Meu nome é Maria Paula Savio, sou aluna de Arquitetura e Urbanismo, estou no nono semestre e fiz o intercâmbio de um semestre no Politecnico di Milano, na Itália, logo depois de acabar meu oitavo no Mackenzie.
Por já ter terminado todas as matérias da FAU, eu senti uma liberdade muito grande em escolher realmente as matérias que eu me interessava e não ficar preocupada com créditos e compatibilização, como eu sei que muita gente, principalmente os estudantes de Erasmus lá, fazem.
Como tive aula de italiano por um tempo antes de fazer a mobilidade, acabei optando por pegar aulas tanto em inglês quanto italiano. As aulas em si, em italiano, foram mais fáceis de entender do que eu esperava e mesmo você não falando fluentemente os professores foram muito prestativos e falavam inglês quando necessário, acho que isso aconteceu principalmente pelo Politécnico acolher muitos alunos internacionais todo semestre. Até onde sei, mesmo as pessoas que tiveram problemas com pegar matéria em italiano mesmo não sabendo a língua (o que não é difícil de acontecer porque as vagas para as matérias em inglês esgotam muito rápido – minha dica é ficar bem atento no dia/horário que o portal de lá abre) foi mais complicado, mas nem um pouco impossível.
Em relação à cidade, sinto que não poderia ter escolhido um lugar melhor que Milão para minha mobilidade. É uma cidade cheia de história e cultura, é vibrante e acolhedora, principalmente no sentido de ser extremamente multicultural, sobretudo com alunos internacionais, o que torna a experiencia ainda melhor.
Por fim, esses meses que passei estudando no exterior valeram cada segundo, tanto por uma questão acadêmica – por ter tido a oportunidade de estudar em uma instituição tão prestigiada quanto o Politécnico, e também ter tido a oportunidade de conhecer e interagir com tantos professores e alunos tão competentes e de todo lugar do mundo. Quanto por uma questão pessoal e social, porque eu sei que valeu a pena ter conhecido cada pessoa que eu conheci e por ter visitado tantos lugares maravilhosos. Com certeza foi a melhor decisão que eu tomei enquanto aluna do Mackenzie e recomendo muito para todos que tiverem a oportunidade de fazer a mobilidade acadêmica.