2018 - Ronnie Von de Almeida Silva - Arquitetura e Urbanismo


Estudar na Universidade de Coimbra, uma das instituições mais antigas e prestigiadas do mundo, foi sem dúvida uma das minhas melhores experiências acadêmicas até aqui. A cidade, que fica ao centro de Portugal, entre Lisboa e Porto, possui uma atmosfera única, cujo espírito universitário floresce como em poucos lugares.

No Departamento de Arquitetura, optei por me inscrever em disciplinas que não estudaria no Brasil. Assim, pude ampliar meu repertório com novos conhecimentos e enxergar a Arquitetura por um outro olhar. A quantidade de alunos em mobilidade vindos de todos os cantos do mundo me impressionou positivamente e enriqueceu ainda mais esta experiência.

Também não poderia deixar de enfatizar o quão especial foi conhecer uma cultura tão próxima e, ao mesmo tempo, com tantas particularidades em relação à nossa. Em Portugal as distâncias entre as principais cidades são relativamente curtas, o que me permitiu viajar com bastante facilidade. Aliás, a Universidade de Coimbra possui um calendário com longas pausas letivas distribuídas no decorrer do semestre, garantindo um certo equilíbrio entre estudo e lazer.

A mobilidade acadêmica durou cerca de seis meses, de janeiro a junho de 2019, mas os preparativos começaram muito antes. Em setembro de 2018 eu já havia feito todos os procedimentos exigidos pela COI, cujos colaboradores me acompanharam desde o início do processo e sempre se colocaram à disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas. A aplicação para a Universidade de Coimbra também foi extremamente simples, e o suporte, tanto presencial quanto à distância, excepcional, não havendo qualquer dificuldade para o ingresso na instituição.

Por fim, faço aqui meus agradecimentos ao Programa Santander Universidades e à Universidade Presbiteriana Mackenzie pela oportunidade, incentivo e contribuição para valoração da educação em nosso país. Mais uma vez, muito obrigado!

 

Compartilhe nas Redes Sociais