2023 - Maria Eduarda Barbosa Fonseca - Psicologia


Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência inesquecível e transformadora: meu período de intercâmbio na Itália. Foi um momento da minha vida repleto de descobertas, amadurecimento e aprendizado, que certamente deixará uma marca duradoura em minha jornada.  

Desde os primeiros momentos na Itália fui rapidamente envolvida por sua rica história e cultura vibrante, além de suas incríveis paisagens. Foi um período muito proveitoso no qual tive o prazer de conhecer diferentes lugares. A Europa é um local com muita história e muita beleza, e morar aqui pelo período de um semestre foi um privilégio. Aqui também pude dar início ao estudo da língua Italiana por meio da faculdade, o que foi muito útil durante esse tempo aqui e já era algo que eu desejava há um tempo.

Meu intercâmbio foi para a Universidade de Bologna, na qual eu participei de 3 matérias do curso de mestrado “Psicologia do bem-estar e inclusão social”. Gostei muito da Universidade, onde fui muito bem recebida. Meus companheiros de sala tornaram tudo ainda melhor, como esse mestrado era dado em inglês, tinham alunos de todos os cantos do mundo participando: Alemanha, Bélgica, Holanda, Suíça, Suécia, Itália, África, Brasil, entre outros. Toda essa diversidade de culturas trouxe uma dinâmica diferenciada para nossas aulas, o que foi muito proveitoso. Além disso, conviver com pessoas tão diferentes certamente foi responsável por gerar mais empatia e engajamento com outras culturas.

Gostaria de ressaltar que, como sou evangélica, estava preocupada com esse período aqui e fui surpreendida. Encontrei uma igreja logo no primeiro mês e fui extremamente bem recebida. Diferente do que muitos podem alegar, os italianos são muito simpáticos, calorosos e acolhedores. A igreja foi muito importante para mim nesse período sozinha aqui na Itália.

Por fim, além de todas as experiências culturais, o período de intercâmbio na Itália também foi uma oportunidade de crescimento pessoal. Estar longe de casa me permitiu desenvolver minha independência, aprender a me adaptar a diferentes situações e me tornar mais resiliente diante de desafios

Hoje, olhando para trás, percebo o quanto esse período de intercâmbio na Itália contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional. Aprendi a valorizar a diversidade cultural, a abraçar o desconhecido e a desenvolver habilidades de comunicação e adaptabilidade que serão inestimáveis em meu futuro. Sou imensamente grata por ter tido essa oportunidade e por todos aqueles que tornaram essa experiência possível e prazerosa (primeiramente a Deus, meus pais e ao Mackenzie).

Compartilhe nas Redes Sociais