2022 - Fernanda Giannattasio Bustamante - Arquitetura e Urbanismo

Mobilidade Internacional na Itália


Realizei o intercâmbio para a Itália, Università degli Studi di Ferrara, e gostaria de começar falando para quem tiver a oportunidade, que realize essa experiência por ser uma troca cultural, social, gastronômica, educacional entre pessoas de todas as partes do mundo.

A chegada na Itália foi tranquila pois eu tenho cidadania italiana e consequentemente o passaporte italiano, sendo assim foi muito tranquilo entrar no país, caso não tenha esses documentos é muito importante procurar com antecedência um visto e ao chegar na Itália ir ao correio e tirar dúvidas sobre como retirar o Permesso di Soggiorno, este é um documento italiano e desta maneira você será visto como um cidadão local e os italianos terão uma visão diferente sobre você. Além deste documento é importante retirar o Codice Fiscale na Agenzia delle Entrate ao chegar na cidade que irá morar, esta documentação dito anteriormente é um código e apenas com ele é possível alugar um apartamento ou casa.

As escolhas das matérias da minha grade curricular tiveram base na minha futura carreira profissional desta maneira optei por estudar urbanismo, para entender melhor o planejamento urbano de diversas partes do mundo, e escolhi estudar uma matéria de design industrial para relembrar e reaplicar os estudos de estrutura na visão europeia. É importante se atentar na escolha das matérias e conversar com os professores e alunos de intercâmbio que já as realizaram, pois, as vezes o que está escrito no edital não é passado na sala de aula.

A tarefa mais difícil no intercâmbio foi encontrar um apartamento para morar pois os corretores preferem que você chegue na Itália para fechar contrato, por isso é muito importante ter contato com pessoas que já realizaram intercâmbio ou que estão no país para ajudá-los nesta busca. A minha dica é conversar diretamente com corretores de empresas pois assim a conversa acaba sendo um pouco mais estreita e é possível retirar todas as dúvidas, além disso dependendo da cidade onde estiver vale mais a pena procurar uma acomodação um pouco mais distante do centro e pagar um preço melhor.

Pensando em locomoção na minha experiência em Ferrara, era apenas necessário o uso de uma bicicleta pois toda a cidade é conectada por ciclovias extremamente seguras, uma dica é procurar lojas que vendam e comprem bicicletas assim não terá problemas em revendê-la ao final do intercâmbio.

Gostaria de acrescentar também que no começo é difícil interagir com os italianos pois são ou um povo mais fechado, porém com o passar de um/dois mês já é possível criar laços e grupos de convivência, por isso não desanime no começo pois é uma das experiências mais intensas e proveitosas que terá na vida.

Compartilhe nas Redes Sociais