COI: Uma ponte entre o Mackenzie e o mundo

Descubra as oportunidades de intercâmbio que a COI oferece

12.12.201717h11 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

COI: Uma ponte entre o Mackenzie e o mundo

A conexão dos mackenzistas com o mundo é tarefa da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), localizada no Edifício João Calvino, campus Higienópolis. A COI assessora a Reitoria no estabelecimento de políticas voltadas à internacionalização, que é uma via de mão dupla: os estudantes locais são enviados para estudar em outros países, enquanto os alunos estrangeiros são recebidos no Mackenzie.

Este ano, cerca de 450 mackenzistas estudaram no exterior, enquanto 60 pesquisadores estrangeiros (de graduação e pós-graduação) vieram ao campus do Mackenzie. Os alunos de graduação têm o programa Fluxo Contínuo de Mobilidade Acadêmica como principal oportunidade de estudar fora no país. São 125 universidades parceiras em 31 países.

Como se candidatar

A cada semestre a COI abre novas oportunidades. O ideal é que o aluno comece a se organizar até dois meses antes da abertura de inscrições. Para se candidatar é preciso ter cumprido entre 20% a 90% da matriz curricular, possuir média igual ou superior a 7 e comprovar nível pelo menos intermediário do idioma do país onde quer estudar.

“Os alunos participam de um processo seletivo bastante rigoroso que leva em conta média geral, cartas de recomendação e envolvimento em atividades de pesquisa. A concorrência por uma vaga em universidade como Coimbra (Portugal) e Salamanda (Espanha) é bastante acirrada”, conta a coordenadora da COI, Maria Lage.

Custos

Durante o período de mobilidade acadêmica o aluno fica isento do pagamento de mensalidades, podendo usar os valores não pagos à universidade para custear suas despesas no exterior. Outro ponto a destacar é que grande parte das universidades parceiras também não cobra mensalidade do aluno do Mackenzie.

Também é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio de três programas ofertados pelo banco Santander, nas modalidades Top Espanha Santander Universidades, programas de Bolsa Ibero-Americanas Santander Universidade e Fórmula Santander. Nesse caso, o aluno ganha uma quantia que o ajuda a se manter no país estrangeiro.

 

Dúvidas Frequentes

Quais os países mais concorridos?

Portugal e Espanha.

Como posso comprovar minha língua estrangeira?

Depende da instituição em que o aluno pretende estudar. Algumas aceitam o teste do Mackenzie Language Center, outras reconhecem o IELT’s, TOEFL, Cambrigde, entre outros.

Que custos os alunos têm de arcar?

O aluno fica isento dos pagamentos das mensalidades na UPM, mas deve pagar a matrícula da Universidade Presbiteriana Mackenzie a cada semestre que estiver em mobilidade. Também é responsável pela passagem aérea e demais gastos como acomodação, alimentação, gastos pessoais, gastos com vistos, seguro saúde, taxas administrativas na universidade do exterior e, em alguns casos, o pagamento da mensalidade na instituição de destino.

Quais editais abrirão no começo do ano, além do Fluxo Contínuo?

Duplas Titulações nos cursos de Engenharia Civil, Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, Ciência da Computação.

 

Para mais informações, acesse o site da COI. Em caso de dúvidas, o atendimento é realizado das 9h às 19h nos telefones (11) 2114-8186/ 8081 e pessoalmente no Edifício João Calvino (prédio 41) do Campus Higienópolis.