2019 - Alice Borges Llorente - Administração



De fevereiro a junho de 2019 tive a oportunidade de estudar um semestre do curso de comércio exterior na Universidad de Cádiz, que está localizada na região da Andaluzia, sul da Espanha. Durante um semestre tive aulas em espanhol relacionadas à parte administrativa do curso e também participei de um curso extracurricular de espanhol para estrangeiros com a duração de três meses. Esse curso foi essencial para que eu pudesse melhorar a gramática e desenvolver melhor as questões relacionadas à parte oral do idioma. Consegui ser aprovada e hoje tenho o certificado oficial de espanhol intermediário.

O mais interessante foi poder vivenciar um semestre em uma universidade pública, convivendo com pessoas nativas e outros estrangeiros que participavam de um programa muito parecido com o meu. A oportunidade de ter uma troca cultural e uma imersão tão grande em outro ambiente é muito gratificante.

Algumas dificuldades também foram encontradas no meio do caminho, como encontrar uma acomodação estudantil em uma cidade tão pequena, os sistemas burocráticos relacionados à matrícula e contato com o coordenador na universidade de destino, não possuir tanta facilidade com o idioma local e as características do país. Com o tempo, todas essas dificuldades foram facilmente superadas e no final desses seis meses já me sentia mais familiarizada com a cultura local.

A faculdade de Economia e Administração, que está localizada em frente a uma figueira centenária, possui uma estrutura incrível e a apenas alguns metros da entrada você pode disfrutar da praia da Caleta. A cidade é conhecida pelo seu charme – com apenas 150 mil habitantes - está dividida entre o centro histórico, onde vivem a maioria dos estudantes, e a parte nova que possui a arquitetura um pouco mais moderna e repleta de edifícios, restaurantes e lojas. A cidade possui 3 praias: La Caleta, Victoria e Cortadura, que são pontos turísticos indispensáveis.

Cádiz é um lugar extremamente acolhedor, com a fama te ter as pessoas mais simpáticas e amáveis da Espanha. Eu posso afirmar que essa é a realidade dessa pequena cidade. Minha experiência foi muito melhor do que eu poderia imaginar e estou muito satisfeita de ter escolhido esse lugar para ser minha casa por um semestre. Hoje posso dizer que aprendi muito dentro da universidade, não só com os professores, mas também com todos meus colegas de classe.

Compartilhe nas Redes Sociais