2022 - Caio Augusto de Morais Oliveira - Jornalismo


Desde que tomei conhecimento da possibilidade de fazer intercâmbio pelo Mackenzie, tive a certeza que era uma grande oportunidade para viver uma grande experiência. Busquei saber os requisitos necessários e fui atrás dessa oportunidade. Foi um processo cansativo e burocrático, mas no fim das contas valeu muito a pena. O Mackenzie me deu a chance de viajar para outro continente e conhecer inúmeras culturas e os diferentes moldes de ensino na Europa. Foram seis meses muito construtivos e cativantes e, ao estudar fora do meu país, tive uma noção de como funciona o mesmo curso em um diferente contexto. Vi de perto como é o ensino em um outro país, como ele funciona e como as aulas são desenvolvidas. Conheci ótimos professores e fiz diversos amigos, com quem pude trabalhar, estudar e conviver.

Para quem quer uma experiência com maior facilidade de adaptação, aconselho irem a Portugal. O país possui diversos motivos para ser escolhido, parece óbvio, mas estar em um país onde a lingua é a mesma, facilita muito a comunicação e o convivio com as outras pessoas. Minha adaptação foi bastante fácil e rápida, Portugal é um país muito atrativo, por diversos fatores, por ser seguro, belo, e possuir um clima bem quente no verão, o que nos faz lembrar de casa. Além de possuir uma ótima culinária que já estamos familiarizados. Por diversas vezes, durante esses meses, me esquecia que estava fora do Brasil, me senti completamente em casa, considerando também o número de brasileiros pelo país, que é grande.

Para os alunos interessados em fazer um intercâmbio na europa, e ainda têm dificuldades com outras línguas, Portugal pode ser a melhor escolha. Como já comentei, além da facilidade para o relaciomento com as pessoas, Portugal possui muitos estrangeiros, e o treino do inglês e espanhol pode ser desenvolvido com mais tranquilidade e prática. Na europa é bem provável que você converse com outras pessoas que também não tem o inglês como a língua materna.

Nesse período de seis meses, conversei com portugueses, espanhóis, italianos, belgas, chineses, indianos e muitos outros. Se você aluno, tem a oportunidade de ter essa experiência, faça, pois o ganho que eu tive ao vivenciar esses meses me ajudou muito, a ter diversas perspectivas, diferentes das que eu tinha. Com certeza após essa experiência, tenho outra noção das coisas e do mundo à minha volta e de como o diferente é belo e importante em seu lugar.

Quero Agradecer ao pessoal do COI, pelos conselhos e intensas ajudas, para que meu processo desse certo e ocorresse da melhor maneira possivel. Com certeza se você aluno precisar de qualquer orientação, eles irão te dar o melhor caminho possível e até acalmar em momentos de ansiedade e estresse. E agradecer também a minha Universidade Presbiteriana Mackenzie, que pela sua estrutura, pode oferecer uma vasta camada de experiências e oportunidades aos seus alunos.

Compartilhe nas Redes Sociais