2021 - Letícia Duarte de Barros - Arquitetura e Urbanismo


Meu nome é Letícia, estudante do sexto semestre de Arquitetura e Urbanismo e fiz intercâmbio por um ano no Politecnico di Milano. A pedido do Mackenzie, vou relatar um pouco da minha experiência e algumas dicas para os próximos interessados no programa de mobilidade.

Em geral, o processo seletivo pelo Mackenzie foi simples, a única dificuldade que eu tive foi em montar o study plan. Como o sistema universitário na Europa é diferente do Brasil (a graduação é separada em bacharelado e mestrado), fiquei confusa na hora de escolher o programa e as matérias no Politécnico, aconselho pesquisar bastante sobre os cursos oferecidos e não sofrer por antecipação, afinal quando você chega na universidade estrangeira é mais fácil resolver problemas relacionados as aulas/cursos. Além disso, também é importante ter os documentos prontos com um pouco de antecedência, e calcular o tempo para a tradução deles. Também recomendo fazer um teste de inglês e adicioná-lo a sua inscrição, os pontos extras podem ser bem úteis na sua classificação.   

Um pequeno problema que eu tive antes da chegada na Itália, e que descobri ser comum no Politecnico di Millano, é que a faculdade me mandou uma ‘’acceptance letter’’ para o programa de bacharelado em italiano, enquanto eu tinha me inscrito para o programa do master em inglês. Na época eu tinha estudado italiano por um ano, mas não tinha confiança para fazer as aulas em outra língua senão o inglês. Felizmente, consegui reverter a situação parcialmente me inscrevendo para cursos em inglês e italiano no próprio sistema do polimi.

Na chegada, já tinha alugado um quarto enquanto estava no Brasil. Recomendo tentar as residências estudantis do Politécnico, geralmente é bem concorrido e tem mais procura do que oferta, mas em geral é uma boa opção. Outra dica é chegar em tempo de participar da Welcome Week, ela acontece uma semana antes do início das aulas. Durante o dia, a universidade prepara várias apresentações do curso que são bem úteis e te ajudam a reconhecer o local, e durante a tarde o Erasmus Student Network faz vários programas e tours pala cidade que são ótimos para conhecer amigos!

Posso dizer com certeza de que o ano que eu passei estudando no exterior foi a melhor experiencia e a melhor escolha que eu poderia ter feito durante a minha passagem pelo Mackenzie. Além de estudar em uma faculdade mundialmente reconhecida, o contato com cursos e professores que eu não teria no Brasil foi incrível. E a melhor parte foi ter conhecido pessoas do mundo inteiro e lugares maravilhosos. Não consigo expressar nesse pequeno depoimento toda a minha felicidade na decisão de fazer a mobilidade internacional, recomendo a experiencia a todos!

Compartilhe nas Redes Sociais