Cotidiano

Rotina alimentar pode ajudar nos seus estudos

Se alimentar a cada três horas, não saltar refeições, ter companhias para comer são chave para uma alimentação saudável 

05.03.202009h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Rotina alimentar pode ajudar nos seus estudos

A alimentação saudável é uma chave para que os estudos possam render mais. Na semana passada, fizemos uma matéria sobre como ter equilíbrio na dieta ajuda no aprendizado. Um outro fator, indicado pela professora do curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Renata Furlan Viebig, é a rotina alimentar.

A docente se refere a manter um intervalo de 3 horas a cada refeição. E em hipótese alguma, deixar de fazer alguma refeição. “Estudos mostram que períodos grandes de jejum e intervalos maiores de 3 horas entre as refeições parecem não beneficiar a maioria das pessoas, ocasionando menos disposição e menor capacidade de aprendizado. Assim, fazer refeições em horários regulares, torna mais fácil manter os níveis de energia”, explica. 

Para o horário específico das aulas, é necessário manter alguns cuidados, que dependem bastante do turno em que se estuda. “É importante que o aluno se alimente bem antes de iniciar as aulas e que faça uma pequena refeição nos intervalos”, diz Viebig. 

Quem estuda de manhã, não pode esquecer o café da manhã para ter energia e micronutrientes e se manter concentrado. Iogurte, frutas, combinações de cereais do tipo “granola”, pães integrais e queijos magros são opções interessantes. Para o turno da tarde, é bom fazer um almoço leve, com saladas, vegetais, carnes magras ou ovos e fontes de carboidratos como arroz integral, macarrão integral, batata, mandioquinha. Quem vem para aula à noite deve seguir a mesma receita na janta, ou então fazer um lanche saudável. E ainda realizar uma ceia com chá e biscoitos integrais, para não prejudicar o sono.

Existe uma série de alimentos que ajudam a aumentar a concentração, que você pode encontrar neste link que preparamos para você. 

Ok, sabemos que a vida de um estudante é corrida. São aulas em turnos diferentes, estágio, grupos de pesquisa, e muitas vezes você pode alegar não ter tempo para fazer uma refeição direito. Porém, Renata Furlan Viebig, também dá dicas de como conseguir conciliar com a correria. “É importante que os alunos se preparem e tenham algumas opções de lanches para levar de casa, como as castanhas, frutas secas, biscoitos integrais, frutas e bebidas menos açucaradas”, declara. 

Para o almoço, a famosa marmita é uma boa pedida. “É importante acondicioná-la em geladeira e somente aquecer quando for consumi-la, para evitar contaminação e infecções veiculadas pelos alimentos”. Se não há tempo nem para preparar uma “quentinha”, é bom procurar um restaurante que tenha opções saudáveis e que caibam dentro do seu bolso. 

Boa companhia

Um fator que muitas vezes é ignorado durantes as refeições é a importância de aproveitar o momento para estar em boas companhias. De acordo com a professora Viebig, estudos indicam que estudantes que fazem refeições sozinhos tendem a escolher alimentos de pior qualidade do que aqueles que comem junto a amigos ou família. “Fazer do momento da refeição uma experiência saudável, mas também, prazerosa, beneficia os alunos trazendo melhor bem-estar físico e emocional”, ressalta a professora. 

Além da comida

Outros fatores que podem ajudar os estudantes a manter a concentração nos estudos não se relaciona diretamente com a alimentação. “O sucesso nos estudos depende de uma alimentação mais equilibrada, mas também de que os alunos atentem para os demais hábitos que compõem seu estilo de vida”, disse Renata Viebig.

Fazer atividade física com regularidade, não fumar, evitar excessos de álcool ou substâncias químicas, encontrar formas de controlar o estresse e a ansiedade, além de manter uma boa rotina de sono são necessários para um melhor aproveitamento acadêmico.