2019 - Beatriz Barbar Cury Pupo de Paula - Direito


O processo de aplicação para o intercâmbio está explicado de forma detalhada e clara na página do COI e é baseado, principalmente, na média geral do aluno. Sendo assim, fica fácil para o aluno interessado ter uma noção se conseguirá ser selecionado para o intercâmbio, já que tudo que precisa é ter uma boa média. 

Após ser selecionada para o intercâmbio, fiquei à espera da aceitação pela Universidade de Lisboa. Recebi a carta de aceitação um pouco mais tarde do que os outros alunos. Felizmente, durante esse período, tive total apoio da COI, que mantinha contato com a Universidade cobrando um posicionamento. 

Com relação à recepção na Universidade de Lisboa, posso dizer que ocorreu de forma tranquila. A Universidade recebe inúmeros brasileiros por semestre e possui um núcleo de apoio aos brasileiros (NELB), que está sempre promovendo palestras para os brasileiros e disposto a nos ajudar com qualquer problema, seja ele relacionado à faculdade ou até mesmo com o aluguel de moradia em Lisboa. Além disso, os responsáveis pelos alunos internacionais (Erasmus Office) estavam sempre à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas, principalmente no início do semestre.

Falando sobre a minha experiência, posso dizer que não me arrependo da escolha que fiz. Além de ser uma ótima universidade, a Universidade de Lisboa oferece palestras, cursos e aulas em inglês e espanhol para os alunos que estiverem interessados. Apesar de ter escolhido Lisboa por ter a mesma língua, acabei fazendo uma das matérias em inglês, o que acabou sendo algo muito bom para que eu pudesse treinar outra língua também. 

Por fim, gostei muito de ter vivido em Lisboa. Mesmo sendo a capital de Portugal, a cidade não é muito grande e, mesmo assim, tem muito a fazer e conhecer. 

Compartilhe nas Redes Sociais