ENGLISH FOR ACCOUNTING

PÚBLICO-ALVO: Contadores, Auditores, Estudantes de Contabilidade.

(ON-LINE VERSION)

 

Como um especialista em saúde  que necessita realizar  um “Full Body Scan” para compreender a saúde  do paciente de uma  forma global e a ao mesmo tempo identificar as  áreas de risco  para corrigir o problema, os contabilistas  do futuro  devem exercer  diversas funções para conduzir o sucesso empresarial. Os Contadores  não somente devem analisar e  examinar os demonstrativos contábeis , mas também compreender  as áreas de investimento, seguro, administração de  capital, competitividade e arrecadação fiscal. Enquanto alguns profissionais de contabilidade identificam  problemas de desenvolvimento profissional, outros enxergam oportunidades. Desta forma, estes profissionais necessitam acompanhar o desenvolvimento das novas tecnologias, alterações de  regulamentos  contábeis  e  compreender as mudanças de responsabilidades e tendências éticas   publicadas   em língua inglesa  nos  melhores “Journals” internacionais.  O Programa baseia-se no currículo da disciplina  Accounting 101  ministrada nas melhores  universidades americanas , apresentando os textos de acordo  com os  três  “  Basic Flavors “ da Contabilidade:  1) “Financial Accounting”; 2) “Managerial Accounting” e 3)” Income Tax Accounting”.

 

Desta forma, este programa é destinado a   alunos de Ciências Contábeis e  profissionais interessados em adquirir maior fluência em língua inglesa com concentração em  vocabulário de  Contabilidade em geral. O resultado final é um domínio adicional às habilidades de escrita   (aquisição de vocabulário da área) para a elaboração de balanços e relatórios e melhor desempenho na comunicação oral. Os desafios e oportunidades para os profissionais de contabilidade nos próximos 10 anos são, ao mesmo  tempo, difíceis e emocionantes. Para contabilistas é necessário prever oportunidades de crescimento em contabilidade de investimentos e auditoria interna. Espera-se que o futuro contador seja  multifuncional , que empenhe-se para aprimorar  significativamente as habilidades sociais juntamente com o conhecimento técnico, seja profundamente fluente em língua inglesa para realizar negociações , adquira “Soft-Skills”  e  exerça suas  responsabilidades sob o foco da ética.

 

Como suporte instrumental, o programa, com metodologia  focada  em Content and Language  Integrated Learning (CLIL),  utiliza textos, business cases e artigos atualizados encontrados em “Journals” , tais como: “Business Communication Quarterly”,   “The Economist “, “The Financial Times” , “Journal of  Financial Service  Professionals” e  livros-texto apropriados ao desenvolvimento do vocabulário em “Accounting ”.

 

OBJETIVO(S)

  • Ampliar o Vocabulário de Contabilidade e Finanças
  • Ampliar a compreensão de relatórios e balanços em língua inglesa;
  • Agregar valores ao profissional através do conhecimento de “Soft Skills” e Ética em Contabilidade;
  • Desenvolver o vocabulário de negócios utilizado no ambiente empresarial contemporâneo, conhecendo colocações , metáforas,  e expressões  idiomáticas;

 

ON-LINE PROGRAM: ENGLISH for ACCOUNTING

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

DATES

INSTRUCTORS

CONTENTS

CLASS  1

 

 

Roseli Azevedo MBA

 
  1. Introducing  Yourself (Oral Exercise)
  2. The Language of Accounting
  3. Introduction to Accounting
  4. Guiding Principles of Accounting
  5. The Softer Side of Accounting
  6. Raising Finance
  7. Accounting Standards
  8. Balance Sheets
  9. Cashflow Statements
 

CLASS 2

 

 

Roseli Azevedo MBA

 
  1. Income Statements
  2. Financial Statements and Ratio
  3. Accrual Basis Accounting
  4. Assets, Liabilities and Balance Sheet/ The Bottom Line
  5. Hard Demand for Soft Skills
  6. Costs / Profit and Loss Account
  7. Pay and Benefits /Owing Money
  8. Payment and Credits /Investment
 

CLASS 3

 

Roseli Azevedo MBA

18.Ethics in Finance and Accounting 

19.Wrongdoing and Corruption/ Sour Milk / The Many Faces of Fraud

20. Management Accounting

21. Ethical Investment /Presenting P &L Statement

 

 

CLASS 4

 

 

 

Roseli Azevedo, MBA

 

22. Comparing Performance / Financial  Performance

23. Business Cases ( Using  the Dictogloss Technique) Financial  Scandals – Crying over the  Spilled Coffee

24. Auditing

25.Share Capital and Debt

CLASS 5

 

Roseli Azevedo, MBA

26. Ethics in Accounting Education: the forgotten Stakeholders

27.Bursting Bubble

28. Investment and  Debt

29. Investment

30.Tax Accounting / The Future of Accounting

 

METODOLOGIA – ESTRATÉGIA DE ENSINO:

  • Content and Language Integrated Learning (CLIL) where Accounting terms are taught through the Medium of English ; that is English for Academic Purpose (EAP);
  • Lexical Approach - Michael Lewis (1997)- Presenting traditional grammar and vocabulary , but also multi-word prefabricated chunks;
  • Use of texts, games and  presentations – Using the Dictogloss Technique to improve communication skills ;
  • Theoretical-practical exercises support the practical part of the course.

BIBLIOGRAFIA

BEAN, David F. Ethics in accounting education: the forgotten stakeholders. New York,  The CPA Journal, Jul.2006.

CAPEL, Will, FLOCKHART, Jamie , ROBBINS, Sue. Business Vocabulary in practice. London, Collins, 2012. 173 p. ISBN- 978-0-00-742375-0

COTTON, David; FALVEY, David; KENT, Simon. Market Leader: upper intermediate.  Harlow: Pearson Education, 2016. 175 p. ISBN 978-1-292-13481-9

GORMAN, Joseph F.; HARGADON, Joseph M. Accounting futures: healthy markets for time-honored profession. Journal of  Financial Service Professionals, Jan.2005.

HEFFES, Ellen M.  IFRS Section: definition of fair value, one of the differences between U.S. GAAP and IFRS. Financial  Executive, Dec.2008.

HOFFELDER, Kathleen. The softer side of accounting. CFO [s.l.], Jul-Aug.,2013.

JOHNSON, Christine. Market Leader: banking and  finance. Harlow, Pearson  Education, 2008. 96 p.

MASCULL, Bill .  Business vocabulary in use: Advanced . Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2015. 176 p. ISBN – 978-0-521-12829-2.

MASCULL, Bill .  Business vocabulary in use: Intermediate. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2010. 176 p. ISBN - 978-0-521-7486-2

NACH, Ralph; PARKER, Michael D. The new  revenue accounting standard: impact on economic damages analyses. The Value Examiner, [s.l.], Mar-Apr., 2020.

POWER, Ben. Hard demand for soft  skills. Acuity, [s.l.], Oct.-Nov.2018

ROBLES, Marcel M .  Executive Perceptions of the the top 10 Soft Skills need in  today’s workplace. Business Communication Quarterly, [s.l.], v. 75 , n.4, 2012.

TAYLOR, John; PELTIER, Stephen. Career Path: accounting . Newbury; Express Publishing, 2011. 3 v.

UGALDE VÁSQUEZ, Andrés;  NARANJO-GIL, David. Management  accounting systems, top management teams and sustainable knowledge acquisition: effects on performance. Sustainability, [s.l.], vol.12, n.5, Mar.2020.

 

AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO:

Não haverá avaliação de conteúdo. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas, participar das atividades, produzir  sentenças; parágrafos e interagir com o grupo.

 

 

CURRÍCULO RESUMIDO DO PROFESSOR:

 

 

Roseli Azevedo é pós-graduada em Marketing Educacional (MBA) pela Fundação Armando Alvares Penteado/ AMERICAN UNIVERSITY, Washington D.C.  Tem ministrado cursos de Inglês para  Negócios,  Exportação e Importação e  Contabilidade por 22 anos  através de especializações  realizadas em TESOL ( Teaching of English to Speakers of Other Languages ) no Brasil, Estados Unidos( University of Florida -  Teacher’s Training Program) e Inglaterra        ( Oxford  House College). Foi Bolsista Fulbright na University of Kansas ( American Studies) e Estagiária na Hayden Library na Arizona State University, Tempe, AZ.