2021 - Guilherme Pedote - Arquitetura e Urbanismo

Mobilidade acadêmica na Poli Milano


Em relação ao processo de aplicação no processo seletivo não encontrei nenhuma dificuldade muito relevante, somente o que me tomou mais tempo foi a tradução do meu CV e Portfolio para o inglês. Uma recomendação seria olhar antes no plano de estudos do Polimi (Manifesti degli Studi) qual studio (equivalente a matéria de projeto) deseja fazer, visto que só poderá fazer o studio relativo ao curso que está matriculado, por uma questão de disponibilidade de vagas (ao menos nesse ano acadêmico se deu dessa forma).

Me inscrevi para o “buddy program”, que dá um contato de apoio para tirar dúvidas relativas à faculdade antes de chegar/ ao chegar. Sinceramente o meu “buddy” não foi de muita ajuda, mas posso ter dado um pouco de azar com quem o programa me conectou.

Não consegui estar presencialmente para a “welcome week”, mas assisti algumas palestras online e achei-as bem informativas para entender a dinâmica da faculdade e do campus. Também tiveram palestras úteis explicando como resolver questões mais burocráticas não tão ligadas a faculdade, como sobre seguro de saúde e o “permesso” de residência na Itália.

Também há atividades promovidas pelos estudantes para conhecer a faculdade, a cidade e outros estudantes que recomendo participar.

Escolhi matérias do curso em inglês e em italiano, a impressão pessoal que tive é que é mais fácil interagir com os alunos das matérias em inglês, por ter mais alunos internacionais com interesse de conhecer gente nova também. De toda forma, recomendo assistir ao menos uma matéria em italiano caso seja do interesse aprender/desenvolver o italiano.

A instalações da faculdade são muito boas e equipadas, e a faculdade e os professores estão em sua maior parte adaptados para um sistema de aulas online/hibrida. Um ponto negativo que tenho a destacar é que os espaços para estudo da faculdade acabam sendo superlotados, mesmo fora do período de provas é sempre difícil encontrar algum lugar para estudar sozinho ou em grupo, nas bibliotecas ou nos espaços de estudo. Caso precise, é necessário chegar cedo para garantir seu lugar.

Compartilhe nas Redes Sociais