui aprovada no processo seletivo da COI para estudar por um semestre na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa - FDUL, em Portugal. O plano inicialmente era retornar no início do ano de 2019, após concluir um semestre, porém minha experiência foi tão boa que decidi prorrogar a mobilidade por mais seis meses, retornando então somente no final de julho de 2019.
Assim que cheguei fui surpreendida positivamente com várias coisas, dentre elas a quantidade de alunos brasileiros e Erasmus que estudam aqui e a variedade de matérias que os intercambistas podem cursar. A FDUL propicia que os alunos estrangeiros possam escolher cadeiras da grade curricular normal, do Mestrado em Ciências ou Prática Jurídica e disciplinas em língua inglesa, além de poder inscrever-se em diversos cursos intensivos lecionados em cada semestre.
Considerando que não temos equivalência nas matérias cursadas em mobilidade, o fato de termos liberdade para escolher matérias diferentes da graduação comum ou específicas sobre determinados assuntos significa ampliar nossa visão do direito de forma exponencial, nos guiando para um olhar internacional sobre a área jurídica, o que é essencial no mundo globalizado atual. Além disso, tal ampliação abrangeu não só o conhecimento acadêmico, mas principalmente o campo pessoal, pois tive a oportunidade de conhecer pessoas e culturas do mundo inteiro.
Em relação à cidade e ao país que escolhi estudar, tenho muitas coisas boas para dizer. Portugal tem um clima ótimo, uma gastronomia incrível, um custo de vida relativamente baixo e costumes muito semelhantes à nossa cultura. Por sua vez, Lisboa é uma cidade maravilhosa, com muitos pontos turísticos para visitar, vida noturna agitada, diversas praias e cidades lindas nos seus arredores e com muita segurança e facilidade nos transportes, o que garante alta qualidade de vida aos estudantes. Ao contrário do que muitos pensam, é uma capital europeia cheia de vida e cultura, com um ar acolhedor que me fez sentir em casa durante esse tempo.
A experiência de estudar fora me proporcionou um crescimento pessoal, acadêmico e profissional sem tamanho que levarei para o resto da vida e, sem dúvida, será essencial no futuro. Por isso, serei sempre grata ao Mackenzie por dar essa oportunidade tão importante para os seus alunos, sobretudo sem qualquer custo.