Agosto Dourado: HUEM incentiva amamentação

Ações junto à equipe multiprofissional do hospital, população e comunidade acadêmica promovem o aleitamento materno

23.08.202217h48 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Agosto Dourado: HUEM incentiva amamentação

No Brasil, agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno e o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) intensificou ações para promover a amamentação. Instituído por lei federal, o Agosto Dourado faz referência ao alimento padrão ouro, o leite materno.

A coordenadora do Banco de Leite Humano do HUEM, Ana Lúcia dos Anjos Lima da Silva, elaborou uma programação para reforçar a importância do aleitamento por meio de ações junto à equipe multiprofissional do hospital, população e comunidade acadêmica.

“Fizemos ações educativas para ressaltar o apoio à amamentação, que traz diversos benefícios, tanto para o bebê como para a mãe. Temos que incentivar as mulheres a essa prática importante para o bem-estar da família”, conta Ana Lúcia.

O leite materno possui benefícios de ordem nutricional, uma vez que contém minerais como cálcio, ferro, fósforo e sódio, além de vitaminas, proteínas, açúcar, gordura e água na quantidade certa para o bebê. Além de fácil digestão, traz também benefícios imunológicos – garante proteção ao bebê contra resfriados, gripes, pneumonias, otite, doenças de pele, cólera e reduz o risco de alergias.

O vínculo afetivo entre mãe e filho é bastante reforçado por meio da amamentação, que amplia o desenvolvimento das habilidades psicomotoras e da inteligência da criança. Também ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, o que diminui a perda de ferro, auxilia na redução do peso, reduz o risco de hemorragia, câncer de mama e de ovário, além de diminuir as chances de depressão pós-parto.

Sustentável
Amamentar também colabora com o meio ambiente, pois diminui a geração de resíduos sólidos, como caixas de papelão produzidas para embalar mamadeiras, latas de leite artificial e o próprio plástico da mamadeira e a borracha dos bicos. No primeiro ano de vida, um bebê mama, em média, o equivalente a mais de mil mamadeiras.

Dificuldades
É comum algumas mães sentirem dor durante o ato de amamentar. “Muitas vezes esse desconforto acontece por causa da posição errada ou porque a boca do bebê não está bem encaixada no peito da mãe. No HUEM estamos sempre ensinando a maneira correta, desde a oficina para gestantes e depois que o bebê nasce”, explica Ana Lúcia.